Sem dúvidas, o e-commerce se transformou em um grande aliado das empresas que desejam continuar vendendo no período de isolamento social que estamos enfrentando. Infelizmente, o coronavírus não instalou apenas uma crise na saúde mundial, mas também na área da economia. Por isso, comércios de diversos segmentos precisaram se reinventar. E para muitos deles, o recomeço veio através de uma loja virtual.
Sabendo do crescimento deste serviço e da importância de tomar as atitudes corretas, decidimos reunir ao longo deste texto 5 ações que você deve realizar caso queira vender ainda mais. Continue a leitura e confira as nossas dicas!
Preferência nacional
De fato, não é de hoje que as pesquisas apontam que mais da metade dos brasileiros preferem realizar suas compras pela internet do que através de lojas físicas. Isso se deve ao conforto, comodidade e variedade presente nos comércios online.
Aliás, um estudo sobre os impactos do Covid-19 no comportamento de compra dos brasileiros mostrou um aumento de 73% nas vendas virtuais no último mês. A pesquisa, realizada pela Cashback World, revelou que as categorias que tiveram aumentos maiores de vendas foram as de Pets (209%), Saúde e Beleza (91%), Alimentos e Bebidas (28%), Eletrônicos (14%) e Farmácias (10%).
Desse modo, o estudo concluiu que o crescimento projetado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico pode ser superado em 2020. Pois as mudanças nos hábitos de compras devem continuar acontecendo por conta da disseminação do coronavírus e pelo amadurecimento deste setor no país.
Como vender ainda mais?
Inegavelmente, a procura por alimentos, acessórios e tantos outros produtos aumentou consideravelmente. Mas se você tem uma empresa e está sentindo medo das incertezas que este momento delicado está oferecendo, o que mais deseja saber é o que é preciso para vender mais.
Pois bem, seja em qualquer segmento, realizar vendas em e-commerce é uma tarefa desafiadora. Mas se te conforta saber, essa é uma ação que você precisaria começar a desenvolver mais cedo ou mais tarde.
Afinal, conforme já citamos, as vendas online invadiram o mercado e se tornaram preferência de muitos consumidores.
Portanto, para começar é preciso ter a consciência de algumas atitudes que podem fazer a diferença em seus resultados. Confira algumas delas:
Fuja do abandono de carrinho
Sem dúvidas, o abandono de carrinho é o terror de todo e qualquer empreendedor. O termo é utilizado para representar consumidores que acessam o e-commerce, se interessam pelos produtos e até ensaiam a compra, mas colocam o item no carrinho e abandonam o site sem concretizar o negócio.
Por isso, a nossa primeira dica é justamente para fugir deste problema comum. Primeiramente, queremos dizer que não adianta apenas investir em um bom site, anúncios e esperar apenas pelo retorno.
Ou seja, é preciso ir além e oferecer antes de qualquer coisa uma boa experiência para quem visitar a sua loja.
Por isso, neste caso é fundamental trabalhar com algumas prioridades como:
- Ter um layout leve, atrativo e simplificado;
- Responder os questionamentos com agilidade;
- Ter uma entrega rápida e facilitada.
Desse modo, é fundamental também ter um controle de estoque e retirar produtos que não estão disponíveis para evitar deixar os consumidores chateados ao procurarem um item que está esgotado. A sinceridade e a atualização constante podem te ajudar a ganhar a confiança do consumidor e evitar o temido abandono de mercadoria.
Crie diferenciais
Por mais que pareça que ter um comércio virtual é mais simples que uma loja física, quem vende produtos de maneira online sabe quanto esforço é preciso para atingir boas metas. Desse modo, uma das ações que precisam ser realizadas é a análise de mercado. Aliás, isso inclui observar como a concorrência está se comportando e tentar ter atrativos que façam com que a sua loja seja um destaque e não apenas mais uma.
Por isso, a dica é criar esses diferenciais para sair na frente. Dessa forma, uma boa alternativa é oferecer preço justo, descontos e até mesmo frete grátis para regiões mais próximas. Afinal, em um momento em que muitos negócios estão migrando para plataformas digitais, é preciso oferecer vantagens para conquistar o consumidor.
Mas tudo isso deve ser feito de um jeito que não comprometa o seu lucro. Pois além de surpreender os clientes, a saúde financeira do seu e-commerce também é indispensável.
Aposte no marketing digital
Certamente, você já deve ter ouvido falar sobre a importância do marketing digital para as vendas online. Aliás, mais que importantes, as estratégias são fundamentais para garantir o sucesso na captação de clientes.
Por isso, é essencial que você conte com uma equipe que ajude a sua empresa com as redes sociais, anúncios, marketing de conteúdo e técnicas de SEO (Search Engine Optimization).
Portanto, todos esses métodos podem te ajudar a ter um rankeamento melhor, o que significa que quando seus clientes procurarem pelo que a sua loja vende, a chance de aparecer nos mecanismos de busca antes da concorrência é muito maior.
Divulgue o seu trabalho
De fato, essa dica se encaixa perfeitamente com a anterior. Mas é tão importante que decidimos dar um destaque especial para ela. Portanto, aproveite este momento em que as pessoas estão acessando ainda mais a internet para divulgar seus produtos. Crie uma identidade legal, estude o seu público-alvo e desenvolva uma maneira adequada de se comunicar com ele. A partir disso, você consegue desenvolver posts, legendas e até mesmo vídeos para fazer a divulgação do que está vendendo.
Portanto, analise os melhores horários para realizar os posts, crie um planejamento editorial e reforce quanto o seu produto é importante em redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIN.
Além disso, é importante que você tenha um blog. Trabalhar com conteúdos revelantes sobre o seu segmento pode te ajudar a se transformar em uma referência na área, pois seu cliente começa a te enxergar não apenas como um vendedor, mas também como uma marca confiável sobre o assunto que ele costuma pesquisar.
Tenha um bom conteúdo visual
Por fim, é muito interessante que a sua loja tenha um visual atrativo. Afinal, isso pode ser determinante no momento de compra. Pois o que os consumidores mais desejam é ver os produtos.
Assim, se você tiver fotos de boa qualidade e sem edição exagerada, os consumidores se sentem mais confortáveis e satisfeitos em comprar no seu e-commerce.
Além disso, é importante adicionar fotos de diferente ângulos e recursos como zoom e imagens em 360°, que podem mostrar mais a realidade dos itens disponíveis em sua loja online.
Agora que você já sabe algumas ações fundamentais para vender mais em seu e-commerce, que tal espantar a crise e começar a criar o seu comércio virtual hoje mesmo?
Confira 10 passos para começar a trabalhar com comércio eletrônico.
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