De acordo com o Corporate Executive Board Survey, 87% dos termos que os departamentos de marketing e vendas usam para se referir uns aos outros são negativos. Obviamente a prática está errada, pois o que realmente faz a empresa crescer são as vendas que envolvem esses dois setores. Por isso, o vendarketing é um método que promete acabar com esse problema e provar que, definitivamente, a união faz a força.
Sabemos que de nada adianta ter o melhor produto ou serviço do mundo, mas não saber traçar as estratégias corretas para vendê-los. Portanto, o trabalho conjunto é fundamental para que a empresa mude de patamar, pois para que a venda aconteça é preciso um suporte essencial da equipe de marketing, que precisa gerar oportunidades para o setor de vendas corresponder através da conversão.
Segundo um estudo do Aberdeen Group, as empresas que promovem a integração dessas duas áreas conquistam o crescimento médio de 20%, enquanto as que não promovem caem 4%.
Muitas vezes, as pessoas só veem quando o lead já foi cativado. Mas, para que isso aconteça, a equipe de marketing também teve o seu trabalho, com a realização de cartões de visitas, envios de e-mails ou ações que podem parecer simples, mas que são muito importantes para a concretização de um negócio.
Com isso, fica fácil concluir que as empresas que desejam crescer devem incentivar práticas para acabar com a concorrência interna desses dois departamentos e uni-los para que essa distância e rivalidade criada se transforme em resultados positivos para toda equipe.
O que é vendarketing?
Com o objetivo de manter o alinhamento entre as equipes de marketing e vendas, essa metodologia visa extrair o melhor de cada departamento para aumentar seus resultados.
Growth Machine, Máquina de Vendas e Máquina de Crescimento são outros termos dessa estratégia, que une as técnicas do marketing digital com o tradicional. Consequentemente, otimiza investimentos, além de subir e acelerar suas vendas.
Como aplicar esse método na sua empresa?
De fato, para conseguir inserir o vendarketing no contexto da sua empresa, a dica é investir em reuniões periódicas para que os times acompanhem juntos o que está sendo feito e possam encontrar caminhos e soluções pertinentes.
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Além disso, é primordial mensurar os resultados dos departamentos de vendas e marketing, elaborar estratégias conjuntas, analisar as dificuldades dos profissionais dessas duas áreas e promover maior interação entre eles.
Por que investir nessa ideia?
Com esse alinhamento, muitas áreas da empresa são impactadas positivamente.
Assim, entre os principais benefícios do vendarketing estão:
- A melhoria entre a comunicação das equipes;
- Maior probabilidade de não perder oportunidades;
- A implementação de metas realistas;
- A visão e percepção integrada entre os departamentos;
- O aumento da taxa de conversão;
- A melhoria da experiência dos clientes.
Assim, os clientes entendem que estão falando com a mesma empresa e passam a confiar ainda mais em seus serviços. Ou seja, quanto antes você implementar esse método no seu negócio, mais chances serão conquistadas.
Sem dúvida, o vendarketing está presente nas ações e estratégias aqui da nossa agência. Por isso, ao contar com a nossa equipe você pode ter a certeza de que a união e o alinhamento de todos os nossos departamentos farão a diferença na hora de atingir o seu objetivo.
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Até mais!