Definir o posicionamento de mercado adequado vai direcionar o caminho do sucesso
Criar uma empresa, traçar suas metas, sonhar com seus objetivos alcançados e não encontrar o sucesso. Pior que isso é ver que seu concorrente faz sucesso, pois tem um posicionamento de mercado definido. Mas por que isso acontece?
Mais uma vez o posicionamento entra em ação. Saber quem você é, o que você faz e para quem você faz é fundamental para conhecer o caminho a ser trilhado até o sucesso.
Definir esses pontos vai leva a uma questão já apresentada pelo gênio da inovação e empreendedorismo Steve Jobs: “Você não precisa ser melhor do que a sua concorrência. Você precisa ser diferente”. Escolher ser o melhor no que faz e traçar um objetivo para a marca são os primeiros passos para alcançar o sucesso.
Ser o melhor ou melhor do que a maioria dos seus concorrentes é mesmo um excelente parâmetro, mas se destacar de verdade só será possível quando você for diferente de todos eles.
Em muitas buscas pelo conceito de sucesso no marketing, o ensinamento de Jack Trout e Al Ries sempre aparecem. Esses célebres teóricos do segmento reforçaram, muito tempo atrás, que as empresas campeãs são as que, na mente do consumidor, têm atributos que as distingue da concorrência.
Esses elementos de destaque, muitas vezes, fazem com que o consumidor veja a marca como a melhor, a líder de mercado, mesmo que ela não seja. Isso é uma das razões pelas quais seu concorrente faz sucesso.
Testes às cegas pelo mundo comprovam isso de uma maneira curiosa. Por exemplo, quem é líder do mercado, Burger King ou Mc Donald’s? O Mc Donald’s é o campeão de vendas, mas o Burger King é considerado mais gostoso em teste cego, ou seja, ele encontrou seu sucesso e conquista seus consumidores pela qualidade dos hambúrgueres.
A identidade da empresa e seu posicionamento são os responsáveis pelo sucesso em outras marcas, pois elas se apresentam da forma que querem ser vistas e convencem o seu cliente disso. Para essa firmeza na mente do consumidor, comunicar todo esse conjunto de forma maciça é imprescindível.
Preço, margem e qualidade mostram porque seu concorrente faz sucesso
Outros fatores são tão importantes quanto esses na busca de seu posicionamento de mercado. Dentro da batalha para alcançar os objetivos, o seu concorrente faz sucesso pelo preço mais competitivo, por exemplo.
No entanto, não se pode buscar apenas o menor preço. Se o concorrente estiver baixando muito o preço, cuidado. Ou você abaixa junto e corre riscos com a margem ou deixa a batalha e foca em outros atributos.
Aprenda a criar uma margem justa de lucro para fugir de roubadas durante esses momentos. Abdicar de lucro não é uma boa, mesmo que seja para ganhar parcela do mercado. Pior ainda é abrir mão de qualidade para isso. Seu posicionamento é que vai definir o caminho a ser seguido nessa hora.
Dentro do pacote de preocupações, potencialize seus produtos e serviços. Não deixe de ser especialista no que faz, mas amplie a oferta para seu público-alvo. Inove em diferentes produtos e atende às necessidades de quem busca sua marca.
Encontre seus pontos fortes e fraquezas, tenha consciência das oportunidades e ameaças que rodeiam sua empresa. Isso pode ser facilmente diagnosticado com uma matriz SWOT.