Um bom plano de marketing é aquele que se adequa ao seu objetivo. Ele pode contar com estratégias online e/ou offline, diversos formatos de conteúdo produzidos e diferentes canais para distribuir esses conteúdos. Sobretudo, todo planejamento deve ter um ponto em comum: a análise contínua de resultados.
A análise de resultados não é uma etapa do planejamento, que acontece só no fim do ciclo da venda. Mas sim uma ação contínua, que auxilia os responsáveis pelo planejamento a mantê-lo no caminho correto.
No texto de hoje vamos falar um pouco sobre o que são KPIs e como eles são importantes.
O que são KPIs?
A sigla KPI abrevia o termo key performance indicators, que em português significa indicadores-chave de performance.
São os KPIs que indicam se pontos específicos da estratégia estão performando como planejado. Por exemplo, números de interações, visitas e conversões, taxa de abertura de e-mails etc.
Esses pontos específicos variam de acordo com o objetivo do planejamento. Ou seja, é necessário definir com cuidado quais serão os indicadores-chave.
Definindo os KPIs
Definir os KPIs requer uma compreensão profunda do objetivo que se busca atingir e também da importância de cada etapa do planejamento.
Dessa forma, os KPIs definidos cumprirão seu dever, que é indicar como anda a performance de alguns pontos da estratégia.
KPIs tem que ter dono
É muito importante atribuir um dono para um KPI. Tornar alguém responsável por analisar e manter a performance dos KPIs dentro do planejado aproxima a estratégia da obtenção de sucesso. Esse cuidado de perto permite que ações sejam tomadas, caso necessárias, para que as metas sejam alcançadas.
Em equipes menores, é natural que apenas uma pessoa seja responsável por vários KPIs. No entanto, se houver a possibilidade de especializar profissionais e deixá-los responsáveis por apenas um KPI, o faça.
Foco no que importa
Conforme dito, os KPIs são indicadores-chave. Ou seja, eles servem para manter o seu time atento com o que realmente importa e não com distrações ou pontos pouco relevantes, baseados na estratégia.
Dessa forma, é possível tomar ações que levarão o time e a empresa exatamente ao ponto que foi traçado como objetivo no início do planejamento.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre indicadores-chave de performance, que tal ler um texto sobre ferramentas de marketing digital?