A construção correta da marca atrai o público-alvo desejado
O trabalho de branding é responsável pela construção de uma marca. No mundo da moda, pela competitividade e necessidade de identificação total do cliente com o produto, essa missão é ainda mais importante.
Fazer um projeto de branding engloba o sistema de construção de uma marca e envolve aspectos como design, identidade, percepção do cliente e posicionamento de mercado (que já explicamos anteriormente como funciona).
É essa iniciativa que fortalece a imagem da empresa para que ela chegue ao público-alvo. É ela que atrairá a atenção e a empatia dos clientes, que deve identificar-se com os produtos.
Um dos principais objetivos numa campanha de branding é inserir a marca na vida das pessoas. É fazer com que elas tornem-se parte da cultura dos clientes e consolide relações que ultrapassam o ato de compra e venda de produtos.
As empresas do mundo da moda trabalham com conceitos que devem envolver todos seus produtos. É preciso existir harmonia para que todos os produtos e linhas se conversem de forma coesa. É assim que todos os valores são transmitidos aos consumidores.
Para uma construção bem-sucedida de branding, alguns fatores devem ser levados em consideração:
- O valor da marca;
- O posicionamento da marca;
- A influência da marca na vida dos consumidores e sociedade;
- Identidades verbal e visual;
- Pontos de comunicação entre marca e público-alvo;
- Divulgação.
Co-branding e rebranding
Com o fortalecimento do varejo de moda, novas tendências de gestão do branding não podem passar despercebidas. Os exemplos são o co-branding e do rebranding.
O primeiro deles nada mais é do que a junção de marcas para oferecer produtos ou serviços com maior valor agregado. Várias redes de fast fashion fazem isso, principalmente com marcas internacionais.
Já o rebranding consiste em atualizar a marca – seja na identidade verbal ou visual, reposicionamento etc.
Brand equity
Investir em fortalecimento da marca no mundo da moda dá suporte ao que é conhecido como brand equity. Esse conceito se refere ao valor patrimonial que a marca representa para a empresa. E também, na contramão, representa o quanto o cliente está disposto a pagar pelos produtos ou serviços dessa empresa. O termo é inteiramente ligado à percepção de valor.
É dessa forma que o branding age no emocional do consumidor e torna a marca desejada. Uma marca ganha força e representatividade com a experiência do cliente – sente, vê, aprende, ouve – e remete a bons momentos vividos pelo consumidor.
Case da Mix
A Mix é uma marca brasileira que, antes chegar até a Agência Platz, vendia calça jeans popular. Ela tentou entrar no mercado premium, com modelagem diferenciada, não mais adequada ao corpo das antigas clientes e com um corte mais voltado para modelos. Essa mudança aconteceu sem que fosse comunicada e isso gerou perda de clientela.
O desafio era posicionar a marca para o segmento de moda casual e para a mulher real. Outra necessidade era de fazer mais com menos, pois para cada trabalho realizado, eram utilizadas equipes diferentes com demandas diferenciadas.
Para isso, a solução idealizada em conjunto com a Platz foi:
- Criar e implantar um padrão de marca para a Mix;
- Posicionar a marca como moda casual, nem um produto popular e nem premium;
- Criar campanhas planejadas e executadas de forma centralizada;
- Reformular todos os pontos de contato em comunicação, como material de venda, PDVs, caixas, sacolas, decoração das lojas, vitrines e tags das roupas;
- Estratégia de digital influencers e campanhas com personalidades.
Como resultado desse trabalho de branding, a Mix:
- Conquistou o fortalecimento da marca no mercado da moda e no segmento do jeans casual;
- A percepção de valor do produto com relação à marca foi elevada;
- Houve aumento de leads, principalmente pelas redes sociais;
- Aumento médio de 150% no valor das peças.
Quer fazer seu projeto de branding para sua marca de moda? Pergunte-nos como!