Ações criativas, estratégias ágeis e eficientes e foco em resultados. Essas são algumas das principais características das campanhas de performance. Com base em testes e dados, as ações são realizadas por meio de métodos que asseguram que os investimentos nas mídias digitais está dando retorno. Para te mostrar na prática como isso funciona, queremos te contar sobre um case de marketing de performance de um de nossos clientes.
Pioneira no setor têxtil e atuando desde 1954, a empresa do case de sucesso é uma fabricante de jeans, que atende o cenário nacional B2B.
Depois que realizamos um planejamento estratégico, modernizamos a comunicação da marca e construímos um posicionamento voltado ao público-alvo, sentimos que era o momento de investir no marketing de performance.
Uma estratégia arriscada e eficiente
Primeiramente, definimos que o grande desafio e objetivo era aumentar as vendas de jeans para lojas multimarcas.
Desse modo, procuramos técnicas que pudessem atingir o público esperado. Ficamos sabendo então de uma história de uma marca consolidada de jeans, comandada por dois irmãos, que utilizavam uma estratégia diferente para vender mais.
O método era o seguinte: um dos irmãos ia até uma loja multimarca e procurava uma calça da sua fabricante. Dessa maneira, a empresa, que não comercializava o produto, dizia não trabalhar com a marca e via que as pessoas estavam procurando por ela.
Assim, no dia seguinte o outro irmão aparecia vendendo o produto. Ou seja, a marca era conhecida na cabeça do lojista, que lembrava que já tinham procurado suas roupas e acabava comprando o produto.
Um bom plano de ação
Sem dúvidas, a estratégia foi fruto de resultados muitos positivos. Mas para nosso cliente, nós precisávamos de algo dentro do marketing digital.
Por isso, digitalizamos essa estratégia e focamos na segmentação. Anteriormente, a empresa distribuía o investimento de sua verba total de marketing digital em todo o Brasil. Pois acreditava que tinha potenciais clientes em todo o território nacional.
Mas uma das barreiras da boa performance dos anúncios, era que o valor investido era baixo para o tamanho do alcance, o que acabava trazendo um resultado inexpressivo.
No entanto, diagnosticamos uma necessidade de mudança e trabalhamos com toda a verba para apenas algumas cidades.
Da mesma forma, utilizamos a capacidade máxima do valor nos primeiros 15 dias, focando apenas no público final. Nossa campanha foi focada em ajudar o lojista a entender o valor da marca e ver como ela poderia ajudar a empresa a vender mais, pois os produtos do nosso cliente estavam gerando grande procura do público.
Assim, em apenas 3 meses conseguimos atingir um aumento de 86% nas vendas em abertura de novos clientes. Um número expressivo que provou que investir no lugar certo, para as pessoas adequadas pode certamente fazer muita diferença.
Técnicas do marketing de performance
De fato, existem muitos métodos para conquistar bons resultados com marketing de performance. Neste caso, utilizamos alguns deles, como por exemplo:
- Definição de objetivo;
- Planejamento de tarefas e metas;
- Segmentação da campanha;
- Testes A/B;
- Técnicas de marketing de conteúdo;
- Integração das ações e mensuração de desempenho.
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