Sem dúvidas, os esforços desprendidos em qualquer empresa são fruto do desejo de obter bons resultados. Eles são atingidos através do conjunto da dedicação, conhecimento, planejamento e disciplina. No entanto, possuímos hoje diversas ferramentas que nos ajudam a performar mais e melhor, consequente gerando bons resultados. Dentre elas, podemos destacar o CRM no marketing B2B, o objeto da nossa conversa de hoje.
O CRM
Vamos começar com o que é o CRM. A sigla abrevia o nome em inglês, Customer Relationship Management, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ele compreende todos os processos e tecnologias utilizados por uma empresa para gerenciar todos os seus contatos, inclusive os internos. Por isso é importante se desprender um pouco da tradução literal do que significa a sigla.
Portanto, possuir um trabalho de relacionamento bem estruturado pode afetar positivamente a sua empresa em diversos aspectos.
É importante pontuar que por mais que os softwares (ferramentas) conhecidos como CRM sejam de grande utilidade, o conceito de gestão de relacionamento com o “cliente” vai muito além.
Feita essa introdução sobre o conceito de CRM, vamos aos seus benefícios.
1. Tratamento diferenciado no marketing b2b
A essência do seu conceito é gerir melhor os relacionamentos no marketing b2b. Todos eles.
Dessa forma, tanto clientes, quanto leads, funcionários e fornecedores serão tratados de forma diferente, onde cada necessidade será compreendida, respeitada e, idealmente, suprida. Sendo assim, a imagem da sua empresa na cabeça dessas pessoas será melhor.
2. Redução de custos
Um benefício e tanto, sonho de quem possui o próprio negócio.
O CRM, junto com as suas ferramentas, proporcionará muito mais efetividade, reduzindo custo de aquisição de clientes, por exemplo.
No caso do seu público interno, a satisfação com a empresa pode aumentar, como dito no item acima. Dessa forma você reduz a rotatividade de funcionários e a chance de ter processos trabalhistas.
3. Aumento de qualidade
Independente de a sua empresa fabricar produtos ou vender serviços, o CRM irá te ajudar a trabalhar de forma personalizada, específica. Ou seja, a atenção estará voltada para o que realmente a requer. Como consequência, a qualidade do que é feito, em qualquer esfera, será maior.
4. Otimização de processos no marketing b2b
Essa é uma causa e uma consequência dos itens citados acima, o que deixa clara a importância da efetividade do ciclo que o CRM pode dar início. Processos otimizados reduzem custos e aumentam qualidade e produtividade, e ocorre em função da satisfação de todos aqueles que estão envolvidos neles de alguma forma.
Conhecer o CRM é importante, mas implanta-lo é fundamental. Comece a melhorar seus resultados, fale com a Platz.
Então, até mais!