Spoiler: você deve estar onde seu cliente está
Que a redes sociais são fundamentais para melhorar a relação de uma empresa com seus clientes todo mundo já sabe. Se você não está na internet, parece que não existe. E nas redes, onde estar? Facebook ou Instagram?
Estar no Google é o básico para qualquer um, mas ter um bom perfil das mídias sociais otimiza seu potencial, já que lá você pode mostrar quem realmente é, o que faz e ainda tem um canal fácil para interação de seus clientes e interessados nos produtos e serviços.
Hoje existe uma gama enorme de opções para redes, como Snapchat, Twitter, Google Plus, Pinterest, Youtube e vários outros, mas os dois principais e mais visitados ainda são o Facebook e Instagram.
Os dois são do mesmo dono, Mark Zuckerberg, e, normalmente, compartilham dos mesmos conteúdos de seus usuários. Mas será que essa estratégia funciona para as empresas?
Antes de mais nada, vamos lembrar que você precisa estar onde seu cliente está. E será que é o mesmo público que “frequenta” as duas redes?
Público das mídias
O Facebook é a mais popular entre as duas, são mais de 2 bilhões de usuários no mundo e, somente no Brasil, são cerca de 140 milhões de usuários cadastrados, quase 70% da população – e mais: 1 em cada 5 minutos que o brasileiro passa online é no Facebook.
No Instagram, são mais de 800 milhões no mundo e pouco mais de 50 milhões no Brasil.
Pelos números, faz sentido investir mais no Facebook do que no Instagram, certo? Não necessariamente. É importante que você esteja presente nos dois, mas que tenha a abordagem certa para cada um deles levando em conta quem é seu real público-alvo. Na dúvida entre Facebook ou Instagram, vale segui com as análises.
O próprio Facebook fez uma pesquisa sobre o comportamento das pessoas nas duas mídias. A pedido do Facebook IQ, voltado para pesquisas e insights, o Ipsos Connect conduziu uma pesquisa online com pessoas de 18 a 64 anos na Austrália, Brasil, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido que utilizam as plataformas pelo menos semanalmente.
Em resumo, eles descobriram que o Facebook compartilha mais opiniões e momentos específicos, enquanto o Instagram mostra os bastidores do que acontece, a rotina de seus usuários.
Ainda de acordo com o estudo, diversão no Facebook está mais relacionada com humor, enquanto no Instagram, divertir-se é encontrar algo inesperado, por isso é importante saber o tipo de abordagem usada para cada um deles.
Mais jovens estão abandonando o Facebook
Na hora de traçar seu perfil, analise a presença de homens, mulheres, pais e a geração Y. A última, talvez, seja a parcela mais importante para ser analisada quando comparar Facebook ou Instagram.
A ideia é simples: os adolescentes e adultos jovens não gostam de compartilhar sua vida com pais, avós, tios e o resto da família, e hoje, todos eles estão no Facebook, mas não necessariamente no Instagram. Isso explica a debandada desses usuários do Facebook, que, por sua vez, tem cada vez mais usuários mais velhos.
Um estudo mundial feito pela eMarketer, do grupo alemão Axel Springer, consegue prever que, de todos os utilizadores de internet entre os 12 e os 17 anos nos EUA, menos da metade deve utilizar a rede em 2018. O número de utilizadores com menos de 12 anos nos EUA deverá cair 9% ao longo deste ano e volume de usuários entre os 12 e os 24 anos deverá descer perto de 6%, essa é a primeira vez que esses índices devem cair.
No Reino Unido, a previsão é ainda pior: esse público reduzirá em 12%. Nos EUA, o Instagram deve ter mais de 1,6 milhões de novos usuários com menos de 25 anos. É a nova tendência.
As diferenças práticas entre Facebook e Instagram
A grosso modo, o Facebook prioriza mais o texto e o Instagram é resumido a imagens. Porém, no mundo digital, tudo é multimídia, então a imagem precisa de boas descrições e o texto deve ser ilustrado. Mas cada um com sua peculiaridade.
No Instagram, aproveite todas suas funcionalidades:
✔ Fotos;
✔ Vídeos;
✔ Stories – essa é a ferramenta mais recente da rede e, talvez, a mais utilizada.
É nos stories que o dia a dia das pessoas e das marcas aparecem. Os bastidores da empresa, novidades e propagandas podem e devem estar lá. Se a conta tiver mais de 10 mil seguidores, dá para inserir links e aumentar o engajamento com a marca.
No Facebook, produza conteúdos.
✔ Bom texto;
✔ Ilustração adequada para o conteúdo;
✔ Use e abuse dos posts patrocinados;
✔ Mantenha um bom SAC, respondendo a todos os comentários e mensagens inbox.
Mídias sociais 360º
Para mostrar um pouquinho mais da realidade dessas mídias, a Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em parceria com a Socialbakers, criou o estudo Mídias Sociais 360º, em 2014.
De lá para cá, muita coisa mudou para escolher entre Facebook ou Instagram. A principal plataforma utilizada pelos cem principais perfis de marcas institucionais era o Facebook e as empresas ainda engatinhavam no Instagram, com média 49 mil seguidores. No relatório mais recente, referente ao último trimestre de 2017, o Facebook ainda alcança melhores resultados em volume de alcance, mas vem perdendo destaque. Para se ter uma ideia, o Instagram teve aumento de 2.000% no seguidores de grandes marcas. Ele saiu dos 49 mil para cerca de 1 milhão.
Outro estudo, este feito com mais de 3 milhões de usuários de 2,5 mil marcas, mostrou que o Instagram está com uma taxa de engajamento até 58 vezes maior do que o Facebook. Por quê?
✔ Menor número de usuários permite melhor atualização do feed;
✔ Atrai um público que gosta de usar ferramentas mais atuais e abusar das tendências;
✔ Interagir é mais fácil que no Facebook (há apenas a opção de curtir e comentar, sem reações ou compartilhamento);
✔ O feed é todo visual, enquanto o Facebook precisa de leitura.
Conclusão: esteja nas duas plataformas, mas aprenda a direcionar seu conteúdo para o Facebook ou Instagram de acordo com seu público. Se precisar de ajuda, chame a Platz.