Conheça os principais e saiba como eles podem ajudar a sua empresa
Sim, as estratégias existem e são de extrema importância para o mundo dos negócios, mas para colocá-las em prática é preciso aplicá-las no local e no momento mais oportuno. Com isso, os canais de marketing digital são os meios utilizados para auxiliar as empresas a alcançarem seus possíveis clientes.
São eles os responsáveis por alcançar e transmitir a mensagem para o público desejado. Por isso, neste posts iremos mostrar quais são os meios mais utilizados na internet e qual a função de cada um deles.
Formatos
Antes de começar a falar sobre os canais, é importante destacar que dentro deles existem formatos como blog posts, áudio posts, infográficos, podcasts, vídeos, relatórios de pesquisa, templates, imagens, gifs, newsletters, aplicativos, entre tantas outras opções.
De acordo com relatório da Cisco, até 2021, a expectativa é de que eles representem 82% do tráfego global. Para 2019, a tendência é que o vídeo seja o formato de maior impacto digital.
Canais
Não é segredo para ninguém que o marketing digital tem trazido resultados incríveis para o mundo dos negócios. Certamente, isso se deve ao alto poder de segmentação do público-alvo e a todas as oportunidades que a internet oferece nos principais canais de marketing digital. Conheça alguns deles:
Redes sociais
Milhares de pessoas se conectam as redes sociais diariamente. Assim, esse fato comprovado possibilita maior proximidade e interação entre usuários e marcas, além de permitir uma divulgação muito abrangente através de fotos, vídeos e outros formatos que já citamos.
Cada rede social tem suas particularidades. Entre as mais populares estão: Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube e Twitter.
Blog
Os blogs vem sendo cada vez mais utilizados como uma forma de aproximar os leads da empresa. Isso é possível através de conteúdos exclusivos e assertivos que ajudam a atrair novos clientes e sanar suas principais dúvidas.
Por isso, os textos devem ser feitos com o objetivo de informar sobre o mercado o qual o negócio atua, além de mostrar que a marca está sempre atualizada e preocupada em oferecer soluções.
E-mail marketing
Por muito tempo, as pessoas não viam o e-mail marketing com bons olhos, pois ele era visto como SPAM. No entanto, essa realidade mudou e hoje ele faz parte dos principais canais de marketing digital, pois é uma saída rápida, direta e que traz bons resultados para as empresas, com envio de conteúdos ricos, promoções especiais e informações exclusivas para os clientes cadastrados.
Mídia paga
Através da mídia paga é possível alcançar mais clientes que estão buscando justamente o seu produto ou serviço. Portanto, isso pode ser conquistado através de links patrocinados no topo dos resultados do Google, de anúncios nas redes sociais ou ainda em redes de display com banners em espaços de outros sites.
Trafego direto
Esse canal é o acesso direto ao site da empresa. É através dele que um potencial cliente pode conhecer o seu negócio e pesquisar sobre seus serviços e seus cases de sucesso, por exemplo. Por isso, ter um site sempre atualizado, moderno e funcional é muito importante.
O WhatsApp vem crescendo cada vez mais como meio de divulgação de produtos e serviços. Através dele é possível manter uma comunicação mais próxima com seus clientes, fazendo com que o relacionamento entre vocês seja ainda mais prático.
Além disso, através desse aplicativo, é possível enviar desde informações sobre promoções e produtos até conteúdos maiores como links para textos em blogs e para baixar seus e-books.
Neste texto citamos apenas alguns dos canais de marketing digital existentes. No entanto, existem outros meios que ajudam a colocar toda a estratégia em prática. Então, gostou de saber um pouco mais sobre este assunto?