Transformação Digital: descubra como as novas tecnologias estão transformando as empresas

novas tecnologias

Não há como negar, a transformação digital é uma realidade consolidada nas empresas que pensam em um futuro próximo grandioso. Aliás, é cada vez mais comum ver como as novas tecnologias e os dados movem e organizam o meio corporativo. Por isso, os negócios que não querem ficar para trás precisam incorporar as tendências em suas atividades. Assim, é possível ter resultados melhores e equipes mais preparadas e competitivas.

No entanto, já não basta investir nas soluções tecnológicas. Hoje é preciso enxergar as novidades que estão surgindo como oportunidades de negócios, pois um mundo mais conectado pode oferecer vantagens incríveis.

Pensando nisso, decidimos lançar uma série sobre Transformação Digital, onde falaremos sobre as inovações que podem fazer a sua empresa chegar mais longe.

Desse modo, ao longo do nosso especial traremos vídeos e conteúdos que podem abrir a sua mente para um futuro que acaba de começar.

Neste primeiro texto, iremos falar sobre as novas tecnologias e sobre como elas estão transformando o mundo dos negócios.

Mas afinal, o que é essa tal transformação e como as empresas podem lucrar com isso? Continue a leitura e descubra as respostas!  

O que é transformação digital?

Primeiramente, antes de te contar as vantagens, queremos te explicar o que é transformação digital. Na verdade, trata-se do processo que as empresas utilizam a tecnologia para ter resultados melhores. Mais do que isso. A transformação digital busca promover uma experiência melhor para os clientes.

Ou seja, com o auxílio das novas tecnologias é possível oferecer atendimento mais rápido e personalizado, melhorar o desempenho da marca e aumentar o seu alcance.

Além disso, o grande volume de dados do universo digital podem revelar informações fundamentais sobre o público e melhorar a visão analítica do negócio.

Mudança de comportamento

Sem dúvida, você já deve ter ouvido falar que o perfil do consumidor mudou. Mas na realidade ele continua mudando. O que aconteceu foi que as novas tecnologias estimularam essa mudança e aceleraram os processos. Portanto, é preciso que você saiba que hoje 60% da decisão de compra já foi tomada antes da primeira conversa com o vendedor.  Sabe o que isso significa? Que as pessoas pesquisam muito e que estar onde o seu consumidor te procura pode mudar tudo.

De olho nas últimas inovações

Inegavelmente, não é de hoje que ouvimos falar sobre o assunto. Aliás, nos últimos anos muitas novidades surgiram para facilitar a vida das pessoas e suas tarefas empresariais. Em nosso infográfico, você pode acompanhar as tendências que já conhecemos e as novas tecnologias que estão chegando com tudo:

novas tecnologias

Quais as vantagens das novas tecnologias para as empresas?

Conforme já citamos ao longo do texto, ao contrário do que as pessoas pensam a transformação digital não se resume em adotar soluções de TI. Desse modo, o processo visa identificar oportunidades e utilizar as novas tecnologias para transformar e evoluir a mentalidade da gestão, através de profissionais e processos mais ágeis e eficientes.

De fato, infelizmente algumas pessoas ainda acreditam que a transformação digital não é tão importante ou que pode auxiliar apenas grandes organizações. Mas depois das vantagens que vamos destacar você vai mudar a maneira de pensar sobre o assunto.

Portanto, entre as principais vantagens da transformação digital para uma empresa podemos citar:

  • Otimização das atividades;
  • Aumento de produtividade;
  • Redução de custos;
  • Conquista de vantagem competitiva;
  • Maior satisfação dos clientes.

Maiores desafios encontrados na transformação digital

Quem não deseja conquistar as vantagens que citamos acima? Sem dúvida, são benefícios que podem elevar o patamar de qualquer empresa. No entanto, mesmo com tantos pontos positivos alguns desafios precisam ser superados durante o processo, como relutância dos profissionais, falta de planejamento e dificuldades técnicas comuns no início das implementações.

Porém, quando vencidas essas barreiras se transformam em inovação constante e oferecem resultados surpreendentes.

Mas para ter sucesso nas estratégias, é preciso tomar algumas atitudes como investir na mudança cultural da equipe, promover o desenvolvimento de habilidades e engajar toda a empresa no projeto, através do incentivo de ideias e treinamentos, por exemplo.

Como as novas tecnologias impactam as empresas internamente?

De fato, cada tendência conta com suas particularidades, que você vai conhecer ao longo da nossa série de conteúdos. Mas de uma maneira geral, a transformação digital ajuda os processos operacionais da empresa.

Ou seja, as novas tecnologias proporcionam trabalhos mais simples e eficientes e podem contribuir até mesmo para o bom relacionamento da equipe.

Desse modo, a transformação pode proporcionar uma comunicação mais rápida e ampla, integração de setores, transparência organizacional, acesso das informações, automação e organização das atividades, monitoramento de performance e decisões baseadas em dados.

Gostou de saber um pouco mais sobre as vantagens e desafios da transformação digital e sobre como as novas tecnologias estão mudando as empresas? Então continue acessando o nosso blog para acompanhar a nossa série e conhecer tendências que podem te ajudar muito!