Sem dúvida, os consumidores estão cada vez mais priorizando o relacionamento e o atendimento humanizado das empresas. Isso também reflete no marketing digital, que hoje tem o papel de não apenas atrair, mas também fidelizar os clientes. Por isso, quem tem uma empresa e se preocupa com a comunicação com o público-alvo, deve dedicar uma parte do seu tempo para realizar uma tática essencial: a nutrição de leads. Para te explicar como funciona essa estratégia, separamos informações essenciais a seguir. Confira!
O que são leads?
Os leads são aquelas pessoas que demonstram algum tipo de interesse no produto ou serviço da empresa. Essa demonstração pode ser feita através do cadastro em formulários ou envolvimento nas redes sociais. Ou seja, trata-se de um potencial consumidor, que quer saber mais sobre a sua empresa e pode ser trabalhado para se transformar em um cliente.
O que é a nutrição de leads?
Como o próprio nome já explica, trata-se de nutrir e até mesmo “alimentar” as pessoas que se interessam pelos serviços da sua empresa. Pois a nutrição de leads é a estratégia que visa enviar de maneira automatizada, uma série de conteúdos relevantes para o seu público-alvo.
O objetivo do método é preparar o consumidor para um funil de vendas. Assim, os materiais recebidos variam de acordo com a experiência de compra que ele está vivendo no momento. As etapas da jornada são: aprendizado, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
Desse modo, tanto a equipe de marketing quanto a de vendas conseguem ser mais assertivas. Pois fica mais fácil monitorar esse caminho e entender qual o momento certo de iniciar o contato.
Portanto, a nutrição de leads trabalha com canais como e-mails marketing, blogs e mídias sociais, que expõem materiais sobre produtos, serviços e soluções ideais para os clientes. Por isso, para realizar um trabalho de sucesso, a dica de nossos especialistas é priorizar algumas táticas essenciais como criação de persona, SEO, Marketing de Conteúdo e monitoramento constante.
Benefícios da estratégia
De acordo com estudos do segmento de marketing digital, a nutrição de leads pode aumentar em 50% o número de vendas de uma empresa com base em seus contatos online.
Além disso, o trabalho pode reduzir custos, pois conquistar possíveis clientes dessa maneira não exige altos gastos. Porém, existem outras vantagens na estratégia, como por exemplo:
- Economia de tempo dos profissionais;
- Oportunidades qualificadas;
- Vendas maiores;
- Processo comercial mais organizado;
- Demonstração de experiência e autoridade da marca;
- Análise de resultados.
Se você tem uma empresa e precisa adquirir essas vantagens que a nutrição de leads oferece, conte com quem entende do assunto. Nossa equipe está pronta para nutrir seus possíveis clientes com materiais eficientes e frutos de excelentes resultados.
Então, entre em contato conosco, agende uma reunião e saiba como podemos ajudar o seu negócio!