O Covid-19 mudou a vida de muitos brasileiros. O impacto da pandemia chegou para provar que ninguém está imune a algumas adversidades e que apenas olhando para frente poderemos superar este momento tão turbulento. Diversos setores tiveram sua rotina e realidade alteradas de maneira radical. Assim, enquanto e-commerces estão vendo alguns índices subir, quem trabalha apenas com comércio físico precisou parar de vender. Mas hoje eu quero te ajudar. Por isso, ao longo deste texto vou te dar algumas dicas de marketing digital na crise do coronavírus.
Então se você deseja ter uma luz sobre como continuar mantendo a comunicação da sua empresa durante este período complicado, eu tenho duas sugestões: tenha esperança e confira o conteúdo a seguir!
Atitude
Não é de hoje que venho falando aqui nos textos da Platz o quanto é importante ter atitude. Aliás, essa palavra faz parte do meu vocabulário, principalmente quando falo sobre empresas, pois bons gestores precisam ter a segurança de tomar decisões. Sem dúvidas, na publicidade não é diferente. Por isso, a minha primeira dica de marketing digital na crise do coronavírus é justamente essa. Tenha a atitude de criar ações rápidas para lidar com a pandemia.
De fato, temos que ter a consciência do que está acontecendo. Mas a sua empresa não pode parar. Desse modo, esse é um bom momento para fortalecer a sua marca. Afinal, quando tudo isso passar, o seu nome estará muito mais forte.
Sim, eu sei que o Covid-19 tem assustado muita gente, especialmente empresários de pequenos e médios empreendimentos. Porém, o segredo não é esperar passar. Mas sim superar.
Por isso, separei alguns pontos que vale a pena trabalhar no marketing digital na crise do coronavírus. Confira a seguir!
Mantenha o relacionamento com seus clientes
Primeiramente, manter o relacionamento com seus clientes atuais deve ser uma prioridade neste momento. Por isso, o recomendado é criar campanhas de e-mail marketing para eles e fazer publicações falando sobre a preocupação da sua marca com o bem-estar dos consumidores. Além disso, tire um tempo para responder as reações que recebe em sua página e para saber como seu público está enfrentando esta situação.
Informe as medidas que a sua empresa tomou
Inegavelmente, é fundamental contar para os admiradores da sua marca, quais medidas a sua empresa tomou neste momento. Desse modo, prepare posts e artigos revelando as decisões e contando como a sua equipe está atuando. Explique também as soluções que o seu negócio encontrou para manter a saúde dos colaboradores e continuar prestando suporte aos clientes.
Pense no futuro
O momento não pede desespero, mas sim cautela e, no caso dos negócios, ajustes. Por isso, a dica é não adiar, mas sim planejar. Melhore as ideias que já tem em mente e amadureça estratégias que possam ficar ainda melhores com um pouco mais de dedicação. Assim, quando a crise passar (e vai passar!), sua empresa estará pronta para aplicar os métodos que sempre desejou.
Invista nas newsletters
Essa é, sem dúvidas, uma boa estratégia de marketing digital na crise do coronavírus. A newsletter é uma espécie de e-mail, mas em formato de boletim informativo. Neste conteúdo, é possível fazer um resumo dos últimos acontecimentos ou notícias da sua empresa.
Por isso, talvez seja o momento de produzir o material. Envie para seus clientes ou leads informações sobre seus serviços e sobre como eles podem ajudar mesmo nesta fase complicada. Além disso, lembre-se de informar novamente as medidas que estão sendo tomadas e passe dicas importantes de prevenção e cuidados básicos.
Aposte nos vídeos
Em um período que requer isolamento social, não há nada que aproxime mais do que um bom vídeo, não é mesmo? Então, uma das dicas de marketing digital na crise do coronavírus é a produção de vídeos. Desenvolva conteúdos simples e que conversem com seus clientes. Além disso, grave vídeos falando sobre as ações da empresa contra a doença, faça enquetes, busque diferentes formas de interação para mostrar para o seu público que vocês estão juntos nesta luta.
Positividade sempre
Por fim, a última dica deste texto cabe em todas as outras: seja positivo. Não deixe a comunicação da sua empresa cair. Mantenha a programação de postagens e em todas elas mostre um posicionamento positivo. Aliás, seus clientes estão acostumados com o seu entusiasmo e força e talvez estejam precisando mais do que nunca dessas qualidades agora. Portanto, aposte em mensagens felizes, cheias de esperança e deixe os perfis da sua empresa mais recheados do que nunca. Afinal, esse é um momento em que as pessoas tendem a acessar mais a internet em busca de conteúdos interessantes.
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Aliás, você já leu as nossas matérias da série Supera Corona? Criamos um movimento muito legal para ajudar a sua empresa a não parar de vender durante o surto do Covid-19. Continue acessando o nosso blog e confira!