Depois de explicar sobre a criação do Perfil do Cliente Ideal, agora queremos falar sobre uma etapa muito importante no marketing digital: a definição de persona. Realizar esse trabalho de identificação é fundamental e pode ajudar a sua empresa a construir uma estratégia única e assertiva.
A persona é a representação fictícia do seu cliente. Ela é baseada em dados reais de comportamento e dados demográficos. Mas também apresenta referências de motivações, preferências, desafios, objetivos e preocupações.
Além disso, essa identificação traz muitos detalhes, aproximando a equipe de marketing desta figura e contribuindo para que todo trabalho seja mais segmentado e eficiente.
Na persona é possível encontrar nome fictício, breve histórico sobre o dia a dia, profissão, carreira, hábitos de compra, valores, hobbies, estilo de vida, dúvidas, dores relacionadas ao seu produto, desejos e ambições.
Confira dois exemplos de persona
- “Lívia tem 38 anos, não é formada e trabalha em uma creche. Ganha entre R$ 1 mil e R$ 1.500,00, é casada e tem três filhas. Gosta de acessar a internet para procurar receitas, utensílios de cozinha e produtos para fazer seus pratos. Acompanha algumas blogueiras e gosta de seguir suas dicas. Sua principal dificuldade é encontrar produtos diferentes dos que existem na sua cidade, mas com preço mais justo. Nas horas vagas, gosta de ir para o shopping e se reunir com as amigas.”
- “Marcos tem 35 anos é formado e trabalha no escritório de logística de uma indústria. Ganha entre R$ 3 mil e R$ 5 mil, é casado e bem resolvido profissionalmente. Gosta de comprar artigos esportivos e ler notícias sobre futebol na internet. Curte páginas esportivas e está sempre atento às novidades da área. Sua principal dificuldade são os fretes muito altos que acompanham os produtos de marca. Gosta de passear com a família no shopping e assistir jogos aos fins de semana.”
A definição de persona ajuda a determinar o tipo de conteúdo que precisa ser elaborado e divulgado, a desenhar estratégias e a entender o que os leads buscam nas redes sociais e na internet.
Além de oferecer esse direcionamento para a equipe de marketing, a ação pode melhorar resultados. Por exemplo: melhor linguagem, mais assertividade na escolha das redes sociais em que os anúncios serão investidos e melhores canais e momentos para ofertar um produto.
Passo a passo para definir sua persona
- Análise de Dados: o primeiro passo é fazer uma análise de dados em suas redes sociais, pois desta forma é possível encontrar dados demográficos que te ajudarão a começar a traçar um perfil de sua persona.
- Cargo: seja detalhista e descubra em qual cargo seu cliente trabalha. Nesta etapa, é importante focar no cargo de quem vai decidir por sua compra, pois muitas vezes por uma má definição de persona, estratégias inteiras vão por água abaixo.
- Local de Trabalho: descubra qual é o tipo de empresa que sua persona trabalha e tenha em mente que existem muitos clientes possíveis para o seu negócio, mas existe um cliente em que o seu trabalho se encaixa perfeitamente no que ele precisa.
- Metas: identifique quais os objetivos, as principais responsabilidades e o que é ser bem-sucedido para sua persona.
- Desafios: encontre os principais desafios e problemas que impedem sua persona de atingir seus objetivos.
- Comunicação: entenda em quais meios seu cliente se informa. Sobretudo onde ele busca aprendizado e quais canais costumam ajudá-lo a resolver seus problemas.
- Dados pessoais: analise suas informações pessoais, nível de educação e trajetória profissional.
- Rotinas de consumo: defina seus hábitos de compra, frequência e onde a sua persona pesquisa antes de comprar. Junte esses dados com as informações anteriores para ter a definição que precisa.