Sem dúvidas, não dá para subestimar a ousadia e funcionalidade das redes sociais. Quando pensamos que não há mais nada por vir, uma novidade é lançada e atrai bilhões de pessoas. Dessa vez, quero falar sobre o Tik Tok, um aplicativo que cria um perfil para a publicação de vídeos rápidos, que já conquistou o mundo.
Então se você quer saber um pouco mais sobre o assunto e descobrir o motivo de tanto sucesso, continue lendo este texto e tire suas dúvidas!
O que é Tik Tok?
Trata-se de uma rede social voltada para a gravação e divulgação de vídeos curtos, que podem ter entre 15 e 60 segundos. Desse modo, as dublagens são as publicações que mais fazem sucesso, assim como conteúdos com tom de humor e coreografias de dança.
Por fim, o aplicativo permite seguir e acompanhar outros perfis, além de comentar e compartilhar as postagens.
Mas engana-se quem pensa que ele surgiu agora. A rede já era conhecida pelo nome Musical.ly. No entanto, bombou apenas após a fusão, que ocorreu em agosto de 2018, quando a ByteDance, criadora do Tik Tok, comprou o antigo formato pelo valor de US$ 1 bilhão. Após a compra, os usuários já existentes migraram para o perfil atual.
Assim, o aplicativo ganhou novas funcionalidades, como edição de vídeo mais moderna, e bombou.
Desde então, o Tik Tok vem bantendo recordes de downloads em todo o mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, a rede social já superou o Instagram.
Por isso, está chamando cada vez mais atenção das empresas, que estão apostando tanto em influenciadores quanto criando um perfil para suas marcas.
Como começar a utilizar o aplicativo?
Primeiramente, para começar a utilizar este verdadeiro fenômeno é muito simples. Ou seja, basta baixar o aplicativo disponível para usuários iOS e Android e sincronizar com contas do Twitter, Facebook ou Instagram para ter um perfil.
Assim, logo no primeiro acesso é possível ver os conteúdos que estão em alta e encontrar sugestões de páginas para seguir.
Além disso, você pode escolher suas hashtags e temas preferidos para produzir e assistir vídeos.
Principais funções
Sem dúvidas, um dos maiores questionamentos sobre esta febre mundial é sobre quais são seus recursos e funcionalidades.
Primeiramente, quero te mostrar como o Tik Tok é visualmente. O aplicativo conta com apenas duas telas.
Dessa maneira, em uma delas é possível interagir. Na outra, você vê mais detalhes sobre quem criou o conteúdo que você está acessando.
Conforme citei no início do texto, atualmente as dublagens são as publicações com mais sucesso.
No entanto, existem outras maneiras de gravar vídeos sem dublar, utilizando o microfone do celular ou fazendo os famosos duetos, que performam muito bem.
Além disso, a edição de vídeo facilitada ajuda a produzir conteúdos cada vez mais legais.
Portanto, é possível mixar músicas e incluir efeitos visuais. O aplicativo possui ainda uma área de troca de mensagens direta, além de uma função que permite gravar a reação do usuário assistindo determinado vídeo.
Inegavelmente, a simplicidade é um dos pontos fortes dessa rede social tão acessível. A possibilidade de poder baixar praticamente todos os vídeos também é uma grande vantagem, que não é oferecida por concorrentes como Instagram e Facebook.
O Tik Tok também permite que seus usuários descubram músicas novas nas publicações. Pois no canto direito existe um botão com formato de vinil, que exibe todas as informações sobre o nome do artista e da própria canção.
Do mesmo modo, é possível encontrar uma galeria com vídeos que utilizaram o mesmo som através da opção “Favoritar”.
Hashtags e desafios
Assim como no Instagram, as hashtags também ajudam a popularizar um vídeo no Tik Tok. Mas existe outra maneira de ficar popular nesta rede social. Trata-se dos chamados “Desafios da Comunidade” que incentivam a participação e compartilhamento de outras pessoas.
Portanto, para brincar é preciso digitar “challenge” e encontrar os mais interessantes. Depois que isso for feito, basta gravar o vídeo e incluir a tag correspondente em sua descrição.
Monetização
Por fim, é interessante citar que os usuários podem monetizar os conteúdos. Ou seja, através de uma espécie de moedas conhecidas por “Tik Tok Coins”, que podem ser compradas e transferidas para os perfis preferidos.
Porém, o recurso ainda não está disponível para todos, apenas para os usuários mais populares.
Marketing digital no Tik Tok
Você achou que eu não iria falar sobre marketing digital hoje?
Pois é, sempre existe um espaço para as estratégias que amamos!
Com o Tik Tok isso não é diferente, já que todo este sucesso chamou a atenção de grandes empresas.
Por isso, muitos influenciadores estão sendo procurados para promoverem marcas através de suas publicações que viralizam.
Portanto, os métodos de marketing também podem ser aplicados nesta rede social. Afinal, uma campanha bem pensada pode proporcionar alcance e resultados incríveis.
Aliás, existe inclusive o Tik Tok Ads, uma plataforma exclusiva, que permite a criação de anúncios em vídeos publicitários e banners, que podem ser entregues para um público segmentado.
Desse modo, uma das grandes vantagens é que os vídeos patrocinados não podem ser pulados, garantindo mais chances de interação e conversão.
O sucesso é tanto que marcas gigantes como Coca-Cola, Nike e Disney se renderam ao Tik Tok e criam conteúdos e desafios para estimular seus seguidores e, claro, vender ainda mais.
Mas é preciso atenção. Pois o público-alvo desta rede social tem entre 13 e 24 anos. Ou seja, são jovens que tendem a se interessarem por marcas que falem a sua língua e ofereçam produtos compatíveis com seus desejos, realidades e preferências.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre esta rede social? Se decidir criar um perfil, acompanhe a nossa página no aplicativo!
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