Inbound Marketing assim como Marketing de Atração é uma metodologia que tem como objetivo aumentar o alcance e a visibilidade da marca, bem como gerar mais tráfego e leads mais qualificados, juntamente com a redução do custo de aquisição de clientes (CAC), geração de ROI (return of investment) mais alto, criar autoridade de marca, ao mesmo tempo gerar sentimento de reciprocidade e dessa forma aumentar vendas.
Por meio de um conjunto de estratégias de marketing digital, atraímos clientes em potencial e os guiamos até o momento da compra, isso é chamado de jornada do cliente. De acordo com pesquisas de benchmark, apenas 3% de seus clientes estão no momento da compra, ou seja, não vale a pena, contar apenas com a estratégia de anúncios diretos. O que fazer com os outros 97%? Oferecer a eles conteúdo que ajude-os a resolver problemas em suas áreas de atuação. Isso é Inbound Marketing, estratégias focadas em suas personas, que através de conteúdo amparado por ferramentas tecnológicas, fazem você atingir seus objetivos de marketing com mais inteligência e assertividade.
Ele serve para qualquer tipo de negócio?
A resposta é sim. Antes de mais nada ao oferecer conteúdo que ajuda seu cliente a resolver os problemas, você está criando reciprocidade e intuitivamente está construindo um bom relacionamento com alguém que tem potencial de comprar seus produtos ou serviços. Com este processo, você começa a educar seu mercado e do mesmo modo, se colocando com referência antes de vender.
O método de primeiro ajudar e depois fazer uma oferta comercial é extremamente recomendável para negócios de qualquer seguimento ou qualquer tamanho, seja como for, de grandes multinacionais até pequenos varejos.
Portanto, sua empresa pode se destacar no mercado através do Inbound Marketing.
Como funciona o projeto de Inbound Marketing da Platz?
Nosso projeto funciona através de um planejamento estratégico focado em 5 pilares. São eles:
- Atração: Gerar tráfego, ou seja, em outras palavras, tem o objetivo de levar mais pessoas para seu blog ou seu site;
- Conversão: Tem o objetivo de trocar materiais ricos, conteúdos mais densos pelos dados do cliente, quando você oferece um conteúdo que vai ajuda-lo em seu dia-a-dia, imediatamente ele passa a ter uma percepção positiva de sua marca;
- Relacionamento: Tem o objetivo de criar um vínculo com o lead e conduzí-lo para a compra, em outras palavras esse é o momento de cortejar o contato para criar uma confiança em sua marca;
- Compra: Aqui o departamento de vendas do cliente converte o lead em cliente;
- Retenção ou Pós-vendas: Nesse momento, vamos criar uma ótima experiência de compra para que o cliente se torne fã, indique e continue consumindo produtos ou serviços da sua marca.
Nosso Projeto de Inbound Marketing é dividido em 2 fases:
1) Implantação
Todos os processos que precisam ser realizados na fase
de kick-off e que são necessários para fazer a máquina rodar.
2) Ciclos
Todos os processos das demais fases que precisam ser realizados de forma contínua.