Os e-books são um formato de conteúdo e, embora seu nome tenha “book”, a forma que ele é editado se parece bem mais com uma revista. É um formato muito utilizado para conversão do visitante em lead, ele é talvez o mais famoso dos chamados Materiais Ricos.
Materiais Ricos, são todos os conteúdos ou materiais utilizados para que o visitante de um site ou um blog faça um cadastro com o interesse de fazer uso do material.
Portanto, e-book ou materiais ricos são utilizados como iscas para obtermos os dados de cadastro do futuro possível cliente e, assim, conseguirmos lhes direcionar conteúdos relevantes para sua área de atuação.
Como Fazemos Nossos E-books e Materiais Ricos?
Aqui na Platz produzimos e-books e materiais ricos em nossos projetos de Inbound Marketing, com o objetivo de converter os leads para iniciarmos um relacionamento. O processo de criação é feito da seguinte forma:
- Objetivo do material rico (sempre focado na persona);
- Pesquisa de conteúdo;
- Criação de capítulos;
- Produção do conteúdo;
- Revisão do conteúdo;
- Diagramação do material (de acordo com a identidade da marca);
- Aprovação do material (pelo cliente);
- Criação de Landing Pages para conversão do ebook.
O conteúdo no marketing digital
Existem muitas diferenças entre o marketing digital e o marketing tradicional. No entanto, dentre todas elas, uma se destaca: o envolvimento com o consumidor.
Isso porque, no marketing digital, a abordagem é, geralmente, muito mais sutil. Por outro lado, o marketing tradicional tem o costume de ser interruptivo, como acontece nos comerciais de rádio e TV por exemplo, onde os anúncios interrompem a programação.
A criação de conteúdo no marketing digital busca atrair o consumidor, criar vínculos com ele e faze-lo passar por uma série de etapas até chegar no momento de comprar.
Marketing de conteúdo
Estratégia fundamental do marketing digital, o marketing de conteúdo está, justamente, ligado à criação de conteúdo.
Seus objetivos podem ser vários, como gerar autoridade de marca ou construir um posicionamento, por exemplo.
O interessante é que, nem sempre, o marketing de conteúdo faz referência ao produto ou serviço vendido pelas empresas.
Em algumas etapas do processo o foco é tirar dúvidas, informar; para, antes de apresentar uma solução, demonstrar ao consumidor que ele tem uma “dor”.
Em sequência, depois de evidenciar essa dor, o processo vai se afunilando, e então as soluções começam a ser apresentadas.
Dessa forma o consumidor percorre um caminho natural e de forma arbitrária, tendo acesso a conteúdos e trocando informações valiosas por conhecimento.