6 ferramentas fundamentais do Inbound Marketing

Ferramentas para Inbound Marketing

O Inbound Marketing já é uma realidade para as marcas que querem se destacar no mercado digital. Suas ferramentas e possibilidades estão transformando cada vez mais a maneira com que as empresas se relacionam com seus públicos.

Basicamente, o inbound é qualquer estratégia de marketing que tem o objetivo de atrair o interesse das pessoas certas para cada negócio. Por isso, ele também é conhecido por Marketing de Atração, pois não empurra produtos e serviços, mas sim oferece soluções para quem as procura. 

Para isso, os três grandes pilares utilizados para atrair e converter o público são: SEO, Marketing de Conteúdo e Redes Sociais.

Com esse poder de potencializar a relação entre a empresa e o cliente, o inbound marketing, que extrai o que há de melhor na internet para gerar oportunidades de negócios, revolucionou a maneira de fazer marketing digital.

No entanto, para acertar na estratégia, é preciso dominar suas ferramentas. Conheça algumas delas:

Redes sociais

É através das redes sociais que você pode divulgar todo o material produzido e aproximar ainda mais o seu público das suas propostas, pois essas mídias permitem interação com as pessoas e isso é essencial para que elas prestem mais atenção na sua empresa.

Blog Corporativo

O blog é o local ideal para centralizar a estratégia de conteúdo de uma empresa. Nele, é possível compartilhar textos informativos, matérias, cases de sucesso, artigos, podcasts, infográficos e muitos conteúdos, que podem chamar a atenção e despertar o interesse dos internautas e possíveis clientes.

ferramentas estratégicas

Landing Pages

As landing pages, ou páginas de captura, são excelentes para promover conteúdos especiais e mais elaborados, como e-books e cursos online, por exemplo. Com elas, você consegue converter um visitante em lead, já que ao acessar o seu conteúdo específico ele demonstra interesse ao assunto que você compartilhou e pode se interessar também pelos serviços que você pode oferecer.

E-mail Marketing

Essa ferramenta é muito importante para o inbound, pois é através de um e-mail marketing que você nutre seus leads com conteúdos exclusivos e direcionados e mantém um relacionamento mais próximo por demonstrar entender as preferências e necessidades de cada cliente.

Monitoramento

Monitorar os resultados é essencial para dar continuidade ao trabalho e para entender como suas ações foram sentidas pelo público-alvo. Para fazer isso, existem diversas ferramentas, como o Google Analytics, que ajudam a otimizar suas campanhas e atrair cada vez mais clientes.

Plataformas

Além das ferramentas já citadas, existem plataformas que auxiliam ainda mais a estratégia de inbound marketing. Trabalhar com o software de CRM, por exemplo, auxilia a concentrar as informações de um público-alvo e a identificar em qual nível do funil de vendas ele se encontra, além de potencializar as estratégias de e-mail marketing.

Já os softwares de automação de marketing foram especialmente desenvolvidos para colocar todo o planejamento em prática. Uma vez que atuando junto com as ferramentas, essas plataformas atingem excelentes resultados. Entre elas, as mais conhecidas são:

  • RD Station
  • Hubspot
  • Lahar
  • Mailchimp

Deseja utilizar o Inbound Marketing na sua empresa?

Não perca tempo e entre em contato conosco, pois podemos te ajudar com estratégias assertivas, através da nossa equipe especializada nas melhores ferramentas do mercado.