Veja como a transformação digital foi acelerada pelo coronavírus

A transformação digital vem sendo muito abordada aqui no blog Platz. Aliás, o tema inspirou uma série de conteúdos que produzimos sobre as tecnologias que podem nos ajudar nos âmbitos pessoal e profissional. Mas e se eu te disser que toda esta transformação foi antecipada e começou bem antes do que estava previsto?

Isso é o que afirmam os especialistas em tecnologia, que apontam que o uso de ferramentas tecnológicas, modelos de trabalho e comportamento de consumo já começaram a mudar.

Por isso, ao longo deste texto quero explicar mais sobre essa evolução e mostrar como alguns feitos tecnológicos já estão sendo utilizados e podem transformar muitas coisas daqui em diante. Continue a leitura e saiba mais!

O que é transformação digital?

Primeiramente, é fundamental destacar que transformação digital é o processo que integra tecnologias digitais em ambientes e realidades que podem conquistar resultados melhores com elas.

Assim, é possível aumentar o alcance de uma empresa, além de ter mudanças culturais e comportamentais.

Por isso, a transformação digital vai muito além de estratégias de marketing e meios tecnológicos. Pois ela abrange também um novo jeito de gerenciar as empresas e fazer negócios, através de tecnologias como blockchain, big data, internet das coisas e muitas inovações que já conhecemos.

Ou seja, essa evolução ajuda a encontrar soluções cada vez mais rápidas e eficientes para suprir as necessidades das empresas e da sociedade de uma maneira geral. Com ela, é possível otimizar processos, aprimorar ideias, encontrar um mar de possibilidades e garantir vantagens como:

  • Comunicação cada vez mais adequada;
  • Setores integrados;
  • Transparência organizacional;
  • Informações mais ágeis;
  • Ações estratégicas e acompanhamento de desempenho;
  • Decisões baseadas em dados.

Transformação em tempos de coronavírus

De fato, as notícias que recebemos diariamente sobre o coronavírus no Brasil são extremamente desanimadoras. O momento é muito incerto desde que tudo começou.

Aliás, toda esta incerteza surpreendeu diversas marcas e mudou radicalmente o jeito de fazer negócio. Além disso, mudou também a maneira de trabalhar.

Por isso, seguindo até mesmo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde, as empresas uniram forças para trabalhar a distância e tentar conter a disseminação do Covid-19.

Mas o que parecia no início ser um bem comum acabou se transformando em uma espécie de revolução na maneira de prestar serviços de diversos segmentos.

Sim, eu sei que estamos vivendo uma fase triste e que não há nenhum motivo para celebrar. No entanto, os aprendizados devem ser valorizados e se tem algo que estamos aprendendo com tudo isso, é recomeçar.

Compras online nunca estivaram tão em alta

Aliás, a transformação digital se encaixa perfeitamente neste contexto. Pois também encontra novos meios de evoluir e garantir resultados melhores.

Desse modo, ao mesmo tempo que estamos vendo tantas notícias negativas, estamos acompanhando o surgimento de novos empreendedores e pessoas buscando alternativas inovadoras e eficazes.

A mudança já começou

Conforme citei no início do texto, segundo especialistas em tecnologia, a transformação digital foi acelerada por conta da pandemia.

Mas como isso aconteceu? É simples, através das adaptações que tivemos que fazer para continuar levando a vida com o menor impacto possível. Veja alguns exemplos:

Compras online

De acordo com uma pesquisa da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), os brasileiros aumentaram consideravelmente suas compras online e devem continuar com estes hábitos após a pandemia. Os dados revelam que 61% dos clientes passaram a comprar em lojas virtuais por conta do isolamento social.

Além disso, o estudo mostra que 80% dos clientes estão satisfeitos com os e-commerces e com os produtos que estão comprando.

Delivery e eventos virtuais

O pedido de comida via delivery se tornou praticamente uma regra para quem deseja comer lanches, pizzas e outros produtos durante a quarentena.

Por isso, restaurantes e negócios da área da alimentação estruturaram um serviço para conseguir atender a demanda. Isso incluiu a utilização de novas ferramentas, meios de divulgação e estratégias essenciais para ter sucesso na atividade.

Aliás, temos um texto que fala exatamente sobre o assunto e revela dicas imperdíveis para começar com este serviço agora mesmo. Clique aqui e tire suas dúvidas!

Além disso, muitas empresas que tiveram que cancelar eventos presenciais, estão realizando ações virtuais.

Desse modo, cresceu o número de conteúdos digitais, que conseguem tanto entreter quanto informar.

A importância da nuvem

A nuvem está sendo essencial durante a crise do coronavírus. Sem esta possibilidade de compartilhamento, muitas empresas teriam problemas para trabalhar a distância.

O armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite guardar dados na internet através de um servidor sempre online.

Portanto, é possível armazenar diversos arquivos sem precisar utilizar um HD.

Assim, com os documentos disponíveis em um ambiente digital, o gerenciamento pode ser feito de qualquer lugar que tenha internet.

Sem dúvidas, esta tecnologia, que não é mais uma novidade, deve ter ainda mais procura depois do coronavírus, principalmente para as empresas que desejarem continuar com o teletrabalho.

Comunicação a distância

De fato, o isolamento social nos distanciou de muitas pessoas do nosso convívio diário. Mas nos mostrou que é possível manter o foco e a comunicação mesmo a distância.

Dessa maneira, as reuniões via Skype e outros aplicativos ganharam força, além da troca constante de mensagens, que virou a principal forma de trocar ideias.

Por isso, as soluções unificadas, que disponibilizam acesso seguro e envio de documentos através de acesso remoto é uma ação que deve continuar mesmo depois que a crise passar.

Assim, é possível não “perder o timing” das coisas e ter uma comunicação forte em tempo real, superando a distância física quando a equipe não estiver unida presencialmente.

O poder do home office

Inegavelmente, o home office nunca esteve tão em alta quanto agora. Afinal, este modelo de trabalho está ajudando muitas empresas a continuarem atuando sem arriscar a saúde de seus funcionários.

O home office é uma realidade cada vez mais presente

Existem indústrias e outros negócios que estão atuando em sistema de revezamento, mas o fato é que o home office vem se mostrando cada vez mais eficiente.

Aliás, este tipo de trabalho mostrou que pode oferecer benefícios tanto para as empresas quanto para os funcionários, como por exemplo:

  • Flexibilidade;
  • Conforto;
  • Mais qualidade de vida;
  • Comodidade;
  • Economia.

Por isso, o que era conhecido como o trabalho do futuro, talvez esteja se tornando o trabalho do presente.

Ou seja, mesmo após o fim da pandemia, a preocupação com a saúde dos colaboradores deve ser ainda mais priorizada.

Desse modo, novas exigências surgirão, assim como novas necessidades na vida pessoal de cada um, que precisará de adequar ao novo período. Portanto, a tendência é que o home office continue.

Algumas empresas já pensam em fixar este modelo de trabalho em suas rotinas para continuarem atuando remotamente. O Twitter Brasil, por exemplo, anunciou na última semana que todos os seus profissionais que desejarem e tiverem condições, podem atuar em regime remoto para sempre. O comunicado da empresa disse que “os últimos meses provaram que trabalhar em casa funciona”.

Aliás, os números reforçam essa tendência. Pois um estudo feito pela Husky, com mais de 600 profissionais que estão em home office, apontou que 76,8% consideram o modelo de trabalho positivo.

Além disso, 84,9% dos entrevistados revelaram que desejam continuar atuando desta maneira.

Como será daqui em diante?

Certamente, com a grande aceitação dos colaboradores, as empresas precisarão estudar a melhor maneira de trabalhar daqui em diante.

A transformação digital auxilia disponibilizando ferramentas potentes para garantir alta produtividade e uma gestão eficiente.

Portanto, com um acompanhamento de performance e o uso de métodos adequados, é possível encontrar um equilíbrio que ofereça bons resultados, através de ações integradas e estratégias poderosas.

De fato, não sabemos ao fim qual será o real impacto desta crise. Mas é possível concluir que a nossa vida não será mais a mesma. Pois o futuro imediato que o Covid-19 impôs, deve aumentar a coragem de enxergar a tecnologia como uma boa solução para os próximos capítulos da nossa história.

Gostou deste texto?

Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro deste assunto.

Continue de olho em nosso blog, pois sempre temos novos conteúdos como este!