O cliente precisa se identificar com a marca e a identidade visual pode ser a chave para seu negócio
Como destacar sua marca em meio a tanta concorrência? O bom posicionamento da empresa é fundamental, mas uma boa impressão inicial já ajuda a chamar a atenção dos futuros clientes. Visto que nessa caminhada, uma identidade visual honesta é fundamental.
Dessa maneira para criar uma marca visual forte é preciso estabelecer relação emocional com as pessoas e, para isso, esse projeto deve ter incorporado valores e objetivos da empresa, que deve ter bem definido seu propósito.
É a partir daí que todo o trabalho começa. O cérebro armazena coisas que a gente nem percebe, mas as chances dele gravar uma imagem com a qual se identifica é muito maior. Por isso, ter em mente quem é seu público-alvo e qual o real interesse dele é imprescindível para saber como comunicar seu propósito.
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Dessa maneira é com a identidade visual que os consumidores reconhecem qual o universo, o ambiente, a forma, o jeito de ser daquela marca e que é possível entender se ela é uma empresa moderna, clássica, quais seus objetivos e para quem ela está querendo vender.
Tudo isso pode ser percebido já no primeiro olhar se o projeto for bem desenvolvido – e essa é a ideia, uma vez que o papel da identidade visual é justamente apresentar o status da marca.
Como começar?
Pensar na identidade visual da marca engloba alguns elementos básicos, como por exemplo:
- Logotipo e/ou logomarca;
- Paleta de cores;
- Tipografia;
- Formas;
- Proporções.
Elas devem ser pensadas para todos os pontos de contato de comunicação da marca, desde o mais primitivo até o mais moderno:
- Materiais impressos e digitais;
- Websites;
- Cartões de visitas;
- Envelopes;
- Papel timbrado;
- Stands;
- Pontos de venda, e muito mais.
Tendo isso como princípio, vamos à prática:
1. Logotipo
O início do projeto de identidade visual se dá pelo logotipo. Menos é sempre mais. Por isso pense em uma imagem simples e que possa ser usada em diferentes locais, nos mais variados tamanhos e com fundos diferentes.
Assim ele tem que servir para todos e, mais importante que isso, tem que transmitir o propósito e os valores da marca.
2. Paleta de Cores
A paleta de cores é o próximo passo. As cores têm poder e causam diferentes reações nas pessoas. O MC Donald’s, por exemplo, não usa vermelho e amarelo em suas lojas à toa. Assim essa combinação ajuda a criar a vontade de comer em que as vê. De fato tudo é estratégia.
Portanto veja aqui algumas sensações ligadas às cores.
- Vermelho: paixão, perigo, energia;
- Amarelo: luz, calor, otimismo;
- Laranja: alegria, sucesso, vitalidade;
- Verde: saúde, liberdade, esperança;
- Cinza: neutralidade, estabilidade;
- Preto: elegância, formalidade, força.
3. Tipografia
Depois de definir as formas e cores, continue a linha da identidade visual pense na tipografia, em como você vai comunicar verbalmente sua marca. Assim o tipo certo de fonte vai mostrar se a empresa é mais clássica, mais moderna, mais jovem ou saudosista, enfim, vai ajudar no posicionamento da marca,
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Dentro da tipografia, invista no lettering. Pois ele tem como premissa a combinação de letras bem trabalhadas para determinada finalidade.
4. Formas
O estudo das formas é importante para entender como todo esse conjunto será apresentado. Assim morfologia e até psicologia são conhecimentos inseridos nesse processo. Todavia algumas imagens, assim como as cores, também conseguem passar, sozinhas, alguma mensagem.
- Quadrados: racionalidade, objetividade e impessoalidade;
- Círculo: infinito, ilimitado e atemporal;
- Triângulo: crescimento, harmonia e proporção.
5. Proporções
O estudo das proporções finaliza o processo da identidade visual e basicamente une tudo isso de uma forma que fique visualmente entendível e agradável. É nessa etapa, portanto, que os elementos têm que se apresentar em harmonia, de forma honesta, simples e direta.
Conte conosco, então, para criar ou rever a identidade visual de sua marca.