Marketing Digital e programação: conheça essa incrível casadinha

marketing digital e programação

Quando falamos em programação, pensamos em algo longe, e complicado. Porém, temos que te dizer, é algo que pode fazer parte do nosso cotidiano.

Ainda mais se você mexe com marketing digital!
Não imagina como? Vamos entender então!

Como assim programação e marketing digital?

A princípio podemos pensar: que loucura, como marketing digital e programação podem andar juntos? Mas sim, é uma realidade. Portanto se você já trabalha ou pretende trabalhar na área de marketing digital e não tem ideia de nada em programação, nossa dica é: reveja isso!

Vamos partir do princípio que, atualmente, o marketing digital diz muito a respeito de dados. Logo, esses dados você precisa mais que interpretar, muitas vezes será necessário codificá-los.

O basicão que faz a diferença

Veja bem: nossa intenção aqui não é te transformar num expert em programação, mas trabalhar com verdades: você irá precisar de algo deste tema no marketing digital! Por exemplo, para mexer em blogs, você já precisa entender algo sobre código.

Afinal, para poder otimizar seus textos, criar a URL perfeita, meta descrições e mesmo posicionar melhor seu conteúdo, indexando-o nos buscadores, tem que entender um tiquinho sobre o tema.

Além disso, marketing digital também é falar sobre temas como data science, big data, machine learning, business inteligence e inteligência artificial. E adivinha: tudo isso já é utilizado nas estratégias de marketing digital. Então começar a entender estes conceitos já é uma tarefinha a ser feita.

tecnologia e marketing

Entenda este mundo

Falando de modo prático, a programação pode se inserir no marketing digital através de:  adição de novos parâmetros ao seu código ou de dados brutos do Google Analytics, automatização de tarefas para campanhas ou mesmo falar de uma linguagem mais específica com o pessoal de web.

Logo, você vai precisar entender algo para poder trazer isto para seu dia: através de organização de prazos, tarefas e outros processos que constituem o marketing digital.

Desmistifique e simplifique

Programação não é bicho de sete cabeças. Pelo contrário, é uma grande ajuda para seu trabalho e uma vantagem!! Afinal, algoritmos como do Google e do Facebook são constantemente atualizados e você precisa entender como isso afeta todo seu planejamento de marketing digital.

Então, sem medo e sem mitos, entender o básico de programação será uma baita facilidade para você. Estamos falando de ensinar o computador a pensar por meio de linhas de código e economizar horas de cálculos, dando a ele esta função.

Portanto, comece a ler e entender qual o seu objetivo com a programação, para entender qual a melhor linguagem a ser aprendida. Buscar materiais, cursos onlines, webinars e outros matérias é a segunda etapa e depois disso, é passar para a prática!

Quer revolucionar a forma de sua empresa se posicionar digitalmente? Conheça nossas soluções e entenda como podemos te ajudar!