Google Lens está disponível para várias versões de smartphones

Google Lens

O Google Lens está disponível para baixar no Apple Play.

Novo recurso do Google transforma câmera em fonte de pesquisa

Já são vários os smartphones Android que têm liberado o novo recurso Google Lens. Então, uma das principais novidades lançadas pela empresa no evento I/O 2018, o aplicativo foi liberado nesta semana para a câmera de alguns aparelhos da Motorola. Anteriormente, smartphones da One Plus e Samsung já estavam habilitados para o sistema.

O Google Lens é um recurso que transforma a câmera dos smartphones em uma fonte de pesquisa. Assim, tudo que for fotografado pode ser buscado automaticamente na internet. E a busca trará informações mais detalhadas.

Ele vale para qualquer objeto físico. Dessa forma ao apontar o aparelho para o item ou local desejado, o Lens analisa o cenário e mostra os resultados usando realidade aumentada e inteligência artificial.

Com ele, ficou bem mais fácil fazer pesquisas sobre textos, livros, roupas e até códigos de barras. Além disso, também é possível fazer traduções instantâneas ao apontar a câmera para um texto.

Faça o teste no seu Android

  • Veja se seu aparelho roda o Android Oreo. Se estiver com o sistema, o Google Lens estará disponível no Google Assistente. Assim para ativá-lo, abra o assistente segurando o botão Home do celular. O botão do recurso deve aparecer no canto;
  • Se estiver lá, clique em continuar e libere a utilização da sua câmera. Logo após aponte sua câmera para o local ou objeto que deseja e encontre os pontos identificados pelo recurso;
  • Ele pode mostrar itens semelhantes que estão à venda na internet – e são acessíveis a um toque -, te passar as informações de imediato ou reconhecer uma mídia que você ainda não saiba nome, por exemplo.

Interação do Google Lens com as fotos

Além disso, o Google Lens pode ser usado para interagir com suas fotos. O aplicativo permite que o smartphone realize ações como:

  • Cartão de visita: você pode salvar o número de telefone ou endereço de um contato;
  • Livro: você pode ver resenhas e outros detalhes sobre o livro;
  • Edifício ou ponto de referência: você pode ver mais detalhes;
  • Pintura em um museu: você pode ver detalhes sobre a pintura;
  • Uma planta ou um animal: você pode saber informações sobre eles;
  • Um panfleto ou outdoor de um evento: você pode adicionar esse evento à sua agenda.

O app pode ser baixado pelo Google Play.

Então, até mais!