Material de texto ou vídeo deve conversar com o público-alvo
O manifesto da marca é uma ferramenta importante para apresentar ao público-alvo quem a empresa é. Ele é muito mais do que apenas um discurso sobre os valores ou missão. Ele deve trabalhar como uma introdução de quem é, de fato da empresa.
A criação de um manifesto deve mostrar a intenção da comunicação de forma clara. É com ele que as pessoas se envolvem com a temática e podem se conectar com o que a sua marca pensa e quer fazer.
Para começar sua construção, o primeiro passo é descobrir a mensagem essencial. Aquilo que realmente deve ser enfatizado para as pessoas. Portanto o manifesto da marca precisa passar mensagens que exploram as motivações e os impactos que a marca quer causar no público. Ainda deve apresentar as crenças e promessas da empresa.
Ele pode ser mais emotivo, inspirador, motivador ou ter até um tom cômico, o importante é ser honesto em como se comunica. É somente desta forma que as pessoas se conectam com sua filosofia, e assim, se tornam embaixadoras da marca.
Tenha suas definições
Depois de definir o tom que terá o manifesto da marca, de saber quais seus valores e as missões que serão apresentadas, é importante reavaliar o conteúdo. Um dos erros mais comuns é escrever um texto genérico. Apenas pensar no tom que será passado, resumir a história ou o objetivo da empresa.
Mas, como já falamos no início desse texto, o manifesto é mais do que isso. Dessa forma para encontrar o roteiro perfeito, é preciso pensar no problema que o conteúdo irá resolver. Quais as dores de seu público-alvo? Elas têm que aparecer para tocar o seu consumidor. Usar a empatia é a melhor solução para chegar a esse conteúdo.
Assim, é a partir desse início bem definido que se cumpre outros fatores importantes:
- Atraia e prenda a atenção de seu público. Seja só com texto ou com trabalho de vídeo, o roteiro precisa se comunicar de forma direta com ele. É assim que ele cumprirá a “missão” de ser o sonhado embaixador da marca;
- Apresente os problemas do consumidor para ele se interessar pelo conteúdo, mas não esqueça de mostrar que sua empresa tem a solução, esse conteúdo vai ajudá-lo a curar suas dores.
Veja os manifestos que nós, da Agência Platz, fizemos com nossos parceiros.
Mundo Beer
O Mundo Beer é um bar especializado em cervejas especiais. Seu slogan é “A cultura da cerveja”. Com base nisso, o manifesto conta a história da cerveja, como nasceu, como se espalhou pelo mundo e como passou a fazer parte da cultura mundial.
Signa Treinamentos
A Signa Treinamentos é uma empresa voltada para o desenvolvimento humano. O manifesto da marca fala justamente sobre isso, trata da importância do conhecimento e dos aprendizados para evolução pessoal. Assim com um tom mais emotivo, tem um conteúdo reflexivo, motivador e inspirador.
Costa Lavos
A Costa Lavos produz pães e produtos de confeitaria congelados. Com um tom emotivo, mostra o respeito a seus clientes e ao consumidor final. É fechado com o slogan da marca: “Costa Lavos, sabor em cada momento”.