Pagamento por WhatsApp: Saiba tudo sobre essa novidade que começa a ser testada no Brasil

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tela com aplicativo WhatsApp

É isso mesmo que você leu: você vai poder realizar pagamentos pelo WhatsApp! A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (15/06/2020) pela empresa, que declarou que o Brasil foi o país escolhido, graças ao grande número de usuários e sua frequência de uso. Para utilizar a nova função será preciso cadastrar o cartão com a função débito e não haverá custos para o usuário comum. No entanto, os usuários na modalidade WhatsApp Business pagarão taxas para utilização.
Então, entenda melhor o pagamento por WhatsApp!

Facebook Pay, a carteira digital que promete revolucionar os meios de pagamentos online

A função chega ao Brasil, inicialmente no WhatsApp, já nas próximas semanas, porém o Facebook sinaliza que o projeto é expandir a modalidade de pagamento para os outros aplicativos que são pertencentes a empresa, como o Facebook e Instagram.

Se você está achando a novidade super legal, saiba que o Facebook não é pioneiro nesta ação. A principal tendência no mundo dos app’s são os super aplicativos, que reúnem várias funções na mesma tela. Um bom exemplo que já opera aqui no Brasil é o Rappi, onde você pode fazer desde compras em diversas lojas, até pagamentos e entregas, tudo no mesmo lugar.

O Wechat é um super aplicativo chinês, que transformou os métodos de pagamentos na China. Com ele você pode fazer praticamente tudo no mesmo lugar. Além de enviar e receber mensagens, você pode utilizá-lo como loja virtual e realizar os pagamentos por lá mesmo.

Ao que tudo indica o Facebook, vai seguir essa mesma tendência.

Por que escolheram o Brasil para iniciar o pagamento por WhatsApp?

Segundo a empresa, os brasileiros foram escolhidos porque o app é muito utilizado no país, tanto de forma pessoal quanto profissional. Eles esperam que a solução possa ajudar no desenvolvimento econômico das pequenas empresas Brasileiras, já que o WhatsApp é muito utilizado por esse tipo de negócio.

O Facebook afirma que a disponibilização desse recurso vai ajudar as empresas brasileiras a adotar meios de pagamentos digitais. Segundo o WhatsApp, existem hoje mais de 120 milhões de usuários no Brasil.

Como vai funcionar o pagamento por WhatsApp

O usuário deverá cadastrar seu cartão na função Facebook Pay, para que possa realizar pagamentos e recebimentos.
Será tão fácil como enviar uma imagem. Aliás, a função vai ficar no mesmo menu de envio de imagens, e vai chamar “Pagamento”.

Assim que o usuário clicar na função, deverá descrever o valor, e será redirecionado para a criação de uma conta. Após a aceitação dos termos de uso, o usuário vai criar uma senha de 6 dígitos. Após a criação da senha é só incluir nome, CPF e um cartão de um dos bancos parceiros. Haverá uma verificação do banco, que vai enviar um código por SMS pelo aplicativo do próprio banco ou por e-mail. Essa ação será realizada visando evitar fraudes.

O uso da senha (ou reconhecimento biométrico) será indispensável sempre que o usuário for enviar dinheiro. As informações de cartão são encriptadas de acordo com as próprias mensagens nos dias atuais.

Quem pode usar Facebook Pay?

Primeiramente, as pessoas que tem cartões de débito e de crédito, nas bandeiras Visa e Mastercard nos seguintes bancos: Banco do Brasil, Sicred e é claro que o roxinho não poderia ficar de fora o Nubank. As transações serão operadas pela Cielo, porém o Facebook Pay está aberto a novas parcerias. Não serão cobradas taxas para usuários comuns, já as contas de empresa do WhatsApp Business, precisarão ter uma conta na Cielo para receber pagamentos tanto em crédito quanto em débito. Será cobrada uma taxa de 3,99 por transação.

As transações só podem ser feitas na moeda brasileira, o real, e nos limites do território nacional. Os limites serão de R$ 1 mil por transação e até R$ 5 mil por mês. O usuário comum poderá realizar até 20 transações por dia.
Os usuários comerciais, por outro lado, poderão receber pagamentos ilimitados.

Para o diretor de operações do WhatsApp, Matt Idema, a novidade vai facilitar a realização de vendas para pequenas empresas, que são fundamentais para o país. Eles ajudarão os pequenos empreendedores a se adaptar a transformação digital, além de apoiar o crescimento e a recuperação da economia.

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