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Branding

O branding é mais do que a criação de um logotipo ou identidade visual, significa a construção e gestão de uma marca. Como tornar sua marca mais conhecida, desejada e positiva na mente de seus consumidores? Todo esse trabalho de gerenciamento de uma marca envolve desde sua concepção até o conjunto de ações cotidianas de marketing de uma empresa.

Diariamente, essas ações fortalecem e consolidam o nome de uma empresa junto a seus públicos estratégicos e aqueles que ela pretende atingir. O branding funciona como ponte entre cliente e empresa, iniciando esta história.

Quais as vantagens de fazer o branding?

Lembrança ou Recall

Este é um indicador que mostra que o branding de sua marca está indo bem: ela é lembrada pelo seu consumidor! Independente do canal que está sendo utilizado ou do estágio de reconhecimento de marca, é possível estimular sua lembrança diante de seu público com estratégias variadas de marketing.

Diferenciação

Sua marca é única! Por isso trabalhar a diferenciação em branding é essencial, aquele detalhe que a faz especial. O que diferencia uma marca de outra são os valores que relacionamos a ela e o que sua marca entrega. Uma marca precisa entregar aquilo que promete!

Identificação

O DNA de uma marca envolve seu posicionamento, seu propósito, compromissos, valores, visão e missão. Esta forma de se expressar conecta sua marca aos clientes, tornando-os verdadeiros Brand Lovers! Isso influencia diretamente na motivação de compra e preferência deles.

Defensores (Brand Lovers)

Uma marca fortalecida tem um time que a defende sempre! Esse consumidor confia no trabalho da empresa, na sua entrega de resultados e a indica a todos. E como esse trabalho é feito?

Com estratégias e ações de branding que reforcem o compromisso da instituição com seu público.

Autoridade

Ter autoridade significa ser referência no serviço ou produto que sua marca faz. A autoridade em branding é construída ao longo do tempo e reforça todos os pontos já relatados acima.

Valor Agregado

O valor agregado da sua marca é a forma como os consumidores percebem um serviço ou produto associados ao seu negócio. Seu significado também é entendido como uma superação de expectativa em relação aos benefícios de um bem, valorizando-o no mercado.

Como a Platz faz o branding de sua marca?

1 – Posicionamento

A globalização acirrou a disputa das marcas, e diariamente surgem mais e mais empresas neste cenário. Entender o contexto que sua marca se encontra é fundamental.

Essa análise significa: ter consciência de quem a marca é, identificar as demais e posicionar-se. Com as estratégias de branding bem definidas e aplicadas, esta tarefa é possível.

Concorrência

Quem é seu concorrente? Este tópico também se relaciona com o posicionamento, é preciso se posicionar para entender e perceber sua concorrência. A melhor forma de fazer isso é mapear a concorrência e fazer pesquisas de mercado, que vão contextualizar sua marca.

Cliente

Entender quem é seu cliente e como sua empresa vai chegar até ele é mais uma das estratégias do branding. O mapeamento e identificação do seu público direciona as ações de branding, e possibilita alcançar novos consumidores.

Com estes dados, planejamos e executamos ações de aproximação e retenção destes clientes, para que se tornem Brand Lovers.

Motivos de Compra

Uma marca precisa entender o que move seu cliente a comprar. A partir da definição do cliente ideal para a organização, perceber o que motiva aquele público a escolher a sua marca.

E no caso de não escolher, por que isso acontece? Quais caminhos buscar para captar este cliente?

Adjetivos

Os adjetivos são palavram que caracterizam um substantivo, conferindo qualidade, características e estados. Neste ponto, queremos saber: que adjetivos descrevem sua marca?

Aqui também podemos relacionar a outros pontos de branding, como a identificação e lembrança de sua marca.

2 – Propósito

Sua marca existe com um propósito principal que direciona suas ações. Que motivo ou motivos são esses? Neste tópico, o exercício é olhar para si e identificar os pontos que tornam sua marca única.

Em você é bom?

O que sua marca sabe fazer de bom? Este ponto a diferencia das demais e pode te tornar único. Esses pontos são identificados e direcionam nossa a estratégia de branding. Tudo se relaciona e colabora para um resultado assertivo para marca e cliente.

Qual sua paixão?

Movida por algo que a torna única, sua marca possui uma paixão. Essa paixão deve ser vista pelo seu público em todos os canais da marca e os ajudar a escolher a sua empresa.

O que o mercado precisa?

Quais soluções o mercado precisa agora? Um mundo dinâmico pede uma empresa que entenda as necessidades de cada contexto. E o que as tendências apontam? Sua empresa não pode ficar de fora.

Prever as necessidades do consumidor e acompanhar as mudanças do mercado orientam sua marca a antecipar tendências e sair na frente das demais empresas.

Personalidade

Uma marca expressa sua personalidade pelas suas ações. E descobrimos a personalidade de sua marca traçando um perfil baseado em um teste de eneagrama. Este teste considera respostas diretas comportamentais a respeito da marca para chegar à sua essência.

Na personalidade de uma marca, também estão presentes suas histórias e narrativas. Seu cliente entende os motivos pelos quais a empresa existe, sua visão e para onde a empresa vai.

Esta etapa do branding é focada na “humanização” da empresa, que garante vantagem diante da concorrência e a aproxima do público.

Marca esquizofrênica

Esquizofrênica? Isso mesmo, este tópico do branding diz respeito ao posicionamento online. Um mundo digital clama por uma marca presente e atuante nos meios digitais!  Como sua organização se apresenta nas redes sociais?

Definida a personalidade da empresa, ela pode ser expressar com clareza e coerência neste cenário. Os consumidores estão na internet e lá e buscam empresas demonstrem sentimentos e valores, e sejam coesas com a mensagem que comunicam.

Perfil Psicológico

Qual o perfil da sua marca? Quais características e atitudes que a tornam humana? O consumidor busca proximidade e empatia pelas empresas que ele escolhe. Entender quem é a sua marca e seus posicionamentos te ajudar a formar este perfil e conquistar seus clientes.

Identidade

A identidade de uma marca é tudo o que define a missão e os valores da sua empresa. Fazem parte desta identificação a logo, os designs dos produtos e a ética do negócio. Eles colaboram para uma impressão positiva nos clientes e personaliza seus produtos.

Com uma identidade própria, você mostra quem é a sua marca. A identidade reforça a consistência e valor de uma empresa e ajuda a gravar sua imagem na mente do cliente.

Visual

Sua marca precisa de uma imagem que a represente e transmita as ideias e conceitos atrelados à ela. Detalhes como cor, formato, tamanho da letra e imagem ajudam a identificar e justificar a sua marca em uma logo.

Verbal

A identidade verbal da marca utiliza mensagens e tons para promover identificação com o cliente, reforçar a essência da empresa. Isso garante consistência na comunicação, deixando as mensagens internas e externas no mesmo tom.

Em branding, esta mensagem é feita através do manifesto de marca. Ele explica de forma clara a intenção de sua comunicação com o cliente, e mostra como resolve problemas.

Na identidade verbal, o slogan é outra peça de importância. Ele é responsável por resumir a comunicação de uma empresa em uma frase de efeito, que o cliente possa memorizar facilmente.