Scrum Master: uma das profissões mais badaladas do momento

  • Platz
  • Em Alta
  • Scrum Master: uma das profissões mais badaladas do momento

Vivemos em um mundo cada vez mais volátil. Muitas tecnologias surgem e, como consequência, muito do que conhecemos muda, se adapta.
As formas de trabalho, que incluem metodologias e profissionais, também estão passando por mudanças, um exemplo claro foi a chegada do Uber, que causou estranheza nos taxistas e logo se tornou uma forma popular de serviço de transporte urbano. Muitos estudos dizem, por exemplo, que que a maioria das profissões do futuro ainda nem existem.
Desse mesmo modo, diversas empresas vêm se reinventando e adotando metodologias ágeis e novas formas de gerir e planejar projetos. Uma delas é o Scrum.
Dentro dele está um profissional que já está sendo muito requisitado, o Scrum Master. E você vai conhecer mais sobre este universo no texto de hoje.

A metodologia Scrum

Antes de compreender o trabalho de um Scrum Master é fundamental entender do que se trata o Scrum.

De forma simples e direta, o Scrum é um framework de metodologia ágil, utilizada para otimizar a gestão e o planejamento de projetos de software.

Como funciona o Scrum

Nele, os projetos são divididos em ciclos que costumam ser mensais, os Sprints. Um Sprint representa um Time Box, no qual uma série de atividades deve ser executada.

As funcionalidades que são implementadas no projeto ficam em uma lista chamada Product Backlog. No início de cada Sprint, é realizada uma reunião de planejamento, chamada de Sprint Planning Meeting. Nela, o Product Owner destaca quais dos itens do Product Backlog serão priorizados. Então, a equipe decide quais atividades serão implementadas no Sprint que se iniciará. Neste momento, as tarefas são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.

Durante um Sprint, a equipe faz uma breve reunião diariamente, a chamada Daily Scrum. Sua função é compartilhar entre o time o que foi feito no dia anterior, identificar possíveis impedimentos e priorizar o que será feito na sequência.

Quando o Sprint chega ao final, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting. Posteriormente, é realizada uma retrospectiva do Sprint, a Sprint Retrospective. Na sequência a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint, reiniciando o ciclo.

Vale ressaltar que a estrutura do framework conta com um Product Owner, o Time de Desenvolvimento (ou Dev Team) e o Scrum Master (SM).

A função do Scrum Master

É função do Scrum Master assegurar que o time respeite e siga os valores e as práticas do Scrum. Além disso, ele também protege a equipe, garantindo que ela não se comprometa a fazer aquilo que não é possível ao longo de um Sprint.

Ademais, o Scrum Master atua como facilitador do Daily Scrum. Desse modo, ele se torna responsável pela remoção dos possíveis obstáculos que surjam pelo time nas reuniões.

Normalmente, a função de Scrum Master é exercida por um gerente de projeto ou um líder técnico, mas em princípio pode ser qualquer pessoa da equipe.

As responsabilidades do Scrum Master

Como já vimos, o Scrum Master é o líder na metodologia Scrum, com funções importantes dentro dos Sprints. Mas, mais que funções importantes, essa pessoa terá responsabilidades fundamentais para a condução adequada do projeto.

O protetor do Scrum

Como sugere o “Master” do seu nome, o Scrum Master deve ser a maior autoridade do time. Sendo assim, é fundamental que ele conheça e domine o framework, a fim de “contaminar” o time com as suas práticas e valores.

Como consequência, ele acaba atuando como professor do Scrum, garantindo que os participantes do projeto o compreendam e preservem o seu conceito.

Pressões externas sobre a equipe e cobranças sobre as entregas podem acabar incentivando o descumprimento dos valores e práticas do Scrum. Por isso o Scrum Master deve atuar como seu protetor.

Ser um Líder Servidor

Apesar de ser o posto mais elevado dentro do Scrum, o Scrum Master não é um gerente ou um chefe. Sua responsabilidade é agir como um líder servidor, um facilitador dentro do time.

Desse modo, outra responsabilidade do SM é estar sempre à disposição, tanto do Dev Team quanto do Product Owner, dando apoio ao andamento de todo o processo.

É função do Scrum Master resolver qualquer coisa que possa estar prejudicando a realização das tarefas de cada membro, evitando redução na produtividade do time.

O Scrum prega também que as equipes sejam auto-organizadas. Sendo assim, o SM precisa agir de modo que o time caminhe sempre nessa direção, se acostumando com o framework, participando com afinco e se comprometendo com cada fase do projeto.

Comunicação e Integração

Em qualquer ambiente de trabalho é fundamental que haja comunicação clara e uma atmosfera predominante de colaboração. E promover tudo isso também está a cargo do Scrum Master.

O alinhamento das expectativas entre Product Owner, Dev Team e demais envolvidos no processo também é de sua responsabilidade.

A posição de liderança do Scrum Master exige que ele modere debates e discussões, além de facilitar tomadas de decisão. Tudo isso com o objetivo de manter a agilidade e eficácia da metodologia.

A vida do Scrum Master

O dia a dia de um Scrum Master é repleto de responsabilidades e desafios. No entanto, para aqueles que gostam de gerir pessoas e projetos, ainda mais em metodologias ágeis e inovadoras como o Scrum, esta pode ser a profissão dos sonhos.

Atualmente, segundo o site vagas.com o salário médio de um Scrum Master é de R$8.038,00.

Uma remuneração interessante para quem deseja viver um dia a dia também interessante.

Gostou deste texto? Você pode continuar lendo sobre transformações e inovação aqui no blog da Platz, acesse agora!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *