Comercial B2B: 4 dicas para organizar o processo de vendas da sua empresa

Comercial B2B

Independente do porte da empresa ou do seu ramo de atuação, ela possui um setor comercial. Seja ele composto por um profissional ou por vinte, sua existência é sempre essencial.
No comercial B2B a tônica é a mesma. Desse modo, ter esse setor bem organizado é o primeiro passo para alcançar resultados positivos.
Nesse texto abordaremos quatro pontos importantes na organização de um comercial B2B.

Vendarketing

O Vendarketing é o alinhamento entre o time de marketing e o time de vendas. Este alinhamento proporciona um grande aumento na efetividade do trabalho, já que impacta diretamente no ganho de tempo dos profissionais e gera abordagens mais certeiras com os potenciais clientes.
Dessa forma, informações, definições e objetivos são compartilhados por todos, gerando uma dinâmica mais saudável no processo de venda.

SLA

A sigla SLA é a abreviação do termo em inglês Service Level Agreement, que traduzido para o português, significa acordo de nível de serviço.
Todos os benefícios que o vendarketing pode trazer só serão atingidos com uma comunicação clara entre os times e com um acordo formal firmado entre eles.

Comercial B2B

O SLA, é então, na prática, o conjunto de regras que determinará as ações e o que cada time deverá entregar durante o processo de vendas, por exemplo:

  • Marketing

Deve entregar 50 MQL (leads qualificados por marketing) por mês para vendas.

Um MQL (neste caso) é um gerente de compras de uma empresa com mais de 50 funcionários e que tenha interagido com algum material produzido pela sua empresa no último mês.

  • Vendas

– Entrar em contato com cada lead até, no máximo, duas horas após recebe-lo.

– Tentar conversar com o lead pelo menos três vezes antes de desistir dele.

Automação de marketing do comercial b2b

Algumas ferramentas ajudam a otimizar o tempo de trabalho de seus times de marketing e vendas. De fato, elas ajudam a compreender com mais profundidade o perfil dos potenciais clientes, possibilitando abordagens mais personalizadas e efetivas.
Inegavelmente, as ferramentas são grandes aliadas em todo o processo de vendas, desde a fase de atração até às análises de resultados.

Métricas do comercial b2b

A definição de métricas é fundamental para que exista uma compreensão detalhada da progressão do processo de vendas. Elas são importantes também após a realização das vendas, como na fase de relacionamentos, por exemplo.

Dessa forma, é importante definir bons KPIs, key performance indicators, ou indicadores-chave de performance. Bons KPIs estão relacionados a informações relevantes para a sua estratégia de vendas.

Sendo assim, acompanha-los no dia a dia permite rastrear com precisão se os pontos chaves do seu processo de venda estão tendo o desempenho planejado.

Para consolidar uma estratégia de vendas e obter bons resultados a partir dela é necessário muita dedicação e trabalho. Além disso, compreender e ter responsabilidade sobre o processo também são fatores essenciais para o sucesso.

Sendo assim, agora que você conheceu as 4 dicas para organizar melhor o comercial B2B, que tal conhecer 3 estratégias infalíveis de marketing B2B para o seu negócio? Então, clique aqui para acessar o texto.