Comunicação humanizada: uma forma agradável para a sua empresa se fazer entender

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O mundo corporativo vem passando por grandes mudanças, ditadas, principalmente, pelos avanços tecnológicos. A forma de trabalhar vem mudando, mas em meio às mudanças, um fator ainda mantém-se tão importante quanto sempre foi: a comunicação.
Tanto a comunicação da empresa para fora (com seus clientes, potenciais clientes e stakeholders) quanto a comunicação da empresa para dentro (com seus funcionários) são fundamentais para atingir bons resultados.
Por isso surgiu a “comunicação humanizada”. Uma “nova” forma de se comunicar.

Comunicação Humanizada

Na introdução deste texto usei a palavra nova entre aspas. Isso porque, se analisarmos o que significa o termo “comunicação humanizada” vamos nos perguntar: se somos humanos e nos comunicamos, como a nossa comunicação pode não ser humanizada?

E aí está o grande ponto!

Comunicação humanizada

Ao longo do tempo fomos perdendo a “humanidade”, a sensibilidade. Algumas relações e ações se tornaram mecânicas, automáticas. E, por isso, a retomada da comunicação humanizada busca, justamente, voltar os olhares aos indivíduas, como seres humanos. Compreender seu comportamento, suas dores, e não trata-lo apenas como mais um cliente ou funcionário.

Legal, mas e os benefícios?

O ato de se comunicar de forma humanizada, por si só, já é muito valioso. Porém, ele também pode trazer benefícios interessantes ao seu negócio. Veja alguns exemplos.

Comunicação humanizada é mais efetiva

Sabemos que, de uma forma ou de outra, toda empresa se comunica. No entanto, só há comunicação de fato, quando a mensagem que sai do emissor é compreendida pelo receptor.
Se comunicando de maneira humanizada, a sua chance de ser ouvido é maior, aumentando assim a efetividade de suas comunicações.

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Funcionários mais engajados

A comunicação interna é fundamental em qualquer empresa. Manter os funcionários cientes do seu posicionamento, estratégia e valores faz toda a diferença no dia a dia. Por isso, comunicar-se de forma humanizada também com seus funcionários é uma boa forma de trazê-los para o lado da empresa. Tratá-los de forma personalizada deixará claro que a empresa os conhece e aprecia a sua presença ali.

Humanize-se

Seja nas redes sociais, em emails, por telefone, pessoalmente, com clientes ou funcionários… Adapte a sua comunicação de modo a aproveitar melhor tudo o que as pessoas que cercam sua empresa podem te oferecer.

No texto de hoje você pode ver dicas de como melhorar a comunicação da sua empresa. Leia também nosso texto sobre como uma agência de marketing e publicidade pode ajudar empresas B2B.