O que é o Google Analytics? Trata-se de uma ferramenta de monitoramento e análise de tráfego, instalada em sites, aplicativos, sistemas para web. Seu objetivo é mensurar a experiência do usuário nessas plataformas online.
Atualmente, é a ferramenta de análise de tráfego mais utilizada no mundo. Assim, ela ajuda profissionais de marketing, vendas e administração a tomarem decisões de campanhas, criação de conteúdo, foco de vendas e até desenvolvimento de estratégias administrativas.
Se aplicado corretamente, você pode monitorar o perfil de quem acessa seu site, saber quais são as páginas mais acessadas, número e origem de conversões, de quais dispositivos, quais cidades e outros dados relevantes.
É uma ferramenta de configuração fácil, tem integração nativa com Google Ads e Search Console. Além disso, ela é integrada com outras ferramentas de marketing. A ferramenta possui uma versão gratuita completíssima, que vai ajudar muito suas ações.
Vantagens do Google Analytics
Segundo Lucinéia Gomes no livro Curso Essencial de Google, o Google Analytics tem diversas vantagens, como:
- Gratuito: ou seja, você não precisa pagar nada pelo serviço que, por sinal, não deixa nada a desejar;
- Análise sofisticada: o programa oferece simplesmente todas as funcionalidades que se esperam de uma oferta de análise pronta;
- Fácil utilização: intuitivo, o Analytics serve tanto para leigos quanto para profissionais experientes;
- Escalável para sites de todos os tamanhos: o serviço funciona no mesmo servidor que o Google;
- Seguro: o Google Analytics garante a proteção de uma quantidade enorme de dados gerados diariamente por meio seu sistema de segurança;
- Controla todas as campanhas online: isso vale desde e-mails até palavras-chave;
- Integrado com o Ads: quem possui o Google Ads pode utilizar sua interface para acessar o Google Analytics.
Inegavelmente, o Google Analytics pode fazer a diferença em seu negócio. Portanto, comece a utiliza-lo agora mesmo!
Conte conosco para instalação desta ferramenta e para leitura dos dados para guiar ações de marketing e vendas.