Aposte no E-book como estratégia para conquistar mais leads

e-book inbound

Criar conteúdo gratuito é uma das melhores formas de atrair oportunidades

Uma das técnicas mais eficientes na estratégia do marketing digital é a criação de um e-book. Disponibilizar conteúdo gratuito e de qualidade é uma das vantagens do inbound marketing. E deve ser muito bem aproveitado, afinal, de que outra forma você consegue transmitir uma informação estratégica padronizada e focada no cliente?

Receber esse conteúdo especial é uma das razões para que as pessoas não se importem em deixar o e-mail e mais alguns dados em um formulário. Assim é um processo que vale a pena – para os dois lados.

O baixo custo de sua produção é outro atrativo. Para uma distribuição adequada, os gastos são com um profissional capacitado que saiba se utilizar das técnicas corretas de texto e com um sistema de automação que fará o disparo do e-book e a captação dos leads.

Criando autoridade

Outro ponto ainda mais importante é a oportunidade de se tornar autoridade no tema que você ou sua empresa domina. Apresentando conteúdo relevante e pertinente ao seu público-alvo, é muito possível que os interessados no assunto busquem por mais informações criadas por você no futuro.

Para começar, é preciso definir as pautas, os temas que serão abordados. Eles devem levar em conta as principais dores do público, quais são os problemas que os leads estão querendo resolver.

Falar a língua de seu cliente, dar as informações que ele realmente precisa receber e acrescentar detalhes que o prendam na leitura são alguns dos chamarizes dos e-books.

Portanto para saber como deixá-lo mais atraente para o público, siga essas dicas:

  • Busque temas interessantes. Veja no Google Analytics quais são as páginas mais buscadas de seu site, utilize páginas que mostram palavras-chaves, como a Uber Suggest e fique de olho nos trends das redes sociais;
  • Crie uma boa estrutura de texto. Divida em capítulos, como se fossem postagens, invista nas imagens (fotos e vídeos), entregue hyperlinks que completem a experiência da leitura. Siga um roteiro que faça sentido;
  • Deixe o material com a cara da sua marca. Reforce a identidade visual e a identidade verbal da sua marca no e-book. Mantenha o tom de voz que a empresa já usa. Use as cores e fontes que seus materiais levam;
  • Escolha um nome atrativo. Essa parece uma missão fácil, mas não é. Como qualquer outro livro, seu e-book precisa de um título. Lembre das dores do seu lead para chamar sua atenção;
  • Revise o texto. Por favor, não é porque estamos na internet que podemos falar de qualquer forma, né? Mantenha uma escrita de qualidade, correta, sem erros gramaticais. Faça a revisão e peça que mais alguém a faça também. Só para garantir.

A divulgação do E-book

Com todo conteúdo pronto, vale ressaltar mais dois processos antes que o e-book seja disparado. O primeiro deles é o formato que ele terá. Muitos indicam o PDF e outros recomendam o EPub. Para transformar em PDF, vale a atenção com o software que fará a conversão.

De acordo com o sistema operacional em que o e-book será aberto pode haver alterações no layout. O EPub torna o livro responsivo, ou seja, ele se adapta facilmente a qualquer tamanho de tela.

O próximo passo é onde e como divulgar o e-book. Comece pela criação da landing page (página de conversão). É ali que ele vai estar alocada e é por ela que todos chegarão até ele. Além disso não esqueça de usar outras chamadas no seu site, links que levem para essa landing page.

Voltando para a landing page, fique atento a algumas características que podem fazer a diferença:

  • Crie várias calls-to-action (chamadas para a ação) de conteúdo de funil (para entender o processo do inbound, leia nosso e-book);
  • Crie um formulário claro e chamativo. É nele que uma pessoa comum deixará seus dados e se tornará um lead quente;
  • Faça um título interessante, já apresentando o e-book. Crie um subtítulo que explique o que será encontrado no material. Também fale o que pode acontecer ao fim da leitura, quais consequências esse aprendizado pode oferecer;
  • Descreva o e-book: o que ele fala, porque deve ser baixado, quais serão os aprendizados, quais as consequências da leitura etc.;
  • Após a descrição, mostre os reais benefícios do e-book. Faça uma lista bem clara e direta do porquê devem baixá-lo.

Depois, divulgue tudo isso em um post no seu blog, em todas as mídias sociais e abuse do e-mail marketing. Envie esse material para todos os clientes em potenciais.

Nossos E-books

Está na dúvida de como fazer o seu e-book? Pergunte-nos qual a melhor maneira de trabalhar seus conteúdos. Temos nossos próprios e-books e também produzimos os materiais para nossos parceiros, como a ABMC. Um dos exemplos é o material produzido para apresentar o eSocial.