Vendarketing: saiba o que é e como aplicar na sua empresa

Vendarketing

De acordo com o Corporate Executive Board Survey, 87% dos termos que os departamentos de marketing e vendas usam para se referir uns aos outros são negativos. Obviamente a prática está errada, pois o que realmente faz a empresa crescer são as vendas que envolvem esses dois setores. Por isso, o vendarketing é um método que promete acabar com esse problema e provar que, definitivamente, a união faz a força.

Sabemos que de nada adianta ter o melhor produto ou serviço do mundo, mas não saber traçar as estratégias corretas para vendê-los. Portanto, o trabalho conjunto é fundamental para que a empresa mude de patamar, pois para que a venda aconteça é preciso um suporte essencial da equipe de marketing, que precisa gerar oportunidades para o setor de vendas corresponder através da conversão. 

Segundo um estudo do Aberdeen Group, as empresas que promovem a integração dessas duas áreas conquistam o crescimento médio de 20%, enquanto as que não promovem caem 4%.

Muitas vezes, as pessoas só veem quando o lead já foi cativado. Mas, para que isso aconteça, a equipe de marketing também teve o seu trabalho, com a realização de cartões de visitas, envios de e-mails ou ações que podem parecer simples, mas que são muito importantes para a concretização de um negócio.

Com isso, fica fácil concluir que as empresas que desejam crescer devem incentivar práticas para acabar com a concorrência interna desses dois departamentos e uni-los para que essa distância e rivalidade criada se transforme em resultados positivos para toda equipe.

O que é vendarketing?

Com o objetivo de manter o alinhamento entre as equipes de marketing e vendas, essa metodologia visa extrair o melhor de cada departamento para aumentar seus resultados.

Growth Machine, Máquina de Vendas e Máquina de Crescimento são outros termos dessa estratégia, que une as técnicas do marketing digital com o tradicional. Consequentemente, otimiza investimentos, além de subir e acelerar suas vendas.

Como aplicar esse método na sua empresa?

De fato, para conseguir inserir o vendarketing no contexto da sua empresa, a dica é investir em reuniões periódicas para que os times acompanhem juntos o que está sendo feito e possam encontrar caminhos e soluções pertinentes.

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Além disso, é primordial mensurar os resultados dos departamentos de vendas e marketing, elaborar estratégias conjuntas, analisar as dificuldades dos profissionais dessas duas áreas e promover maior interação entre eles.

Por que investir nessa ideia?

Com esse alinhamento, muitas áreas da empresa são impactadas positivamente.

Assim, entre os principais benefícios do vendarketing estão:

  • A melhoria entre a comunicação das equipes;
  • Maior probabilidade de não perder oportunidades;
  • A implementação de metas realistas;
  • A visão e percepção integrada entre os departamentos;
  • O aumento da taxa de conversão;
  • A melhoria da experiência dos clientes.

Assim, os clientes entendem que estão falando com a mesma empresa e passam a confiar ainda mais em seus serviços. Ou seja, quanto antes você implementar esse método no seu negócio, mais chances serão conquistadas.

Sem dúvida, o vendarketing está presente nas ações e estratégias aqui da nossa agência. Por isso, ao contar com a nossa equipe você pode ter a certeza de que a união e o alinhamento de todos os nossos departamentos farão a diferença na hora de atingir o seu objetivo.

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Até mais!