5 dicas de marketing B2B para aplicar na sua empresa imediatamente

de marketing B2B

Talvez você tenha notado a quantidade de textos que escrevemos sobre o poder das estratégias de marketing B2B. E tudo isso tem um motivo. Há algum tempo estamos notando uma crescente participação do segmento nos meios digitais. Além disso, estamos vendo que o crescimento está influenciando positivamente nas vendas dessas empresas.

Por isso, queremos dar algumas dicas para que o seu negócio consiga aproveitar as oportunidades oferecidas pelas ferramentas e métodos que dominamos.

Desse modo, no texto de hoje quero dar 5 dicas para te ajudar a conquistar mais clientes através de tendências e técnicas que prometem agitar o mercado este ano.

Ficou curiosos? Então continue a leitura para saber mais!

1 – Sua empresa precisa ter um blog

Já te contei sobre a importância da sua empresa ter um blog em um texto que publicamos há alguns meses. Mas dessa vez, quero explicar o que esse blog precisa ter para que você alcance o melhor público para o seu negócio.

De fato, a criação de um blog é uma das estratégias de marketing B2B mais eficientes. Não é de hoje que este tipo de plataforma consegue resultados expressivos para indústrias. Mas as empresas que estão tendo sucesso sabem o quanto é importante apostar em pesquisas e em uma série de conteúdos que entreguem valor para os leitores.

Por isso, é essencial que o seu blog conte com materiais relevantes para seus visitantes. Aliás, é preciso estudar também em qual etapa da jornada de compra o seu potencial cliente está. Pois pode ser que no momento ele nem imagine que precisa do seu produto ou serviço, mas a produção de conteúdos, que revelem seus diferenciais e soluções, pode mostrar exatamente o contrário.

Ou seja, não basta ter um blog e muitos textos por mês. Desse modo, o que vai fazer a diferença é desenvolver materiais que possam atrair e informar pessoas que tendem a comprar o que você oferece.

Realizando esta tarefa, é possível ter autoridade, mostrar experiência na área e ajudar a esclarecer dúvidas, se tornando uma referência no segmento. Assim, quando precisar de algo que a sua empresa vende, seu possível cliente lembrará exatamente da sua marca e não dos concorrentes. 

2 – SEO sempre

O SEO, otimização de mecanismos de busca, é mais que um simples método de marketing B2B. Trata-se de um caminho eficiente para que o seu cliente te encontre. Por isso, invista em palavras-chaves mais procuradas pela sua persona e utilize essas informações no conteúdo do seu blog corporativo.

Dessa forma, quando um dos seus leads procurar no Google algo que você trabalha, é muito provável que ele seja direcionado até a sua página.

de marketing B2B

3 – E-mails relevantes e personalizados 

Muito utilizada em técnicas de marketing B2B, o e-mail marketing é essencial para nutrir e captar leads. Aliás, o envio pode aproximar a sua marca dos potenciais clientes e até mesmo iniciar conversas de negócios.

Portanto, a dica é produzir e-mails com conteúdos de interesse do leitor e não apenas propaganda de produtos ou serviços.

Do mesmo modo, você pode aproveitar e lançar uma Newsletter, que é uma espécie de boletim informativo e oferece conteúdos exclusivos sobre a sua empresa.

Assim, é possível manter um relacionamento saudável com seu público, já que o envio deste material é previamente solicitado e autorizado pelos destinatários.

4 – Trabalhe com automação de marketing  B2B

A automação de marketing é fundamental para potencializar os resultados das etapas que citei anteriormente. Ou seja, a estratégia ajuda a enviar seus e-mails e entregar as matérias do seu blog para o público que se interessa pelo seu conteúdo.

Além disso, com a automação é possível realizar disparos segmentados, ranquear seus leads e produzir pop-ups ou páginas de conversão, onde os potenciais clientes são convidados a deixarem seus e-mails em troca de materiais ricos, como e-books, guias e infográficos, por exemplo.

5 – Aposte na tecnologia

Sem dúvidas, aliar tecnologia com as estratégias de marketing digital pode te garantir resultados incríveis.

 Portanto, o recomendado é apostar em um chat em seu site. Manter uma caixa de conversa com um atendente virtual ajuda sua empresa a estreitar o relacionamento com o cliente. Pois a prática, que está cada vez mais comum, oferece suporte imediato para o seu público. 

Aliás, entre os benefícios de contar com chatbots está o fato de que eles atendem 24 horas por dia e podem ajudar a sua marca a não perder nenhuma oportunidade, armazenando solicitações e dúvidas de quem entrar em contato com o seu negócio.

Essas são apenas algumas dicas de estratégias de marketing B2B para sua empresa. Existem inúmeros métodos e ferramentas que conseguem transformar a comunicação do seu negócio e te gerar novas possibilidade de venda.

Quer saber como uma equipe focada em resultados pode te ajudar a chegar mais longe? Então fale conosco, conheça nossos cases de sucesso e veja como podemos superar os desafios de marketing que a sua empresa enfrenta!