Conquistar clientes é o maior desejo das empresas, mas também é um grande desafio. Por isso, muitas estratégias de marketing digital são focadas em conquistar contatos capazes de virarem oportunidades de venda. Essa ação é conhecida como geração de leads. Quer entender melhor como funciona a estratégia? Continue a leitura e confira!
O que é um lead?
Primeiramente, é importante explicar que leads são aquelas pessoas que demonstram algum interesse pelos produtos ou serviços da sua empresa. Isso pode ser identificado através do preenchimento de formulários online, interações em seus conteúdos e download de materiais.
Portanto, quando falamos em lead, estamos falando sobre um potencial cliente.
Como funciona a geração de leads?
Conforme citamos acima, o lead é alguém que teve uma interação com seus conteúdos. Desse modo, a geração de leads é a produção de materiais, formulários e páginas de conversão que estimulem esse interesse.
Ou seja, enquanto algumas táticas tradicionais abordam clientes com ligações e visitas pessoalmente, o marketing digital aposta em uma estratégia que oferece informação e conteúdo relevante para um público determinado.
Assim, existe uma troca. Enquanto o lead obtém um material valioso para ele, a empresa consegue o seu contato.
Tipos de potenciais clientes
Existem diferentes tipos de leads. Os primeiros, conhecidos por IQLs (Information Qualified Leads), são aqueles ainda não sabem muito sobre a empresa e precisarão de mais informações para continuarem sua jornada de compra.
Os MQLs (Marketing Qualified Leads) são os que demonstram atração pelo seu produto ou serviço, mas ainda não estão prontos para comprar. Dessa maneira, precisam de mais conteúdo e “incentivo” para tomar uma decisão.
Por fim, os SQLs (Sales Qualified Leads) são os mais preparados para venda. Pois mostram um interesse imediato em comprar. Então, a partir deste momento, a equipe de maketing passa a bola para o setor de vendas, que começa suas ações para transformá-lo em um cliente.
Estratégias para geração de leads
De fato, existem diversas estratégias e meios para geração de leads. No entanto, os resultados podem ser diferentes em cada empresa ou segmento.
Por isso, o recomendado é que os profissionais de marketing digital da sua marca testem várias soluções. Porém, entre as mais eficientes podemos citar:
- Conteúdos relevantes em blog;
- E-mail marketing;
- Landing Pages;
- Materiais ricos como e-books e infográficos;
- Mídia paga;
- Site;
- Webinars;
- Consultorias e diagnósticos.
Podemos te ajudar?
Sem dúvida, sabemos que as informações que colocamos neste texto podem auxiliar a sua equipe de vendas a trabalhar melhor e ajudar a sua empresa a crescer mais. No entanto, é fundamental contar com um time de marketing digital.
Se uma equipe cheia de talentos e especialidades é o que o seu negócio precisa, nós podemos te ajudar! Nosso profissionais estão prontos para desenvolver tudo o que você precisa para ter mais leads e novas oportunidades.
Fale conosco agora mesmo e tire suas dúvidas!