Estamos apenas no quarto mês de 2020 e muitas coisas aconteceram. Sem dúvidas, isso nos mostra o quanto é preciso estar preparado para as mais variadas situações. Em meio ao surto do coronavírus, empresas de diversos segmentos estão precisando se reinventar. E é neste contexto que surge a necessidade de desenvolver um bom planejamento de marketing digital. Pois quando a crise passar, as empresas precisarão estar preparadas para os novos desafios.
Para te ajudar dentro deste cenário de marketing, reunimos informações sobre o que não pode faltar na hora de planejar suas próximas ações. Continue a leitura e confira!
Tudo começa com um objetivo
Primeiramente, é importante entender que a sua empresa não irá para nenhum lugar se não souber onde deseja chegar. Ou seja, é preciso traçar objetivos. Com uma meta bem definida, é possível definir métodos mais focados, como ações para gerar engajamento potencializar as vendas e melhorar a presença online, por exemplo.
Por isso, independente do que for definido, ter um objetivo é o começo de todo o direcionamento que as campanhas de marketing digital irão seguir.
Entenda o seu público-alvo
Depois que o objetivo estiver traçado, a dica é procurar entender com quem a sua empresa deseja conversar. Portanto, é preciso definir o público-alvo ou a persona, que é um personagem fictício que representa o seu potencial cliente.
Desse modo, vale entrevistar pessoas, fazer pesquisas especializadas e compreender o que o seu público deseja ver, ler e assistir. Assim, será possível criar um conteúdo eficaz e que agrade quem você quer alcançar.
Além disso, a partir destes dados suas campanhas serão mais segmentadas e a sua empresa saberá quais as melhores redes sociais para postar e para investir.
Conheça seus concorrentes
Inegavelmente, esta é uma etapa muito importante no planejamento de marketing digital.
Por isso, conheça seus concorrentes. Faça um benchmarking e saiba mais informações sobre os produtos, serviços e a presença digital das empresas que atuam no mesmo segmento que o seu negócio.
Além disso, não esqueça de pesquisar sobre o cenário que a sua marca está inserida. Portanto, analise o mercado, a economia e as tendências que podem te ajudar no presente e em um futuro próximo.
Jornada de compra
De fato, a jornada de compra é essencial. Afinal, trata-se do caminho que o seu potencial cliente trilhará desde quando conhecer a sua empresa até estar pronto para fechar negócio com ela.
Desse modo, é necessário criar contéudos para todas as etapas, que são conhecidas como aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
Para que você entenda melhor, vou explicar como funciona cada uma delas Veja a seguir:
Etapa 1
Primeiramente, o seu lead deseja aprender sobre determinado assunto, mas não imagina que precisa comprar algo. Assim, através de conteúdos otimizados ele acaba se deparando com o seu blog e passa a ler seus materiais.
Etapa 2
Do mesmo modo, neste segundo momento, o seu potencial cliente quer ler mais sobre o assunto. Mas por meio dos conteúdos acaba descobrindo que pode ter algum problema no dia a dia.
Etapa 3
Nesta etapa, ele busca possíveis soluções para resolver um determinado problema. Desse modo, procura saber mais sobre a sua empresa e também faz pesquisas em seus concorrentes. Por isso, é essencial mostrar por quais motivos a sua empresa se destaca.
Etapa 4
Por fim, o visitante se dá conta de que a sua empresa oferece bons diferenciais e decide apostar em sua solução. Portanto, o que ele busca agora é ser instruído sobre os motivos e as formas de comprar com você.
Sem dúvidas, a nutrição de leads é muito importante durante todo este processo. Pois apenas uma boa estratégia pode ajudar a conduzir o seu possível cliente até a ação que você mais deseja: a compra.
Cronograma
Certamente, um planejamento de marketing digital eficiente precisa contar com um bom cronograma. Aliás, estipular prazos e metas é muito importante para manter tudo organizado.
Desse modo, é possível contar com detalhes do que precisa ser feito, de como as ações serão desenvolvidas e colocadas em prática.
Além disso, o material deve informar quem vai realizar as tarefas, se elas serão impulsionadas ou não e outros dados que podem fazer a diferença no resultado final da estratégia.
Por fim, o cronograma ajuda ainda a acompanhar todo o processo de aplicação do planejamento. Assim é possível ter uma visão mais ampla e melhorar as atividades caso seja necessário.
Essas são algumas dicas que podem te ajudar a montar um bom planejamento de marketing digital neste momento de crise.
Mas se você deseja saber mais sobre este universo cheio de estratégias e oportunidades, continue acessando o nosso blog para ler mais textos como este.
E se desejar conversar com um especialista no assunto, fale conosco. Pois estamos prontos para esclarecer suas dúvidas e ajudar a sua empresa!