Início |  Blog

Marketing de conteúdo para indústrias: veja os benefícios dessa estratégia

O marketing de conteúdo para indústrias pode trazer benefícios para empresa como maior engajamento com clientes e autoridade da marca.

Atração e relacionamento com o cliente estão entre as principais vantagens

Embora muitos empreendedores da área industrial ainda não consigam enxergar, o marketing digital é uma alternativa fundamental para conquistar e fidelizar clientes. Mais do que isso, as estratégias atraem o público e ajudam as empresas a se tornarem referências no mercado em que atuam. Isso pode ser feito de muitas formas.

Mas, sem dúvidas, o marketing de conteúdo para indústria é um caminho assertivo para o sucesso das campanhas de comunicação.

O conceito

Primeiramente, é importante explicar que o marketing de conteúdo reúne um conjunto de métodos para criação de conteúdo relevante. E que agregue valor para uma marca.

Além disso, a estratégia ajuda a ter mais engajamento e a criar uma percepção positiva da empresa, possibilitando novos negócios.

O que dizem as pesquisas?

Sem dúvida, um ponto importante sobre o marketing de conteúdo é que essa tendência é a bola da vez. De acordo com uma pesquisa realizada pela PQ Media no final de 2018, o método movimentou 16 bilhões de dólares na indústria global em um ano.

Apenas nos Estados Unidos, o valor atingido foi de 7 bilhões. Mas, o Brasil não fica para trás. Pois segundo o estudo da Content Trends, 71% das empresas brasileiras já adotaram essas práticas para alcançar novos clientes.

Além disso, de acordo com o relatório, as marcas que utilizam essas técnicas e produzem mais de 13 conteúdos por mês, recebem em média 4,2 vezes mais visitas em seus sites.

Vantagens do marketing de conteúdo para indústrias

Sim, de fato os clientes consultam alguma forma de conteúdo durante seu processo de compra. E é justamente nesta jornada que o marketing de conteúdo para indústrias pode entrar.

Afinal, textos corretos, bem segmentados e escritos de acordo com a necessidade do consumidor podem trazer muitas vantagens como:

  • Autoridade da marca, através da confiança e admiração adquirida pelos textos de alto impacto e relevância;
  • Captação, oferecendo conteúdo informativo e esclarecedor com técnicas de SEO, proporcionando maior visibilidade e fazendo com que a indústria seja encontrada com maior facilidade na internet, despertando o interesse de potenciais clientes;
  • Fidelização depois da compra, para que o relacionamento vá além do momento de fechar um negócio e abra portas para novas oportunidades.
Marketing de Conteúdo para Indústrias

Como aplicar essa estratégia?

O marketing de conteúdo para indústrias trabalha com um público totalmente específico. No entanto, seu propósito não é apenas vender, mas sim ajudar os clientes a crescerem cada vez mais.

Portanto essa preocupação faz a diferença e pode ser expressada através de materiais que tirem dúvidas, instruam sobre algum assunto da área e ajude em algum aspecto.

Mas, para começar essa estratégia, é preciso elaborar um planejamento de pesquisas. O primeiro ponto é entender quem são os potenciais clientes da indústria e estudar suas características, preferências e experiências de compra, por exemplo.

Assim com o entendimento desses dados, também conhecido como definição de persona, é possível ter uma base para direcionar todas as ações. Desse modo, todo o material que será produzido terá assuntos de interesse do seu público e será divulgado nos canais em que ele mais acessa.

Formas de trabalhar o marketing de conteúdo

  • Site da empresa, com informações precisas e que divulguem os produtos e serviços disponíveis;
  • Blog, com temas atuais que gerem conhecimento e ajudem a desenvolver um relacionamento mais próximo com o público;
  • Vídeos, através de conteúdos de fácil compreensão que aumentem o engajamento da marca;
  • E-mail marketing, através de uma comunicação mais direta e que divulgue promoções, novidades e aumente o tráfego nos canais da empresa;
  • Redes sociais, por meio de estratégias de marketing de conteúdo para indústrias, que ajudem a alavancar a visibilidade do negócio e aumente a interação com os potenciais clientes.

Porém, é essencial ressaltar que todas essas ações devem fazer parte de um planejamento estratégico, para que tudo seja feito de forma correta e organizada. Dessa forma, um bom trabalho permite ainda a mensuração de resultados para analisar se o caminho escolhido é correto e pode aumentar as vendas e a potência da marca na internet.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o marketing de conteúdo para indústrias, então que tal ler um texto que fizemos sobre como o marketing digital pode ajudar a aumentar as vendas deste segmento?

Em nossa agência, trabalhamos com esses métodos, pesquisas, produção de conteúdo e análises para que nossos clientes sejam surpreendidos com os alcances de sua marca. Então se você tem interesse em dar esse passo não apenas na comunicação, mas nos resultados da sua empresa, fale conosco e tire suas dúvidas!