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Identidade visual representa sua marca, não esqueça dela

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Identidade Visual

O cliente precisa se identificar com a marca e a identidade visual pode ser a chave para seu negócio

Como destacar sua marca em meio a tanta concorrência? O bom posicionamento da empresa é fundamental, mas uma boa impressão inicial já ajuda a chamar a atenção dos futuros clientes. Visto que nessa caminhada, uma identidade visual honesta é fundamental.

Dessa maneira para criar uma marca visual forte é preciso estabelecer relação emocional com as pessoas e, para isso, esse projeto deve ter incorporado valores e objetivos da empresa, que deve ter bem definido seu propósito.

É a partir daí que todo o trabalho começa. O cérebro armazena coisas que a gente nem percebe, mas as chances dele gravar uma imagem com a qual se identifica é muito maior. Por isso, ter em mente quem é seu público-alvo e qual o real interesse dele é imprescindível para saber como comunicar seu propósito.

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Dessa maneira é com a identidade visual que os consumidores reconhecem qual o universo, o ambiente, a forma, o jeito de ser daquela marca e que é possível entender se ela é uma empresa moderna, clássica, quais seus objetivos e para quem ela está querendo vender.

Tudo isso pode ser percebido já no primeiro olhar se o projeto for bem desenvolvido – e essa é a ideia, uma vez que o papel da identidade visual é justamente apresentar o status da marca.

Como começar?

Pensar na identidade visual da marca engloba alguns elementos básicos, como por exemplo:

  • Logotipo e/ou logomarca;
  • Paleta de cores;
  • Tipografia;
  • Formas;
  • Proporções.

Elas devem ser pensadas para todos os pontos de contato de comunicação da marca, desde o mais primitivo até o mais moderno:

  • Materiais impressos e digitais;
  • Websites;
  • Cartões de visitas;
  • Envelopes;
  • Papel timbrado;
  • Stands;
  • Pontos de venda, e muito mais.

Tendo isso como princípio, vamos à prática:

1. Logotipo

O início do projeto de identidade visual se dá pelo logotipo. Menos é sempre mais. Por isso pense em uma imagem simples e que possa ser usada em diferentes locais, nos mais variados tamanhos e com fundos diferentes.

Assim ele tem que servir para todos e, mais importante que isso, tem que transmitir o propósito e os valores da marca.

2. Paleta de Cores

A paleta de cores é o próximo passo. As cores têm poder e causam diferentes reações nas pessoas. O MC Donald’s, por exemplo, não usa vermelho e amarelo em suas lojas à toa. Assim essa combinação ajuda a criar a vontade de comer em que as vê. De fato tudo é estratégia.

Portanto veja aqui algumas sensações ligadas às cores.

  • Vermelho: paixão, perigo, energia;
  • Amarelo: luz, calor, otimismo;
  • Laranja: alegria, sucesso, vitalidade;
  • Verde: saúde, liberdade, esperança;
  • Cinza: neutralidade, estabilidade;
  • Preto: elegância, formalidade, força.

3. Tipografia

Depois de definir as formas e cores, continue a linha da identidade visual pense na tipografia, em como você vai comunicar verbalmente sua marca. Assim o tipo certo de fonte vai mostrar se a empresa é mais clássica, mais moderna, mais jovem ou saudosista, enfim, vai ajudar no posicionamento da marca,

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Dentro da tipografia, invista no lettering. Pois ele tem como premissa a combinação de letras bem trabalhadas para determinada finalidade.

4. Formas

O estudo das formas é importante para entender como todo esse conjunto será apresentado. Assim morfologia e até psicologia são conhecimentos inseridos nesse processo. Todavia algumas imagens, assim como as cores, também conseguem passar, sozinhas, alguma mensagem.

  • Quadrados: racionalidade, objetividade e impessoalidade;
  • Círculo: infinito, ilimitado e atemporal;
  • Triângulo: crescimento, harmonia e proporção.

5. Proporções

O estudo das proporções finaliza o processo da identidade visual e basicamente une tudo isso de uma forma que fique visualmente entendível e agradável. É nessa etapa, portanto, que os elementos têm que se apresentar em harmonia, de forma honesta, simples e direta.

Conte conosco, então, para criar ou rever a identidade visual de sua marca.

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