O marketing digital segue como balizador de estratégias digitais para empresas, e como tal, começou em 2019 cheio de tendências, mas você sabe quais são?
Faz uso de alguma em sua rotina? E caso ainda não conheça, nós te apresentamos as novidades que serão usadas ainda este ano na área do marketing digital.
1. Otimização para buscas por vozes no seu site ou blog
O SEO já é estratégia utilizada por muitas empresas dentro do marketing digital e as buscas cada vez mais serão feitas por voz. Este é o principal destaque nesta categoria, que também inclui o surgimento de assistentes pessoais, como Alexa e Bixby.
Nos últimos anos, os vídeos e pesquisas por voz têm se popularizado com o avanço da tecnologia de reconhecimento de palavras do Google e agora, em apenas um clique, você fala sua busca e os resultados surgem.
2. Conteúdos e estratégias para os micro-momentos
Pensando na mudança de comportamento dos consumidores, cada vez mais conectados, esta tendência do marketing digital aposta nos micro-momentos das redes sociais.
Em resumo, estes momentos são situações dentro da jornada de compra do consumidor, em que ele busca por informações na internet: eu quero saber, eu quero ir, eu quero fazer e eu quero comprar.
3. Uso de chatbots
O atendimento ao consumidor não é mais o mesmo com o uso dos chatbots no marketing digital. Isto é, esses robozinhos estão programados para interagir com o público de forma rápida. Sem dúvida já têm sido utilizados por muitas empresas, inclusive, alguns possuem senso de humor e personalidades próprias.
Os chatbots são tendência por causa de uma mudança na maneira como as pessoas se comunicam na internet. Uma vez que este tipo de aplicativo também ajuda a acumular dados sobre os consumidores, e assim os ajudam a comprar produtos online, esclarecer dúvidas mais comuns e outras funções.
4. Marketing de Influência
Esta tendência de marketing digital já vinha acontecendo desde 2017 e é apontada como uma estratégia eficiente. Neste tipo de estratégia, são feitas parcerias com influenciadores digitais para que estes, em suas redes sociais, recomendem o seu produto e serviço.
Lembrando que esta estratégia não precisa ser aplicada exclusivamente com pessoas famosas. Da mesma forma, os micro influenciadores também conseguem boa penetração em nichos de mercados específicos.
5. Business Intelligence (BI) e Big Data
Estes dois processos auxiliam na visibilidade das estratégias e de seus indicadores de performances no marketing digital, os chamados KPI’s. Um dos recursos já utilizados são os dashboards. Em outras palavras, são painéis que ajudam a ter visibilidade em tempo real das estratégias em andamento.
Com o Big Data, por exemplo, é possível mapear e consultar enormes volumes de dados, extraindo informações que possibilitam tomar decisões melhores e potencializar a geração de leads para sua empresa.
E sua empresa, está preparada para aplicar estas estratégias e revolucionar sua forma de vender? Conte com a Platz para alavancar sua estratégia de marketing digital. Venha conversar conosco e entender como podemos te ajudar a vender mais.