Testes A/B

Testes A/B são testes muito realizados em campanhas de marketing digital, conversões de páginas e ações de UX (experiência do usuário). Esses experimentos tem como principal objetivo comparar quais são as estratégias que tem melhor performance para determinado fim. Após constatar qual é a melhor estratégia, ela é aplicada aumentando assim os resultados desejados.

Testes A/B

Conheça alguns itens que são testados e comparados:

  • Visual de botões, como cores, formas e textos;
  • Cores que são utilizadas no layout das páginas;
  • Títulos inseridos nas páginas com o objetivo de conversão;
  • Identificação de melhores Imagens;
  • Layout e agrupamento de informações.

Ferramentas e softwares nos Testes A/B

A maior parte dos testes A/B são feitos com ferramentas específicas ou por meio de softwares de automação de marketing que possuem esta funcionalidade.

Significância estatística

Os testes A/B permitem a obtenção de significância estatística a partir da escolha inteligente de uma amostragem. Ou seja, a partir da definição de um número que será testado é possível considerar os resultados obtidos como válidos, dando sentido aos testes A/B.

As variações mostram os resultados

Depois de determinar uma amostragem são criadas as duas variações que serão testadas. Elas têm um elemento de diferença entre si.

Um exemplo clássico é o teste de assunto de um e-mail. Nele, o corpo se mantém, mas os assuntos possuem abordagens diferentes. Dessa forma é possível compreender qual assunto possui melhor performance na taxa de abertura dos e-mails.

Mensuração de resultados

Os testes são uma forma conservadora de trabalhar. Através deles é possível obter resultados mais certeiros.

Por isso, os testes A/B demandam calma e inteligência, para coleta e interpretação dos dados.

Dessa forma, esses testes são uma ferramenta muito interessante para elevar os níveis de acerto na comunicação e estratégia de uma marca que trabalha com marketing digital.

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