Chatbot: o que é e como ele pode ser útil

Chatbot

A tecnologia vem avançando e modificando de forma intensa a maneira como fazemos as coisas. A maioria das tarefas do nosso dia a dia está sendo afetada por esses avanços, e no mundo dos negócios a tônica é a mesma.
A forma com que trabalhamos, interagimos com empresas e empresas interagem conosco está em revolução, e o chatbot é uma ferramenta chave para isso.

Chatbot

Em suma, o chatbot é um robô em forma de software, responsável por conversar com as pessoas, buscando simular o comportamento humano.
Seu objetivo é, de fato, fazer com que as pessoas que estão conversando com ele pensem que estão conversando com uma pessoa real.

Como o chatbot funciona

Antes de compreender seu funcionamento é importante dizer que os chatbots podem ser dividido em dois tipos: baseado em regras e baseados em inteligência artificial.

O baseado em regras, também conhecido como chatbot simples, possui uma programação prévia de palavras-chave, e responde as pessoas a partir da assimilação dos termos que elas utilizam. Basicamente, é como se ele possuísse um banco de dados com as perguntas mais frequentes, e as respondesse a medida em que surgissem.

Chatbot

O chatbot baseado em inteligência artificial, ou chatbot avançado, funciona de maneira inversa. Ele acumula os termos utilizados pelos usuários para aprendê-los e processá-los depois, e assim vai expandindo seu “conhecimento” e sofisticando suas respostas.

Para que servem?

Os chatbots são extremamente úteis para dar respostas rápidas aos clientes de uma empresa, além de expandirem as possibilidades de comunicação com eles. Eles também ajudam a automatizar vendas e otimizar processos do dia a dia.

Além de falar com o público de uma empresa, o chatbot também pode ser útil na comunicação interna. Dessa forma, facilita-se o compartilhamento de dados.

DiagnósticoDiagnóstico

Os benefícios

Se sua empresa está na internet de alguma forma, é interessante que ela utilize um chatbot. Veja alguns benefícios que ele pode trazer:

  • Eles são dinâmicos, e podem ser alterados a partir da sua necessidade;
  • Tomam conta de processos repetitivos, automatizando-os;
  • Ajudam a coletar informações sobre seu público, possibilitando maior compreensão dele;
  • Melhoram as vendas, pois podem automatizar este processo.

Enquanto as tecnologias vão avançando, nós nos manteremos atentos para aproveitar de tudo de bom que elas podem nos oferecer. Neste caso, a utilização dos nossos amigos robôs pode gerar excelentes resultados!

Então, agora que você leu e aprendeu um pouco mais sobre chatbot, conheça um pouco mais sobre os KPIs, indicadores-chave de performance!

Até a próxima!