CRM: 4 bons motivos para implementar na sua empresa b2b

CRM

Sem dúvidas, os esforços desprendidos em qualquer empresa são fruto do desejo de obter bons resultados. Eles são atingidos através do conjunto da dedicação, conhecimento, planejamento e disciplina. No entanto, possuímos hoje diversas ferramentas que nos ajudam a performar mais e melhor, consequente gerando bons resultados. Dentre elas, podemos destacar o CRM no marketing B2B, o objeto da nossa conversa de hoje.

O CRM

Vamos começar com o que é o CRM. A sigla abrevia o nome em inglês, Customer Relationship Management, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ele compreende todos os processos e tecnologias utilizados por uma empresa para gerenciar todos os seus contatos, inclusive os internos. Por isso é importante se desprender um pouco da tradução literal do que significa a sigla.

Portanto, possuir um trabalho de relacionamento bem estruturado pode afetar positivamente a sua empresa em diversos aspectos.

É importante pontuar que por mais que os softwares (ferramentas) conhecidos como CRM sejam de grande utilidade, o conceito de gestão de relacionamento com o “cliente” vai muito além.

Feita essa introdução sobre o conceito de CRM, vamos aos seus benefícios.

B2B CRM

1. Tratamento diferenciado no marketing b2b

A essência do seu conceito é gerir melhor os relacionamentos no marketing b2b. Todos eles.
Dessa forma, tanto clientes, quanto leads, funcionários e fornecedores serão tratados de forma diferente, onde cada necessidade será compreendida, respeitada e, idealmente, suprida. Sendo assim, a imagem da sua empresa na cabeça dessas pessoas será melhor.

2. Redução de custos

Um benefício e tanto, sonho de quem possui o próprio negócio.
O CRM, junto com as suas ferramentas, proporcionará muito mais efetividade, reduzindo custo de aquisição de clientes, por exemplo.

No caso do seu público interno, a satisfação com a empresa pode aumentar, como dito no item acima. Dessa forma você reduz a rotatividade de funcionários e a chance de ter processos trabalhistas.

3. Aumento de qualidade

Independente de a sua empresa fabricar produtos ou vender serviços, o CRM irá te ajudar a trabalhar de forma personalizada, específica. Ou seja, a atenção estará voltada para o que realmente a requer. Como consequência, a qualidade do que é feito, em qualquer esfera, será maior.

4. Otimização de processos no marketing b2b

Essa é uma causa e uma consequência dos itens citados acima, o que deixa clara a importância da efetividade do ciclo que o CRM pode dar início. Processos otimizados reduzem custos e aumentam qualidade e produtividade, e ocorre em função da satisfação de todos aqueles que estão envolvidos neles de alguma forma.

Conhecer o CRM é importante, mas implanta-lo é fundamental. Comece a melhorar seus resultados, fale com a Platz.