De fato, o mundo virtual traz muitas oportunidades, principalmente para os negócios. Durante a crise do coronavírus, venho lendo muito sobre consumo online e mesmo em meio aos riscos que o período impõe, é possível ver uma luz vindo da era digital. Sim, estou falando sobre os comércios eletrônicos, que estão sendo fontes de sobrevivência para diversas marcas. Aliás, essa oportunidade merece destaque, pois pode ser uma boa saída para empresas que estão perdendo clientes neste momento tão complicado. Então se você deseja começar a vender seus produtos em uma loja virtual, confira as dicas de e-commerce na prática a seguir!
Saiba como começar um e-commerce na prática
Sem dúvidas, os primeiros passos são sempre os mais difíceis e arriscados. Mas quando são dados de maneira consciente e responsável, podem determinar o sucesso da estratégia. Sabemos que a maioria das pessoas que querem saber como trabalhar com e-commerce na prática já tiveram contato com o comércio tradicional.
Mas independente desta experiência, as dicas que vou listar podem se encaixar em qualquer segmento. Veja o passo a passo para começar a trabalhar com e-commerce:
1° passo: cuidados básicos
Primeiramente, é fundamental que você tome cuidados básicos que se encaixam com o mundo das vendas de um modo geral, como por exemplo:
- Conhecer as preferências dos clientes;
- Entender a administração financeira do comércio;
- Ter fornecedores que ofereçam produtos de qualidade e que trabalhem com responsabilidade.
Além disso, procure saber o que um empreendedor precisa cumprir para trabalhar na internet com e-commerce e siga todas as regras determinadas pelo segmento escolhido.
2° passo: responda perguntas fundamentais
Depois que você souber as informações citadas acima, é o momento de criar um planejamento. Assim, você precisa colocar no papel informações sobre o que quer vender, quem vai procurar o seu produto e quais diferenciais podem te ajudar a ser um destaque na área em que vai atuar.
3° passo: pesquise mais sobre o seu cliente
Sem dúvidas, essa é uma das etapas mais importantes para montar um e-commerce na prática. Ao saber quem vai comprar o seu produto, você pode direcionar todas suas estratégias para os interesses desta pessoa. Ou seja, a sua divulgação fica mais segmentada e consegue alcançar exatamente o público que você deseja.
4° passo: analise o seu orçamento
De fato, é essencial saber qual será o seu investimento neste projeto. Afinal, criar um site, comprar um domínio e outras ações precisam ser calculadas com antecedência para que você saiba quanto deseja e quanto pode gastar.
Por isso, priorize esta etapa para não ter surpresas negativas mais para frente. No entanto, vale lembrar que o ramo do e-commerce oferece algumas vantagens financeiras, pois não precisa de um espaço físico, gerando economia de aluguel e de outras despesas que uma loja teria.
5° passo: escolha a melhor plataforma para o seu segmento
É muito importante escolher uma boa plataforma, que trabalhe de acordo com os produtos que serão comercializados. Por isso, analise as possibilidades e decida se deseja atuar com site próprio, plataformas de franquia digital ou ferramentas com diversos nichos de mercado.
6° passo: esquematize a sua rotina
Inegavelmente, para que todas as suas estratégias funcionem, é preciso que a sua agenda esteja organizada. Desse modo, determine quanto tempo irá trabalhar por dia e divida os horários entre ações como manutenção do site, postagens diárias, respostas aos clientes, análise de pedidos, atividades financeiras e assim por diante.
7° passo: decida por onde serão feitos os pagamentos
Além de todas as decisões citadas ao longo deste passo a passo de e-commerce na prática, não deixe de decidir qual será a plataforma de pagamento da sua loja virtual.
Desse modo, pesquise e converse com outros empreendedores até encontrar a opção mais segura para o seu comércio eletrônico. Atualmente, as plataformas mais conhecidas e utilizadas são PagSeguro, Mercado Pago e Pay Pal.
Portanto, busque conhecer um pouco mais sobre as taxas cobradas e condições de parcelamento para entender qual delas se encaixa melhor no seu modelo de trabalho.
8° passo: saiba como será feito o controle das vendas
De fato, a maior prioridade de um e-commerce na prática é vender. Por isso, é fundamental saber como será feito o controle dos produtos comercializados.
Então, se você optar por fabricar e comercializar produtos ou ter itens em estoque, é fundamental fazer contagens diárias e ter uma planilha de pedidos e entregas.
Além disso, não esqueça informações sobre embalagens, endereços e como os produtos serão entregues para os clientes. Pois todo este controle de estoque e envio podem te ajudar a oferecer um atendimento ainda melhor para quem compra em seu comércio eletrônico.
9° passo: faça cursos na área
Por mais oportunidades que o mundo digital ofereça, é preciso demonstrar esforço para colher bons resultados. Por isso, nada melhor que fazer cursos para se especializar em assuntos que podem te ajudar neste trabalho.
Desse modo, é interessante estudar técnicas de vendas, marketing digital e empreendedorismo. Com isso, sem dúvidas, sua loja pode fazer ainda mais sucesso. Afinal, aprender nunca é demais, não é mesmo?
10° passo: seja otimista e coloque suas estratégias em prática
Por fim, chegamos ao último passo para montar um e-commerce na prática. E ele fala justamente sobre acreditar em tudo o que você já planejou anteriormente.
Por isso, valorize cada etapa construída, use toda a positividade para divulgar seus produtos em diversas redes sociais e canais de comunicação e inicie o seu planejamento.
Gostou das dicas de e-commerce na prática? Então aproveite cada uma delas e comece a colocar a mão na massa agora mesmo!
E se precisar de ajuda para criar um bom site, estruturar suas vendas ou divulgar seus produtos através das melhores práticas de marketing digital, entre em contato com a nossa equipe e conheça o nosso trabalho.
Estamos prontos para te ajudar nessa nova etapa!
Obrigado pela leitura e até a próxima!