Criatividade e oportunismo criam a condição perfeita para escolher uma mídia alternativa
Em um mundo mais ágil e dinâmico como o proporcionado pela internet, a comunicação acontece de forma diferenciada e tem quebrado os padrões tradicionais. Isso vale para as relações interpessoais, jornalismo e publicidade. Sem o mesmo valor voltado para os meios “antigos”, investir em uma mídia alternativa pode ser a melhor opção para apresentar sua empresa.
Essa escolha, se for feita de maneira consciente, pode ser mais eficiente e com melhor custo-benefício, já que não tem os preços altos como barreira. Mídia alternativa é considerada toda a ação que fuja dos meios tradicionais como cinema, jornal, rádio, revista, TV, outdoor e painéis, e até mesmo a internet, que já virou “básica” com anúncios em sites e redes sociais, por exemplo.
Unir criatividade e oportunismo é a combinação perfeita para uma inserção de sucesso em qualquer mídia alternativa. Encontrar o local perfeito e saber casar a ocasião com o tema é o que vai fazer a diferença. Inovação é a palavra-chave.
Conheça mais trabalhos da Platz.
Mais perto da realidade das pessoas, a chance de causar um apelo emocional é maior. Já as chances de aumentar o boca a boca são muito maiores.
Como opções de mídia alternativa, estão as Indoor, que usam conteúdos informativos e canais de entretenimento para atingir as pessoas em filas, por exemplo, e a programação institucional; e a Out of Home, que atinge o público no espaço fora de casa, e aí é só usar a imaginação.
Quando for escolher um lugar como mídia alternativa, cuidado para ele não fugir da identidade da empresa e nem perder a ligação com a mensagem a ser passada pela campanha. O local e a mensagem devem estar 100% ligados, e isso inclui a presença do seu público-alvo no local.
Algumas opções de mídia alternativa são:
- Saco de pão;
- Sacolas;
- Escada rolante;
- Corrimão;
- Vitrines;
- Grades e cercas;
- Pias e espelhos;
- O céu é o limite…
Como usar a internet como uma mídia alternativa
Usar a internet apenas para anúncios nos formatos que seriam usados em outras mídias faz dela uma mídia tradicional. Aproveitar seu potencial para deixar a criatividade fluir a torna uma ótima mídia alternativa.
A rede cria uma grande oportunidade para as marcas passarem suas mensagens e se relacionarem de formas diferentes.
A criação de conteúdo é uma forma eficaz para alcançar todos esses benefícios. A produção pode ser para sites, blogs ou mesmo para as mídias sociais, com imagens, grupos de discussão ou lives, tanto no Facebook, quanto no Instagram, Twitter, Google + e Youtube. Levando um assunto que interessa a seu público-alvo, você consegue prendê-lo às suas páginas e vira autoridade para ele. Dessa forma, é fácil viralizar e gerar mídia espontânea.
E o conceito de “no media”, você já conhece?
O termo “no media”, em português “sem mídia”, no entanto pode parecer contraditório quando se fala em comunicação, por sugerir a negação ou a ausência da mídia no processo.
No entanto, a ideia é que a mensagem publicitária se desvincule do conceito tradicional de mídia, mas, dessa vez, sem a utilização de uma mídia alternativa também.
Uma das estratégias mais utilizadas atualmente vem da Comunicação de Marketing Integrada (CMI). Ela dá uma direcionamento diferenciado das informações para conquistas a atenção dos consumidores.
Ações que não se vinculem diretamente à marca, mas que façam o consumidor chegar até ela são uma boa pedida. Um exemplo aconteceu na Irlanda, quando a Sony lançou o Playstation 3. Na época, foram espalhados ovos gigantes que vem sendo usada diariamente pelas marcas é o relacionamento com famosos e influencers. Assim, eles recebem produtos da empresa e divulgam “espontaneamente” em seus perfis nas redes sociais.
Venha criar as suas com a Platz. Contate-nos e aproveite essa oportunidade.