Testes A/B são testes muito realizados em campanhas de marketing digital, conversões de páginas e ações de UX (experiência do usuário). Esses experimentos tem como principal objetivo comparar quais são as estratégias que tem melhor performance para determinado fim. Após constatar qual é a melhor estratégia, ela é aplicada aumentando assim os resultados desejados.
Conheça alguns itens que são testados e comparados:
- Visual de botões, como cores, formas e textos;
- Cores que são utilizadas no layout das páginas;
- Títulos inseridos nas páginas com o objetivo de conversão;
- Identificação de melhores Imagens;
- Layout e agrupamento de informações.
Ferramentas e softwares nos Testes A/B
A maior parte dos testes A/B são feitos com ferramentas específicas ou por meio de softwares de automação de marketing que possuem esta funcionalidade.
Significância estatística
Os testes A/B permitem a obtenção de significância estatística a partir da escolha inteligente de uma amostragem. Ou seja, a partir da definição de um número que será testado é possível considerar os resultados obtidos como válidos, dando sentido aos testes A/B.
As variações mostram os resultados
Depois de determinar uma amostragem são criadas as duas variações que serão testadas. Elas têm um elemento de diferença entre si.
Um exemplo clássico é o teste de assunto de um e-mail. Nele, o corpo se mantém, mas os assuntos possuem abordagens diferentes. Dessa forma é possível compreender qual assunto possui melhor performance na taxa de abertura dos e-mails.
Mensuração de resultados
Os testes são uma forma conservadora de trabalhar. Através deles é possível obter resultados mais certeiros.
Por isso, os testes A/B demandam calma e inteligência, para coleta e interpretação dos dados.
Dessa forma, esses testes são uma ferramenta muito interessante para elevar os níveis de acerto na comunicação e estratégia de uma marca que trabalha com marketing digital.