Você sabe o que é prospect? Veja como aumentar as vendas b2b com ele

Como você sabe, no marketing digital alguns termos são comuns, como leads, funil de vendas e jornada de compra, por exemplo. Outra expressão comum é prospect, que representa um elemento fundamental nos processos de vendas da sua empresa.

E como nós sabemos que conquistar clientes é um dos grandes desejos do seu negócio, decidimos te explicar mais sobre o assunto e te mostrar como é possível aumentar as vendas b2b.

A diferença entre prospect, lead e suspect

Primeiramente, antes de te mostrar como o prospect pode ajudar a sua empresa a crescer, precisamos falar sobre as diferenças entre prospect, lead e suspect. Confira a definição de cada um:

Lead

É um visitante que conheceu a sua empresa por site ou através das redes sociais e materiais de marketing digital e fez um cadastro para obter materiais exclusivos feitos pela sua marca.

Ou seja, o lead é aquele que demonstra ter interesse nas suas soluções, mas está enfrentando a jornada de compra, sendo nutrido de informações que ajudem ele a tomar a decisão.

Prospect

É o lead que já foi qualificado, pois reuniu as informações que precisava para a decisão. O prospect está no momento de escolher como, quando e de quem vai comprar.

Por isso, ele é uma perspectiva mais clara de venda e demonstra estar mais propenso a fechar negócio.  

Suspect

Trata-se de um possível futuro comprador. Ele já demonstrou interesse, mas não deseja comprar no momento. No entanto, vale a pena dedicar atenção, pois ele pode mudar de ideia futuramente.

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Como converter prospects em vendas?

Agora que você sabe o que é um prospect, chegou o momento de entender como é possível fazer com que ele se transforme em um cliente da sua empresa.

Sabe como isso é possível? Através de métodos que destaquem sua experiência e qualidade e mantenham o bom relacionamento com os possíveis compradores.  

Desse modo, existem estratégias de marketing digital que podem te fazer aumentar as vendas b2b. Confira 5 dicas que separamos para você!

1 – Invista em conteúdo de qualidade

Inegavelmente, é preciso total cuidado com o conteúdo publicado ou compartilhado pela sua marca. Afinal, ele pode demonstrar seus valores, missões e ideais. Ou seja, o conteúdo pode determinar a reputação da sua empresa e pode te fazer chegar mais longe ou voltar um caminho já percorrido.

Por isso, é fundamental entregar conteúdos de qualidade que, além de demonstrarem profissionalismo, mostrem o quanto você é experiente na área de atuação ou na solução que o prospect procura. Dessa forma, a dica é apostar em planejamentos que desenvolvam materiais exclusivos para a persona da sua empresa e que te destaquem da concorrência.

2 – Aplique as técnica de SEO

Com os conteúdos adequados produzidos, é primordial aplicar as técnicas corretas como, por exemplo, as de SEO (Search Engine Optimization), que visam a otimização para melhorar o posicionamento de uma página nos mecanismos de busca.

Assim, além de ter materiais bem elaborados, sua marca consegue ficar bem posicionada no Google, aumentar o tráfego e, por consequência, ter mais oportunidades de vendas.

Essa é, sem dúvida, uma boa maneira de transformar seu prospect em cliente. Pois quanto mais ele te achar, mais tende a se interessar e entender como você pode oferecer algo que ele procura.

3 – Esteja presente em diferentes canais de comunicação

Por fim, a nossa dica para aumentar as vendas b2b, é marcar presença em diversos canais. Portanto, é muito importante que a sua empresa tenha perfil nas redes sociais mais acessadas pelos seus prospects. Para fortalecer esse relacionamento, é necessário apostar em interação, engajamento e sempre responder comentários e reações que apareçam nas suas páginas.

Além disso, a marca também pode ter um blog, canal no Youtube, e-commerce e um site responsivo, que seja bonito, otimizado, ágil, leve e abastecido com as informações essenciais.

Essas são apenas algumas estratégias que aplicamos com nossos clientes. Existem diversas táticas que podem influenciar no relacionamento com seu prospect e em suas decisões.

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