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Trabalho de branding fortalece as marcas no mundo da moda

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Mundo da moda

A construção correta da marca atrai o público-alvo desejado

O trabalho de branding é responsável pela construção de uma marca. No mundo da moda, pela competitividade e necessidade de identificação total do cliente com o produto, essa missão é ainda mais importante.

Fazer um projeto de branding engloba o sistema de construção de uma marca e envolve aspectos como design, identidade, percepção do cliente e posicionamento de mercado (que já explicamos anteriormente como funciona).

É essa iniciativa que fortalece a imagem da empresa para que ela chegue ao público-alvo. É ela que atrairá a atenção e a empatia dos clientes, que deve identificar-se com os produtos.

Um dos principais objetivos numa campanha de branding é inserir a marca na vida das pessoas. É fazer com que elas tornem-se parte da cultura dos clientes e consolide relações que ultrapassam o ato de compra e venda de produtos.

As empresas do mundo da moda trabalham com conceitos que devem envolver todos seus produtos. É preciso existir harmonia para que todos os produtos e linhas se conversem de forma coesa. É assim que todos os valores são transmitidos aos consumidores.

Para uma construção bem-sucedida de branding, alguns fatores devem ser levados em consideração:

  • O valor da marca;
  • O posicionamento da marca;
  • A influência da marca na vida dos consumidores e sociedade;
  • Identidades verbal e visual;
  • Pontos de comunicação entre marca e público-alvo;
  • Divulgação.

Co-branding e rebranding

Com o fortalecimento do varejo de moda, novas tendências de gestão do branding não podem passar despercebidas. Os exemplos são o co-branding e do rebranding.

O primeiro deles nada mais é do que a junção de marcas para oferecer produtos ou serviços com maior valor agregado. Várias redes de fast fashion fazem isso, principalmente com marcas internacionais.

Já o rebranding consiste em atualizar a marca – seja na identidade verbal ou visual, reposicionamento etc.

Brand equity

Investir em fortalecimento da marca no mundo da moda dá suporte ao que é conhecido como brand equity. Esse conceito se refere ao valor patrimonial que a marca representa para a empresa. E também, na contramão, representa o quanto o cliente está disposto a pagar pelos produtos ou serviços dessa empresa. O termo é inteiramente ligado à percepção de valor.

É dessa forma que o branding age no emocional do consumidor e torna a marca desejada. Uma marca ganha força e representatividade com a experiência do cliente – sente, vê, aprende, ouve – e remete a bons momentos vividos pelo consumidor.

Case da Mix

A Mix é uma marca brasileira que, antes chegar até a Agência Platz, vendia calça jeans popular. Ela tentou entrar no mercado premium, com modelagem diferenciada, não mais adequada ao corpo das antigas clientes e com um corte mais voltado para modelos. Essa mudança aconteceu sem que fosse comunicada e isso gerou perda de clientela.

O desafio era posicionar a marca para o segmento de moda casual e para a mulher real. Outra necessidade era de fazer mais com menos, pois para cada trabalho realizado, eram utilizadas equipes diferentes com demandas diferenciadas.

Para isso, a solução idealizada em conjunto com a Platz foi:

  • Criar e implantar um padrão de marca para a Mix;
  • Posicionar a marca como moda casual, nem um produto popular e nem premium;
  • Criar campanhas planejadas e executadas de forma centralizada;
  • Reformular todos os pontos de contato em comunicação, como material de venda, PDVs, caixas, sacolas, decoração das lojas, vitrines e tags das roupas;
  • Estratégia de digital influencers e campanhas com personalidades.

Como resultado desse trabalho de branding, a Mix:

  • Conquistou o fortalecimento da marca no mercado da moda e no segmento do jeans casual;
  • A percepção de valor do produto com relação à marca foi elevada;
  • Houve aumento de leads, principalmente pelas redes sociais;
  • Aumento médio de 150% no valor das peças.

Quer fazer seu projeto de branding para sua marca de moda? Pergunte-nos como!

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Adriano Klumpp
Sobre Adriano Klumpp
Co-fundador da Agência Platz.
Atua na área de comunicação há mais de 20 anos. Da lista telefônica passando pelas listas de e-mail, se consolidando no Big Data.
Apaixonado por transformação digital, especialista em Marketing Digital, Inbound Marketing, Inside Sales e Gestão 4.0

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