Identidades verbal e visual são a forma que a marca vai se comunicar com seus clientes
A criação da identidade da marca integra o processo de posicionamento. Dessa maneira, devem ser pensadas as identidades verbal e visual, como já falamos aqui.
São momentos delicados e que merecem grande atenção da empresa. Por isso, a forma como ela vai se comunicar com seus clientes e futuros consumidores pode ser a responsável pela satisfação ou não desse público.
A construção de uma identidade verbal deve ter um discurso único e de fácil identificação, mas sem deixar de apresentar o propósito da empresa, seus atributos e sua cultura.
Todos os elementos deverão manter a mesma linha, ser consistentes e refletir a essência da marca. Então os pontos mais importantes são a mensagem e o tom de voz.
Eles devem casar com os elementos escolhidos para a identidade visual. Para criar uma marca visual forte é preciso estabelecer relação emocional com as pessoas. Para que isso aconteça, esse projeto deve ter incorporado valores e objetivos da empresa, que deve ter bem definido seu propósito. Os pontos importantes dessa identidade são o logotipo e/ou logomarca, paleta de cores, tipografia, formas e proporções.
No processo de criação da identidade da marca, um briefing bem definido é fundamental. Ou seja é a conversa honesta com a empresa que trará bons resultados.
Na Agência Platz, algumas identidades chamam atenção por sua clareza de informação e modernidade.
Então, veja algumas mais recentes:
Alfalux
Os dois “As” representam o ramo onde a empresa atua, ou seja, existem elementos de iluminação que explicam seu propósito.
A fonte tem linhas e retas mostram a transparência que é o tratamento da empresa com todos, desde seus clientes até seus funcionários, além disso mostra a delicadeza de seus produtos, valorizando cada projeto.
A cor azul com fundos verdes reforça sua transparência com elegância.
A palavra iluminação coloca detalhes únicos para o escrito traz mais identidade para a marca. Os traços no til e o cedilha mostram continuidade em todos os seus trabalhos.
Em sua identidade verbal, os atributos são de eficiência, presença e experiência. A empresa quer passar a mensagem de valor do: futuro, diálogo, pessoas e iluminação.
Techsaf
A criação da identidade da marca da Techsaf começou pelo visual. As cores da Techsaf são preto, turquesa e roxo. O preto está associado ao poder, elegância, formalidade, sofisticação e confiança. O turquesa, por sua vez, é uma cor amigável e que traz felicidade. Já o roxo associa-se à sabedoria, dignidade, independência, criatividade, mistério e magia.
As fontes são retas, modernas e com personalidade. O logo é minimalista e faz referência ao logo: “um passo à frente”.
Dessa forma, na identidade verbal, a Techsaf se apresenta como inovadora, eficiente e surpreendente. Sendo assim, a ideia é passar mensagens de valores da informação, das pessoas, do futuro e diálogo.
Peça nossa ajuda para criar a sua. Entre em contato com a Platz.
Então, até a próxima!