Sem dúvidas, as redes sociais evoluíram muito ao longo dos anos. Quem diria, por exemplo, que uma simples ferramenta lançada em 2004, conhecida por Facebook, seria uma das maiores fontes de vendas da atualidade? Aliás, hoje mídias como Instagram e LinkedIn também são palcos para grandes negócios e integram as estratégias B2B dentro do marketing digital dessas empresas.
Agora que você já sabe essa informação, chegou o momento de entender como aproveitar as oportunidades que podem surgir nas páginas da sua empresa.
Por isso, ao longo deste texto vou te explicar como é possível gerar leads nas redes sociais da sua marca. Continue acompanhando e confira!
Priorize a definição de persona
Em um dos textos que escrevi no blog da Platz, falei sobre a importância de definir a persona do seu negócio. No conteúdo que você pode acessar clicando aqui dei alguns exemplos e o passo a passo para a tarefa, que é essencial para as estratégias de marketing digital.
Por isso, hoje quero destacar ainda mais o quanto este método é importante para o sucesso das suas campanhas. Na verdade, é mais que importante, é fundamental. Pois a persona é um personagem fictício, traçado através de técnicas de estudo e pesquisas especializadas, que reúne as principais características do seu cliente.
Ou seja, ela é um norte para o caminho que seus conteúdos traçarão, seja nas redes sociais ou em seu blog, por exemplo. Portanto, para suas estratégias B2B funcionarem é fundamental conhecer para quem você irá vender.
Assim, será possível entender gostos, opiniões e desejos dos seus leads e entregar as melhores soluções para eles.
Esteja onde sua persona está
Depois que a persona for definida, é preciso acompanhá-la. Aliás, neste momento você já conhece suas preferências e sabe, inclusive, quais redes sociais ela mais acessa. Desse modo, é preciso marcar presença nestas mídias. Esses serão os locais da sua publicação, pois é onde seus possíveis clientes estão e podem se deparar com seus produtos ou serviços.
Gere conteúdo de qualidade
Essa, sem dúvidas, é uma das etapas cruciais para conquistar o público que você tanto deseja. Entender em qual etapa da jornada de compras o seu lead está e produzir materiais adequados para cada momento faz parte das estratégias B2B e é uma ação essencial para atrair sua atenção e começar a construir um bom relacionamento com o potencial cliente.
Ou seja, é preciso desenvolver posts que sejam adequados para cada fase. Por exemplo, se o potencial cliente está reconhecendo a necessidade de utilizar seu produto, ainda não é o momento de oferecer sua solução.
Porém, é uma boa hora para destacar seus diferenciais e explicar como você pode resolver o problema dele.
Do mesmo modo, se ele já está preparado para compra, é preciso ser mais direto com conteúdos específicos de vendas e não tão informativos quanto os anteriores.
Aproveite os recursos das redes sociais
De fato, conhecer as redes sociais que seu público marca presença é essencial para traçar o planejamento adequado. Por isso, a dica é aproveitar os recursos que as mídias oferecem.
Inegavelmente, as estratégias B2B contam com suas particularidades e têm forte potencial em determinadas ferramentas. Saiba mais sobre a possibilidade de gerar leads em cada uma delas:
O Facebook é uma excelente fonte de geração de leads. Primeiramente, a rede social mais utilizada no mundo conta com muitas pessoas interessadas em marcas. Além disso, ela possibilita segmentações poderosas, que podem te fazer alcançar exatamente o público desejado.
Para gerar leads no Facebook, você pode gerar conteúdos para grupos, já que é um mecanismo gratuito e de fácil acesso. Do mesmo modo, você pode investir nos anúncios pagos, que conseguem ajudar sua marca chegar mais longe.
Portanto, conforme já citei, é preciso apostar no direcionamento e realizar a definição correta das pessoas que deseja alcançar.
Além disso, é interessante realizar um estudo para identificar os melhores horários para realizar as postagens e investir em CTAs, que devem estimular seu visitante a tomar ações como realizar cadastros e solicitar orçamentos. Manter uma frequência de posts também pode te ajudar a organizar seu planejamento e agradar o seu público-alvo.
Não pense que o Instagram é apenas uma rede social para postar fotos de viagens, comidas ou looks do dia. Hoje o aplicativo movimenta o mundo dos negócios e de acordo com pesquisas recentes do segmento, 48% das pessoas já realizaram uma compra através dele.
Sabe o que significa? Que a sua empresa também pode lucrar com isso!
Portanto, a dica dessa vez é aproveitar os anúncios desta ferramenta e impulsionar seus posts, Stories e criar segmentações. Além disso, é importante criar materiais ricos e encaminhar seus leads para eles.
Para conquistar cada vez mais seguidores, o recomendado é criar bons Stories e postagens que surpreendam, com fotos de qualidade, boas legendas e vídeos tratem de assuntos que o seu público deseja saber.
Por fim, quero falar sobre a maior rede social profissional do planeta. O LinkedIn está crescendo muito no Brasil e hoje permite anúncios de diferentes formatos, seja em foto, carrossel e até através de mensagens na plataforma.
Assim como Facebook, ele também conta com grupos. No entanto, a diferença é que neste caso as pessoas estão mais voltadas para a área profissional, o que possibilita ainda mais a chance de novos negócios, principalmente se você estiver procurando falar com diretores e cargos que tomam decisões.
Desse modo, o ideal é ter um bom número de conexões e transformá-los em leads, por meio da nutrição com materiais relevantes e que possam gerar certo valor para eles.
Além disso, não apenas no LinkedIn, mas em todas as redes sociais, é fundamental traçar um esquema de respostas para as possíveis mensagens. É fundamental não deixar nenhum visitante esperando retorno por muito tempo.
Não esqueça as landing pages
Pois bem, após seguir todos esses passos e entender um pouco mais sobre as redes sociais que podem ajudar a sua empresa a gerar mais leads, eu preciso te revelar mais um segredo para o sucesso das conversões.
Trata-se das landing pages, que são aquelas páginas de destino que oferecem conteúdos exclusivos para seus visitantes. Talvez isso pareça oferecer ainda mais tarefas para sua equipe de marketing digital. De fato, é um trabalho que exige estudos e planejamento.
No entanto, todo o esforço vale a pena. Pois em troca do material oferecido, a página acaba captando um possível cliente para sua empresa, através de seus formulários.
Por isso, não deixe de produzir bons materiais e disponibilizá-los em páginas que possam te oferecer os contatos que deseja.
Recapitulando
Conforme te contei ao longo deste texto, existem diversas maneiras de gerar leads nas redes sociais. Os leads são seus potenciais clientes e eles podem vir de diversas formas, seja através de posts de engajamento ou de anúncios segmentados.
Por isso, é importante que você seja relevante. Que entregue conteúdos que podem aproximar o seu público do produto ou serviço que tem para oferecer.
Aqui na Platz desenvolvemos este trabalho através de estratégias B2B, que já geraram muitos leads para empresas como a sua.
Quer saber como nossos métodos podem ser aplicados no seu negócio? Fale conosco e tire suas dúvidas!