Marketing digital para agronegócio: conheça as estratégias que podem alavancar os resultados da sua empresa

  • Platz
  • Estratégia
  • Marketing digital para agronegócio: conheça as estratégias que podem alavancar os resultados da sua empresa
marketing digital para agronegócio

Talvez você já tenha lido ou ouvido uma passagem bíblica que diz que há tempo de plantar e tempo de colher. Pois bem, preciso te contar que esta frase tem muito em comum com o assunto que vamos tratar ao longo deste texto. Hoje quero falar sobre marketing digital para agronegócio e mostrar que semeando grandes estratégias você pode colher resultados surpreendentes.

Quer saber como é possível unir esses dois segmentos tão distintos e ajudar uma empresa da área de agricultura a conquistar mais competitividade, presença online  oportunidade de vendas?

Então continue a leitura e confira as informações que separei para você!

Mudanças que impulsionam

Esqueça aquela ideia de que o ramo agrícola não adere novas tecnologias e é mais centrado em meios tradicionais. Pois o mundo globalizado e a velocidade que as informações e tendências fluem também impactaram este segmento.

Desse modo, é cada vez mais comum que empresários deste setor busquem ferramentas para consolidar seus resultados.

Aliás, a internet já faz parte do dia a dia no campo. De acordo com a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), o aumento de acessos no segmento vem crescendo consideravelmente nos últimos anos.

Dessa maneira, um estudo revelou que 96% dos empresários do setor possuem pelo menos uma conta em uma rede social. Além disso, segundo a pesquisa as redes mais utilizadas são WhatsApp (96%), Facebook (67%) e Youtube (24%).

Além disso, outro estudo realizado pelo Sebrae e pelo Censo Agropecuário do IBGE apontou que cerca de 85% dos empresários do ramo utilizam smartphones durante o dia a dia no trabalho.

Ou seja, hoje o perfil do homem do campo é muito mais moderno e está sendo transformado pela tecnologia, que já vem desempenhando um papel muito importante no desenvolvimento de equipamentos agrícolas.

Mas afinal, por que esta mudança aconteceu?

Certamente ela se deve ao fato de que os produtores perceberam que a internet é uma grande aliada para todo e qualquer segmento. Pois além de oferecer conteúdos relevantes sobre assuntos de seu interesse, é essencial para transformar a comunicação de uma marca.

Dessa forma, com a presença deste público nas redes sociais e a percepção de que os métodos de marketing podem fazer uma enorme diferença, o marketing digital para agronegócios ganhou ainda mais força.

Por isso, a seguir vamos mergulhar com tudo neste universo para entender os benefícios dessas estratégias e como elas podem ajudar a sua empresa.

Um poder acessível e eficaz

Sem dúvidas, quando falamos sobre agricultura estamos falando sobre uma área muito poderosa. Pois se trata de um dos setores que mais movimentam a economia do Brasil.

No entanto, infelizmente algumas empresas continuam perdendo oportunidades por não utilizarem as estratégias adequadas.

E é aí que o marketing digital para agronegócio entra. Afinal, com as práticas corretas é possível alavancar os resultados.

Inegavelmente, apostar nestes métodos é uma escolha muito assertiva. Pois o uso da internet para a comunicação da empresa vai além do que você pode imaginar e consegue garantir algumas vantagens como, por exemplo:

  • Atração de novos clientes;
  • Encantamento, melhorias no relacionamento e fidelização dos clientes já existentes;
  • Relevância da marca para o setor e aumento da presença digital;
  • Ampliação da comunicação entre produtores, fornecedores e consumidores;
  • Alcance do público que a empresa deseja;
  • Mensuração precisa de resultados;
  • Auxílio na tomada de decisões e visão mais ampla para mudanças e novas estratégias.

Mas além de falar sobre o poder do marketing digital para agronegócio, não posso deixar de te contar uma coisa muito importante: ele é mais acessível do que você imagina!

marketing digital para agronegócio

De fato, alguns empresários ainda pensam que estes métodos não compensam para suas empresas.

Mas é preciso eliminar este pensamento. Pois o método com certeza está ao alcance do seu negócio e pode em pouco tempo trazer o retorno que você tanto espera.

Quer saber quais estratégias não podem faltar durante esta jornada? Continue a leitura e descubra!

Como fazer marketing digital para agronegócio?

Enfim chegou a hora de descobrir de uma maneira prática quais ações podem ser realizadas dentro do marketing digital para agronegócio. Para ficar mais simples, vou listar as principais delas. Veja:

Planejar nunca é demais

Eu não canso de falar em meus textos sobre planejamento. Pois acredito que o óbvio sempre precisa ser dito.

E é justamente por parecer uma etapa tão óbvia que algumas pessoas acabam pulando esta fase e comprometendo seus métodos mais para frente.

Portanto, não cometa este erro. Antes de colocar suas técnicas em jogo, elabore um bom planejamento com objetivos, metas, conteúdos que serão produzidos, prazos e ferramentas que podem te ajudar.

Afinal, alcançar o caminho do sucesso é uma tarefa que fica mais fácil quando você sabe por onde começar e por qual motivo tanto deseja chegar até lá.

Fale com a pessoa certa

Sem dúvidas, você precisa ter em mente que não vai conseguir alcançar nenhum cliente se não souber quem ele é, o que ele deseja e como a sua empresa pode ajudá-lo.
Por isso, é primordial realizar uma busca para definir quem você deseja atingir.

Para conseguir este feito, o recomendado é desenvolver uma persona, personagem fictício feita com base em dados e pesquisas que revelam os desejos, características pessoais e dores do seu público.

Assim, fica muito mais fácil encontrar a maneira certa de elaborar estratégias e conteúdos que conversem diretamente com a pessoa determinada.

Esteja nas redes sociais

As mídias sociais são muito importantes para o marketing digital para agronegócio. Portanto, se você deseja começar, saiba que elas precisam estar alinhadas com toda a sua estratégia.

Por isso, o recomendado é que se enquadrem dentro do perfil da sua persona. Ou seja, a sua empresa deve marcar presença onde o seu público-alvo está.

Desse modo, o ideal é elaborar uma boa pauta mensal com conteúdos específicos para o seu segmento e divulgação de seus produtos e serviços.

Além disso você também pode trabalhar com a possibilidade de realizar anúncios pagos para aumentar a performance. Redes sociais como Facebook e Instagram costumam impulsionar publicações com valores que cabem no seu bolso e podem trazer bons resultados.

marketing digital para agronegócio

Aposte em SEO

Os blogs nunca estiveram tão em alta. Hoje eles representam mais que um espaço para compartilhar conhecimento. Pois são grandes oportunidades de vendas.

Mas para que tudo funcione, é essencial apostar em SEO (Search Engine Optimization), que ajuda o seu conteúdo ser encontrado nos mecanismos de busca com mais facilidade.

Isso é possível com a união do marketing de conteúdo e de estratégias digitais focadas em palavras-chave, que melhoram o rankeamento da sua empresa nos sites de pesquisa.

Por isso, é importante saber o que as pessoas buscam sobre a sua empresa para fornecer o material que elas procuram.

Tenha conteúdos especializados

Agora quero falar com você sobre algo muito essencial, que é como se fosse o coração de todas essas estratégias.

Estou falando sobre o conteúdo que será produzido. Sem dúvidas, essa parte é fundamental para que tudo se encaixe e transmita a mensagem que a sua empresa deseja passar.

Por isso, não descuide do conteúdo da sua empresa e preze sempre pelo melhor. Pois textos de qualidade e principalmente focados em resultados, conseguem educar o mercado, te aproximar dos clientes e te transformar em uma referência no segmento.

Mas quais conteúdos podem ser feitos dentro do marketing digital para agronegócio?

Existem muitas possibilidades, mas o recomendado é que você aposte em peças como textos de blog, publicações segmentadas para as redes sociais, e-mails marketing, vídeos e newsletters.

Acompanhe os resultados

Por fim, eu não poderia encerrar este texto antes de falar sobre a importância da mensuração. Pois analisar os resultados é uma prática que pode fazer a sua estratégia evoluir.

Aliás, ao saber como o seu público está reagindo e lidando com o seu conteúdo, é possível descobrir o que é preciso mudar e como alcançar as metas que você deseja com mais facilidade.

Portanto, acompanhe seus resultados, documente e faça as mudanças necessárias.

Sua empresa precisa de todas as vantagens citadas ao longo do texto e você não sabe como começar? Conte com a nossa equipe especializada para alcançar os objetivos que você sonha para o seu negócio.

Clique aqui, fale conosco e veja como podemos te ajudar!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *