Você já pensou na identidade verbal de sua marca?

Identidade verbal

Com o visual, sonoro e olfativo, a identidade verbal complementa seu posicionamento de mercado

Como em todo o processo de posicionamento de marca, a criação da identidade verbal é um momento delicado e que merece grande atenção da empresa. A forma como ela vai se comunicar com seus clientes e futuros consumidores pode ser a responsável pela satisfação ou não desse público.

A construção de uma identidade verbal deve ter um discurso único e de fácil identificação, mas sem deixar de apresentar o propósito da empresa, seus atributos e sua cultura. Assim, tudo isso deve ser externado por esse elemento.

Conteúdo da Identidade Verbal

Para começar deve incluir:

  • Naming (o nome da marca);
  • Mensagem;
  • Tom de voz;
  • Tagline;
  • Slogan;
  • Estilo de texto.

Todos os elementos deverão manter a mesma linha, ser consistentes e refletir a essência da marca. Os pontos mais importantes são a mensagem e o tom de voz. Sabemos que todos os pontos pensados para a identidade visual devem corresponder ao discurso da empresa, mas e as palavras, será que seguem essa mesma linha? Pelo menos deveriam.

Peças bonitas visualmente são prejudicadas por um texto ruim. Pensando nessa comunicação verbal mais consistente, a identidade fica mais robusta, com mais significado.

  • Mensagem: Qual o principal ou principais temas que serão abordados pela marca? A mensagem inclui tudo o que a empresa quer transmitir a seus clientes. Elas não precisam aparecer em todos os momentos, mas, na linguagem adequada a cada um deles, fará toda a diferença na comunicação.
  • Tom de voz: O tom de voz resume a maneira como a empresa vai conversar com seus colaboradores e clientes. Então, é ele quem dará o direcionamento dessa comunicação. Além disso, o tom de voz também que reflete a personalidade da empresa, seja ela simples, emocional, otimista ou próxima.

O discurso sempre será único, já que reflete a personalidade e os propósitos da empresa, mas a linguagem usada na identidade verbal é adaptada a cada público e necessidade, de acordo com a estratégia de branding e sempre com uma visão de futuro, para que todos se sintam representados.

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Onde e como usar?

Use sua marca verbal nas comunicações, em todas elas. A identidade verbal deve estar presente em todos os momentos da empresa. Ela se faz necessária nas embalagens, rótulos, pontos de venda, apresentações, discursos, na telefonista, vídeos, em tudo. Todos devem ser coerentes – não adianta vender produtos para o público jovem e ter um discurso conservador, por exemplo.

Portanto para criar a identidade verbal, a primeira pergunta a se fazer é qual a personalidade da sua empresa. Assim, essa resposta dará o direcionamento para todo o resto. Entender qual seu produto, para quem ele é feito, quem busca seu serviço e de qual forma você está disposto a encarar seus clientes são maneiras de definir sua comunicação, principalmente a verbal.

Seja amigo de seu cliente. Pense em uma persona, ou seja, identifique um cliente bem caricato para sua empresa. Imagine um diálogo com ele. É dessa forma que você saberá qual tom de voz utilizar para se comunicar adequadamente.

Por último, mas não menos importante, já que estamos falando de identidade verbal, respeite o português. Gramática, ortografia, errinhos de digitação, vícios de linguagem e expressões que não cabem no seu propósito são verdadeiras armadilhas e podem estragar todo um planejamento. Atenção!

Então, conte com a experiência da Platz para pensar na sua identidade verbal. Fale conosco!