Sem dúvidas, o momento pede cautela e calma. Mas sabemos que os estabelecimentos comerciais não podem parar. Por isso, separamos um guia para te ajudar a criar uma campanha digital para seu bar ou restaurante continuar vendendo mesmo durante este período delicado.
Então continue a leitura e aproveite as nossas dicas!
1º passo: defina seu objetivo
De fato, seu objetivo neste caso é vender mais.
Porém, você precisa ser mais específico, vender mais o que? Tente escolher um prato que é irresistível e focar em poucos produtos, para simplificar a mensagem e ser mais assertivo.
Por exemplo, o meu prato que mais sai é o “bife à parmegiana”. Então, coloque este prato no anúncio.
Primeiramente, é interessante sempre colocar metas de vendas. Porém, vamos considerar que você nunca fez vendas por delivery e não tem nenhum número para se basear. Então, sugiro que desapegue por enquanto de uma meta palpável.
Mas vá marcando o quanto está vendendo para ter essa métrica nas próximas campanhas. Por isso, o conselho é: deixe a meta aberta para depois dobrar a meta.
2º Passo: indicadores de resultado
Inegavelmente, seu objetivo é vender mais. Portanto, o principal número a ser medido é o de vendas. Porém, outros fatores influenciam a venda como visualizações e cliques. Desse modo, fique atento a esses fatores secundários para conseguir ajustar sua campanha.
3º passo: definição da persona
Agora vamos definir para quem você quer vender. Sem dúvidas, a definição de persona é uma etapa muito complexa. Mas neste momento vamos fazer algo mais superficial para ir fechando com o decorrer das outras campanhas.
- Analise suas redes sociais e tente encontrar um perfil de pessoas que mais se repetem;
- Observe onde essa pessoa trabalha;
- Veja quais são seus interesses;
- Identifique por quais canais online essas pessoas se comunicam;
- Pesquise quais são seus hábitos de compra.
Dessa forma, com essa breve pesquisa você vai ter uma persona aproximada. Todavia, isso é importante para você direcionar seus anúncios.
4º passo: formatos e canais
Formato é se seu anúncio será um vídeo, uma imagem, apenas um texto, etc. Sendo assim, os canais são: Facebook, Instagram, Blog etc.
5º passo: ferramentas
Aqui estão as ferramentas que você vai utilizar para desenvolver seu anúncio. Neste caso, vamos utilizar um aplicativo para editar o anúncio e o gerenciador de anúncios do Faceboook.
6º passo: criar o anúncio
Foto (imagem do anúncio)
Primeiramente, veja se você tem uma foto profissional do prato que escolheu para sua campanha. Mas se você não tiver, faça uma bem feita com seu celular mesmo.
Além disso, tenha atenção com a iluminação do ambiente em que está fazendo a foto. Pois ele vai deixar sua imagem mais ou menos apetitosa.
Assim, selecione a melhor fotografia para fazer o seu anúncio.
Frase de Impacto (título do anúncio)
Essa é aquela frase que vai chamar atenção e ficará em cima da imagem. Então após selecionar a imagem, pense em uma boa frase de impacto, para chamar a atenção do seu consumidor. Aliás, essa frase deve ser muito curta, pois o Facebook e o Instagram, não aceitam ou diminuem o alcance dos anúncios que tenham mais que 20% de texto.
Aplicativo para editar
Para editar a imagem e juntar o texto com a foto, baixe algum aplicativo que tenha essa função e faça o anúncio no seu celular mesmo. O ideal seria você contratar um profissional ou agência para fazer este processo inteiro. Mas como estamos em situação de emergência, vale a pena se virar sozinho.
Dica de aplicativo para editar: Canva, Desygner, Poster Maker, Desyne e DesignLab.
Legenda
A legenda é aquele textinho que complementa a imagem. Então aqui você pode descrever um pouco melhor sua oferta.
Por isso, não esqueça de colocar um CTA (call to action) direcionando o consumidor para a ação que você gostaria que ele tomasse. Por exemplo: Clique no Botão, Quero Receber em Casa ou algo neste sentido.
Configuração do Anúncios
A partir de agora, você já tem objetivo principal, imagem e legenda. Deste modo, chegou a hora de configurar seu anúncio!
Você precisará criar uma conta no gerenciador de anúncios do Facebook, que também realiza anúncios no Instagram neste link.
Esta plataforma de gestão será vinculada à sua página no Facebook e também ao seu perfil comercial do Instagram. Assim, dentro das “configurações do negócio” no gerenciador de anúncios você vinculará a página e criará uma “conta de anúncio” exclusiva para seu negócio.
Depois que este processo for feito, é só adicionar uma forma de pagamento dos anúncios, sendo as possibilidades: boleto, cartão de crédito e Pagseguro.
Porém, é importante dizer que se for anunciar diretamente pelo Instagram, deverá ser adicionado um cartão de crédito. Pois é a única forma que a plataforma aceita atualmente como pagamento.
Forma de pagamento dos anúncios
Depois que este processo for feito, é só adicionar uma forma de pagamento dos anúncios, sendo as possibilidades: boleto, cartão de crédito e Pagseguro. Porém, é importante dizer que se for anunciar diretamente pelo Instagram, deverá ser adicionado um cartão de crédito. Pois é a única forma que a plataforma aceita atualmente como pagamento.
Dessa maneira, para adicionar uma forma de pagamento siga o caminho: “cobrança”, depois “configuração de pagamento”, em seguida “adicionar forma de pagamento” e assim selecionar o formato escolhido.
Após estes processos realizados, podemos começar de fato a campanha digital de anúncio no Facebook e Instagram. Para isso, vá em “gerenciador de anúncios” na aba “campanhas” e clique em “criar”.
O primeiro processo que deve ser feito é escolher o objetivo da campanha digital, sendo estas as opções:
Mas para a campanha digital que vamos ensinar agora, que é para o seu cliente clicar no botão do anúncio e ser direcionado para falar com você pelo WhatsApp (mesmo não sendo um WhatsApp Business) o melhor a escolher é o “tráfego”.
Escolhendo o objetivo é só dar um nome de identificação para a campanha digital e clicar em continuar. No entanto, é importante não escolher o quanto irá investir neste momento, pois poderá visualizar a estimativa de resultados na próxima tela.
Desse modo, chegamos ao conjunto de anúncio. Portanto, dê um nome de identificação para ele também e deixe selecionado o item “site” onde escolhe o tráfego. (Não escolha o item “WhatsApp” se não tiver o WhatsApp Business).
Enfim, vamos construir o público que receberá seu anúncio. O mais importante nesta etapa é definir a localização, se seu negócio é local escolha apenas a cidade que atende. Em seguida, escolha alguns interesses que seu público tem.
Público-alvo e posicionamento
Lembrando que, quanto mais você segmenta, menor o seu público ficará mais certeiro. Porém, o preço da sua conversão pode ser maior também, devido a quantidade de pessoas atingidas.
Com o público escolhido, partimos para os posicionamentos que podemos deixar automático. Assim, o Facebook e Instagram entregam da melhor forma ou podemos escolher a dedo quais locais queremos aparecer. Desse modo, o ideal nesta primeira campanha é deixar automático e verificar em quais posicionamentos são melhores.
No final desta tela, temos as opções de orçamento e programação. Esta é a parte mais importante para não configurar erroneamente e ter prejuízo no cartão de crédito. Por isso, tenha cuidado!
Para este anúncio específico deixe a “otimização para veiculação de anúncio” como “cliques no link”. Portanto, no orçamento escolha um valor diário para gastar ou um valor vitalício, dentro do tempo que irá definir na próxima etapa.
É importante lembrar de selecionar o item “definir uma data de início e de término” para não deixar o anúncio rodando sem um término programado. Assim, defina seu início e término. Terminando, pode ir para a próxima tela, clicando em “continuar”.
Criando o anúncio no Facebook e Instagram
Chegamos na etapa do anúncio. Desse modo, dê um nome para ser fácil identificá-lo posteriormente e podemos começar. Então, selecione a página e conta do Instagram que deseja vincular ao anúncio. E escolha “criar anúncio” ou “usar publicação existente”.
Caso escolha criar o anúncio diretamente pelo gerenciador, você precisará incluir as informações solicitadas, como: adicionar mídia, texto principal, descrições, botão de ação e o mais importante, o link.
Para a pessoa ser direcionada para seu WhatsApp é importante que você crie um link para seu número. A fórmula é https://api.whatsapp.com/send?phone=55111111111111 – sendo os números “uns” onde você deve incluir seu número de WhatsApp com o DDD.
Finalizando tudo, agora é só clicar em finalizar e esperar o anúncio ser aprovado pelo Facebook.
7º passo: acompanhamento do seu anúncio
Por fim, agora basta acessar a ferramenta de anúncios e analisar como está sendo a performance do seu anúncio. Então, se ele não estiver indo bem, tente analisar o motivo e refazer o processo para entender em qual ação está falhando.
Relatório
Nessa etapa, seu anúncio já foi finalizado e você deve aprender com o resultado que ele gerou para fazer seus próximos anúncios serem melhores ainda.
Conclusão
Criar uma campanha digital parece difícil, mas com esse passo a passo detalhado, você vai tirar de letra. Vamos superar essa crise juntos!
Boa sorte e conte para gente como foram seus resultados.