Descubra como um funil de marketing pode ajudar a sua empresa
O funil de marketing é um dos conceitos principais para aplicação do Inbound Marketing nas estratégias de uma empresa. Por isso, no texto de hoje vamos te explicar o que é esse funil, como ele se aplica e quais são suas etapas.
De um modo geral, o funil de marketing é a representação do caminho que o cliente faz até fechar a compra, ou seja, é a jornada dele desde o primeiro contato com a sua empresa até a concretização de um negócio.
Sabemos que a compra ocorre por etapas, pois antes da decisão final o cliente passa por vários momentos que podem revelar se ele está ou não interessado no seu produto ou serviço. E é justamente nisso que o funil de marketing se aplica, para identificar as experiências e intenções do lead em relação a sua empresa.
O funil de marketing é dividido em três etapas fundamentais.
Conheça cada uma delas:
TOPO: Atração
O topo é aquele momento em que o possível futuro cliente identifica algum problema. Portanto, quer saber mais sobre ele e acaba encontrando a sua empresa. Essa etapa é conhecida como fase do aprendizado e da descoberta.
Por isso, nesta etapa é importante se colocar como especialista da área em que atua. Dessa forma, oferecer materiais que ajudem seu lead a diagnosticar sua necessidade e compreendê-la.
Mais do que isso, é preciso fornecer materiais interessantes que façam com que ele se lembre de você caso precise tirar alguma dúvida ou saber mais sobre o assunto que procura. Textos em blogs, postagens nas redes sociais e newsletters são materiais de topo de funil.
MEIO: Conversão
Esta é a etapa de reconhecimento do problema. Por mais que não saibam exatamente como resolver suas necessidades, os possíveis clientes já buscam uma solução. Com isso, nesta fase sua função é ajudá-los com dicas, mesmo que seja de forma despretensiosa.
Seu trabalho neste momento é amadurecer e qualificar os leads e prepará-los para mais um passo no funil de marketing. Isso pode ser feito através de e-mail marketing, landing pages e e-books.
FUNDO: Venda
O fundo de funil é a fase de relacionamento direto e venda. Quando o provável cliente já sabe que tem um problema e reconhece que, apesar de existir uma solução, não consegue resolver sozinho.
Esse é o momento de mostrar que a sua empresa é a saída perfeita para o caso dele, de forma mais direta. Para isso, o ideal é promover conteúdos que mostrem que as opções que você oferece são melhores e mais vantajosas.
Nesta etapa, os conteúdos devem ser menores em quantidade, mas mais focados na venda. Pois os usuários que chegaram até este momento estão prontos para comprar. Os materiais de fundo de funil podem ser trabalhados através de vídeos, landing pages, e-mails marketing e outras ações promocionais.
Aplicar o funil de marketing nas campanhas digitais de uma empresa ajuda a equipe a não apenas acompanhar e monitorar seus clientes, mas a compreendê-los melhor. Além disso, a prática traz diversos outros benefícios como otimização de gestão, previsibilidade de resultados, maior produtividade e melhor aproveitamento de oportunidades.