Produção de conteúdo está entre as questões primordiais
O aumento da competitividade empresarial fez com que os líderes despertassem. Hoje, os gestores estão cada vez mais preocupados em buscar soluções criativas para que suas empresas sejam notadas e tenham presença, principalmente na internet.
Existem diversos caminhos para atingir esse objetivo. No entanto, algumas práticas podem facilitar os resultados positivos. Por isso, no texto de hoje vamos falar sobre as principais estratégias de marketing B2B.
De fato, ter planejamento é essencial. Muitas empresas erram pensando que podem ir realizando as atividades com o tempo, sem analisar e planejar antes. Mas, esse preparo é o que vai determinar o que acontecerá em cada etapa.
Do mesmo modo, existem pessoas que afirmam não investir em algumas táticas com medo de custos excessivos. No entanto, algumas das principais ações são acessíveis e geram retorno rápido.
Primeiramente, para falar sobre estratégias de marketing B2B, é importante lembrar que o segmento é aquele que conta com empresas que vendem para outras empresas, como indústrias, revendedoras e distribuidoras, por exemplo.
Nessas áreas, o grande objetivo é promover uma marca, atrair e fidelizar os clientes. Porém, é possível ainda educar o mercado, aumentar a presença digital da empresa e, por consequência, vender mais.
Estatísticas
De acordo com um estudo divulgado pelo Google, 89% dos compradores B2B fazem diversas pesquisas sobre fornecedores antes de decidirem efetuar uma compra.
Dessa forma, é fácil concluir que o desenvolvimento de estratégias de marketing de conteúdo e relacionamento com o público é essencial para aproximar os clientes da marca.
Além disso, todo esse trabalho pode ajudar a potencializar o ROI (Retorno sobre o Investimento) e o reconhecimento da empresa no mercado em que atua.
Conheça 3 estratégias de marketing B2B:
1. Pesquisas e planejamento
Sem dúvida, antes de qualquer coisa, é preciso traçar objetivos. Por isso, entre as principais estratégias de marketing B2B estão as pesquisas. Seja de público, de persona ou de palavras-chave.
Assim, pesquisar é o ponto inicial para traçar as metas que serão alcançadas durante todo o processo. Fazendo isso, é possível ter uma visão mais assertiva das possibilidades.
Por falar nisso, uma boa tática é disponibilizar pesquisas digitais e questionários sobre a experiência do cliente com a empresa. Isso pode ajudar a estabelecer métodos e a promover mudanças, além de saber o que está bom e o que precisa ser melhorado.
Da mesma forma, é importante lembrar que mesmo com a força das campanhas digitais, o marketing offline não deixou de funcionar. A participação em feiras, eventos e anúncios em revistas, por exemplo, continuam trazendo bons resultados.
No entanto, na internet isso pode alcançar uma proporção ainda maior. Porém, esse dois estilos podem e devem trabalhar juntos, já que um ajuda a complementar e a divulgar o outro.
2. Redes sociais para empresas B2B
Engana-se quem pensa que o marketing digital não foi feito para empresas B2B. A presença de qualquer empresa na internet em nossa realidade atual é de extrema importância.
Em negócios específicos, esse fator é fundamental, pois precisa-se de uma divulgação integrada para atrair as pessoas certas. Com isso, as redes sociais são ótimos exemplos de como transmitir as mensagens desejadas para os possíveis clientes.
Os canais de relacionamento mais utilizados para isso são:
- Facebook, através de postagens periódicas, sazonais e informativas, com fotos, vídeos e compartilhamentos;
- LinkedIn, que é a principal rede do segmento e se mostra cada vez mais relevante, pois além de divulgar produtos e serviços, promove networking e permite que as empresas se comuniquem com seu público de uma forma mais formal;
- Instagram, por meio de fotos e Stories, que podem conter recados sobre expedientes, promoções e até mesmo mostrar o lado mais “humano” do negócio.
3. Blog
Sem dúvida, como já falamos, o marketing de conteúdo é um passo importante para o relacionamento com o cliente. Por isso, ter um blog é essencial para agregar valor ao negócio e aumentar a possibilidade de que mais pessoas associem um produto ou serviço à uma marca.
Esse posicionamento pode, inclusive, ajudar as pessoas que estão em dúvida a decidirem uma compra. Um blog com matérias interessantes, feitas para o público correto e com as palavras-chaves certas pode surpreendentemente destacar uma empresa.
De acordo com especialistas de estratégias de marketing B2B, 80% dos tomadores de decisão deste segmento preferem receber informações de empresas e fornecedores em artigos do que em anúncios.
Uma pesquisa, feita pela Content Marketing Institute revelou ainda que 93% dos profissionais de marketing já apostam na produção de conteúdo como uma estratégia fundamental.
Além disso, é preciso ter foco na presença digital e se preocupar em estar nas primeiras posições do Google. Dessa forma, é inevitável negar que ser encontrado primeiro que o concorrente é uma excelente chance de conversão de vendas.
Por isso, além das redes sociais e do blog, a empresa deve investir em um conjunto de estratégias de Search Engine Optimization (SEO), com displays e anúncios segmentados.
Então, aqui na Agência Platz, oferecemos todos os serviços citados neste texto para que as estratégias de marketing B2B sejam um sucesso.
Trabalhamos com profissionais prontos para essas demandas e com ferramentas que ajudam a melhorar cada processo. Fale conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa!
Até mais!